TÉCNICA DE LAVAGEM DE EQUIPOS APÓS ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: ANÁLISE DE DIPIRONA EM VOLUME RESIDUAL POR VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.96

Palavras-chave:

Lavagem, Equipos, Subdose, Incompatibilidade, Dipirona

Resumo

Alguns riscos estão associados na escolha da via intravenosa como o surgimento de incompatibilidades, sendo que o produto resultante pode afetar a segurança e eficácia terapêutica.  Os medicamentos administrados precisam conter a dose que foi prescrita, devendo ser infundido todo conteúdo a fim de garantir que o paciente receba a dose correta. No entanto, é comum que a quantidade de medicamento não chegue à veia do paciente, ficando retida dentro da extensão do equipo, denominado volume residual. No final da infusão do medicamento é possível lavar o equipo, proporcionando ao paciente uma resposta terapêutica mais efetiva, porém na prática clínica observa-se que a lavagem nem sempre acontece.  A lavagem do equipo é fundamental para garantia da infusão completa do medicamento evitando subdoses e incompatibilidades. . O objetivo deste trabalho é determinar o volume necessário de solvente para lavar equipos de infusão volumétrica utilizados em pediatria preenchidos com solução injetável de dipirona. A metodologia utilizada para detectar dipirona é a iodimetria. As análises consistem em lavar o equipo até que se quantifique zero da solução injetável. As análises demonstraram que o volume de soro necessário para lavagem de equipos é de 15 mL. Após a lavagem do equipo com esse volume, a dipirona não foi detectada na solução de lavagem. De acordo com o presente estudo o volume de soro necessário para lavagem de equipo é de 15mL.  Após a lavagem do equipo com esse volume, a dipirona não foi detectada na solução de lavagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

de Oliveira Gondim, A. L., & Estrela Albergaria, M. A. (2021). TÉCNICA DE LAVAGEM DE EQUIPOS APÓS ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: ANÁLISE DE DIPIRONA EM VOLUME RESIDUAL POR VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 317–324. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.96