USO DE METODOLOGIA NO ENSINO DO SISTEMA DE VEIAS ÁZIGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.890

Palavras-chave:

Metodologia; Anatomia; Veia Ázigos

Resumo

A anatomia é um instrumento essencial para a descrição de espécies e comparações entre elas quando morfologicamente parecidas, além de resolução de problemas da prática clínica. Além disso, o sistema de veias ázigo drena o dorso das paredes toracoabdominais e vísceras mediastinais. Ele apresenta muitas variações, não só na sua origem mas também no seu trajeto, tributárias, anastomose e terminações Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre o sistema de veias ázigo a partir de metodologia ativa de ensino e aprendizagem. Foram analisados dois grupos de estudantes, sendo que somente um recebeu influência da metodologia ativa e, posteriormente, ambos foram comparados quanto ao aprendizado proporcionado por cada método. Concluiu-se que, a utilização de metodologias ativas contribuiu de forma satisfatória para o aprendizado do aluno, aumentando sua capacidade de fixação do conteúdo e interação com a matéria, além de manter a motivação na busca ativa do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Galliazzi Paiva, Universidade de Rio Verde - UniRV

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - UniRV

Andressa Ribeiro da Costa, Universidade de Rio Verde - UniRV

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - UniRV

Roberta Cristina Costa Guimarães, Universidade de Rio Verde - UniRV

Cirurgiã-Dentista pela Universidade de Rio Verde – UniRV

Cláudio Silva Teixeira, Universidade de Rio Verde - UniRV

Professor Adjunto do Universidade de Rio Verde - UniRV

Marcelo Gomes Judice, Universidade de Rio Verde - UniRV

Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde - UniRV

Leonardo Montes Lopes, Universidade de Rio Verde - UniRV

Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde - UniRV

Yasser Nasser Abed, Universidade de Rio Verde - UniRV

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - UniRV

André Vinicius de Oliveira

Universidade de Rio Verde - UNIRV

Referências

ALLIPRANDINI PMZ, LIMA CF, OLIVEIRA DEB, SCHIAVONI A. DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO NO USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. IN ANAIS: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012.

BAKHTIN M. MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM. SÃO PAULO: HUCITEC, 1999.

CARABETTA JÚNIOR V. METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO MÉDICA. REVISTA DE MEDICINA. 2016; 95(3), 113-121.

COLARESK, OLIVEIRA W. METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO. REVISTA SUSTINERE. 2019;6(2),300-20.

COSTA, J. R. B., ROMANO, V. F., COSTA, R. R., GOMES, A. P., & SIQUEIRA-BATISTA, R.. (2011). ACTIVE TEACHING-LEARNING METHODOLOGIES: MEDICAL STUDENTS' VIEWS OF PROBLEM-BASED LEARNING. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 35(1), 13-19.

DIESEL A, BALDEZ ALS,MARTINS SN. . OS PRINCÍPIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. REVISTA THEMA, LAJEADO. 2017; 14(1), 268-88.

GARCIA S. METODOLOGIAS ATIVAS EM EAD NA VISÃO DOS EDUCADORES. IN ANAIS: 24° CIAED CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; 2018.

HUSSERL E. INVESTIGAÇÕES LÓGICAS: SEXTA INVESTIGAÇÃO: ELEMENTOS DE UMA ELUCIDAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO CONHECIMENTO. SÃO PAULO: ABRIL CULTURAL, 1980.

LOPES AO. AULA EXPOSITIVA: SUPERANDO O TRADICIONAL. IN: VEIGA, ILMA PASSOS DE ALECANTRO (ORG.) TÉCNICAS DE ENSINO: POR QUE NÃO? CAMPINAS: PAPIRUS, 2000. 11ª EDIÇÃO.

ITACARAMBI AA, SANTOS GL, OLIVEIRA IG, GUIMARÃES NN. ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ANATÔMICAS MAIS FREQUENTES DESCRITAS ENTRE 2010 E 2012. REVISTA UNIARAGUAIA. 2017; 5(5), 114-122.

MACEDO KD, ACOSTA BS, SILVA E, SOUZA N, BECK CC, SILVA K. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INOVAÇÃO NO ENSINO EM SAÚDE. ESCOLA ANNA NERY. 2018; 22(3), 1-9.

MOORE KL, DALLEY AF. ANATOMIA ORIENTADA PARA A CLÍNICA. 4. ED. GUANABARA KOOGAN, 2001.

PRINCE M. DOES ACTIVE LEARNING WORK? A REVIEW OF THE RESEARCH. JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION. 2004; 93(3), 223-231.

PEREIRASG, SANTOSALQ, BORGES DCS, QUEIROZ PRR, SILVAJOR.ANATOMIA ÓSSEA E MUSCULAR DA ESCAPULA E BRAÇO DE CHRYSOCYON BRACHYURUS (CARNÍVORA, CANIDAE). CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. 2016; 17(4), 622-632.

TAVANO PT. ONDE A MORTE SE COMPRAZ EM AUXILIAR A VIDA: A TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CURRÍCULO MÉDICO DA PRIMEIRA FACULDADE OFICIAL DE MEDICINA DE SÃO PAULO – O PERÍODO DE RENATO LOCCHI (1937-1955). DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) FACULDADE DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2011.

THOMAS JR, NELSON JK. RESEARCH METHODS IN PHYSICAL ACTIVITY. 3.ED. CHAMPAIGN: HUMAN KINETICS, 2014.

SANTOS RO, MENDONÇA CTM, OLIVEIRA PLLMG, LOSANO TV, COSTA MLF. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA. IN ANAIS: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA, 2018.

SANTOS JW, JUNIORRB, NARCISO AS, VILARINHOGS, FRANÇAGLM. METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA. ENSINO EM RE-VISTA. 2017; 1(1), 364-386.

VALENTE JA. COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO BASEADA NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REVISTA UNIFESO – HUMANAS E SOCIAIS. 2014; 1(1), 141-66.

VOHRAS, KHOSHHALK, KAIMKHANI Z, KHAN MM.CLINICAL SIGNIFICANCE OF CADAVERIC DISSECTION FOR FUTURE CLINICIANS. MIDDLE EAST J FAM MED. 2011; 9(2), 25-8.

Downloads

Publicado

15/12/2021

Como Citar

Canevari Dutra da Silva, R., Galliazzi Paiva, I. ., Ribeiro da Costa, A. a, Costa Guimarães, R. C. ., Silva Teixeira, C. ., Gomes Judice, M., Montes Lopes, L. ., Nasser Abed, Y. ., & Oliveira, A. V. de. (2021). USO DE METODOLOGIA NO ENSINO DO SISTEMA DE VEIAS ÁZIGO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211890. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.890