USO DE METODOLOGIA NO ENSINO DO SISTEMA DE VEIAS ÁZIGO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.890Palavras-chave:
Metodologia; Anatomia; Veia ÁzigosResumo
A anatomia é um instrumento essencial para a descrição de espécies e comparações entre elas quando morfologicamente parecidas, além de resolução de problemas da prática clínica. Além disso, o sistema de veias ázigo drena o dorso das paredes toracoabdominais e vísceras mediastinais. Ele apresenta muitas variações, não só na sua origem mas também no seu trajeto, tributárias, anastomose e terminações Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre o sistema de veias ázigo a partir de metodologia ativa de ensino e aprendizagem. Foram analisados dois grupos de estudantes, sendo que somente um recebeu influência da metodologia ativa e, posteriormente, ambos foram comparados quanto ao aprendizado proporcionado por cada método. Concluiu-se que, a utilização de metodologias ativas contribuiu de forma satisfatória para o aprendizado do aluno, aumentando sua capacidade de fixação do conteúdo e interação com a matéria, além de manter a motivação na busca ativa do aprendizado.
Downloads
Referências
ALLIPRANDINI PMZ, LIMA CF, OLIVEIRA DEB, SCHIAVONI A. DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO NO USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. IN ANAIS: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012.
BAKHTIN M. MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM. SÃO PAULO: HUCITEC, 1999.
CARABETTA JÚNIOR V. METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO MÉDICA. REVISTA DE MEDICINA. 2016; 95(3), 113-121.
COLARESK, OLIVEIRA W. METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO. REVISTA SUSTINERE. 2019;6(2),300-20.
COSTA, J. R. B., ROMANO, V. F., COSTA, R. R., GOMES, A. P., & SIQUEIRA-BATISTA, R.. (2011). ACTIVE TEACHING-LEARNING METHODOLOGIES: MEDICAL STUDENTS' VIEWS OF PROBLEM-BASED LEARNING. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 35(1), 13-19.
DIESEL A, BALDEZ ALS,MARTINS SN. . OS PRINCÍPIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. REVISTA THEMA, LAJEADO. 2017; 14(1), 268-88.
GARCIA S. METODOLOGIAS ATIVAS EM EAD NA VISÃO DOS EDUCADORES. IN ANAIS: 24° CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; 2018.
HUSSERL E. INVESTIGAÇÕES LÓGICAS: SEXTA INVESTIGAÇÃO: ELEMENTOS DE UMA ELUCIDAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO CONHECIMENTO. SÃO PAULO: ABRIL CULTURAL, 1980.
LOPES AO. AULA EXPOSITIVA: SUPERANDO O TRADICIONAL. IN: VEIGA, ILMA PASSOS DE ALECANTRO (ORG.) TÉCNICAS DE ENSINO: POR QUE NÃO? CAMPINAS: PAPIRUS, 2000. 11ª EDIÇÃO.
ITACARAMBI AA, SANTOS GL, OLIVEIRA IG, GUIMARÃES NN. ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ANATÔMICAS MAIS FREQUENTES DESCRITAS ENTRE 2010 E 2012. REVISTA UNIARAGUAIA. 2017; 5(5), 114-122.
MACEDO KD, ACOSTA BS, SILVA E, SOUZA N, BECK CC, SILVA K. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INOVAÇÃO NO ENSINO EM SAÚDE. ESCOLA ANNA NERY. 2018; 22(3), 1-9.
MOORE KL, DALLEY AF. ANATOMIA ORIENTADA PARA A CLÍNICA. 4. ED. GUANABARA KOOGAN, 2001.
PRINCE M. DOES ACTIVE LEARNING WORK? A REVIEW OF THE RESEARCH. JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION. 2004; 93(3), 223-231.
PEREIRASG, SANTOSALQ, BORGES DCS, QUEIROZ PRR, SILVAJOR.ANATOMIA ÓSSEA E MUSCULAR DA ESCAPULA E BRAÇO DE CHRYSOCYON BRACHYURUS (CARNÍVORA, CANIDAE). CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. 2016; 17(4), 622-632.
TAVANO PT. ONDE A MORTE SE COMPRAZ EM AUXILIAR A VIDA: A TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CURRÍCULO MÉDICO DA PRIMEIRA FACULDADE OFICIAL DE MEDICINA DE SÃO PAULO – O PERÍODO DE RENATO LOCCHI (1937-1955). DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) FACULDADE DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2011.
THOMAS JR, NELSON JK. RESEARCH METHODS IN PHYSICAL ACTIVITY. 3.ED. CHAMPAIGN: HUMAN KINETICS, 2014.
SANTOS RO, MENDONÇA CTM, OLIVEIRA PLLMG, LOSANO TV, COSTA MLF. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA. IN ANAIS: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA, 2018.
SANTOS JW, JUNIORRB, NARCISO AS, VILARINHOGS, FRANÇAGLM. METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA. ENSINO EM RE-VISTA. 2017; 1(1), 364-386.
VALENTE JA. COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO BASEADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REVISTA UNIFESO – HUMANAS E SOCIAIS. 2014; 1(1), 141-66.
VOHRAS, KHOSHHALK, KAIMKHANI Z, KHAN MM.CLINICAL SIGNIFICANCE OF CADAVERIC DISSECTION FOR FUTURE CLINICIANS. MIDDLE EAST J FAM MED. 2011; 9(2), 25-8.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.