GAMIFICATION IN LITERACY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5001

Keywords:

Gamification., Literacy., Teaching-learning.

Abstract

The present study aims to teach gamification techniques that can be applied in the literacy process, making it more playful and enjoyable for children. Theoretical concepts about educational games will be addressed, as well as practical examples of how to use them in the classroom. The method used is bibliographic research. Gamification is a pedagogical strategy that has gained prominence in the field of education, especially in literacy. Gamification in literacy offers an innovative and effective approach to promoting reading and writing learning. By incorporating game elements, educators can enhance student engagement, knowledge retention, and literacy skill development in a fun and interactive way. The continuous research and implementation of gamification strategies in literacy can significantly contribute to the improvement of primary education

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Author Biographies

  • Jádia Elane Oliveira

    Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores. Pós Graduação em Educação Infantil. Graduada em Gestão Pública. Graduada em Pedagogia. Professora da Escola Técnica do Extremo Sul da Bahia.

  • Felipe Silva Pinto

    Graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGAD - FAECAD. Especialização em Teologia do Novo Testamento pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGAD - FAECAD e em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santa Fé - FSF. Mestrando em Educação na Formação de Professores (FUNIBER), Pastor da Assembleia de Deus em Sulacap, Campo de Bangu, Ministério de Madureira, RJ, Brasil. Professor de Seminários Teológicos, Palestrante, Coordenador de Eventos voltados para a Educação Cristã. Músico, Cantor e Compositor.

  • Vilma das Graças Britts de Souza

    Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS- SP; Pós-Graduação: Docência do Ensino Superior - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- Curitiba-PR; Pós-Graduação: Educação Especial E Inclusiva - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA- RJ; Pós-Graduação: Tecnologia em Educação, Tecnologia e Mídias - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Psicopedagogia: Dificuldades de Aprendizagem-inclusão- FUNDAÇÃO EDUCACIONAL D. ANDRÉ ARCOVERDE- Valença-RJ; Pós-Graduação: Gestão Escolar e Cultura Organizacional: Gestão em Educação - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL-FERP- Barra do Piraí- RJ Graduação em Pedagogia: Educação. Professora de Ensino fundamental como Gestora Escolar na Prefeitura Municipal de Barra do Piraí (RJ). Orientadora Pedagógican na rede municipal de Piraí(RJ).

  • Erotildes Oliveira da Silva

    Mestranda em Educação,  Especialização em Educação e Gestão, pela Fundação Pitágoras de São Paulo, Graduada em Pedagogia, com licenciatura plena, pela Faculdade PIO X de Sergipe. Docente, com experiência em coordenação, orientação e formação de professores e atuando na educação básica, na rede municipal de ensino de Itapicuru, no estado da Bahia.

  • Bárbara Rodrigues de Souza

    Graduação em Física – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão Escolar Integrada – Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (FAAC), Curso de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais – Instituto de Educação Colônia do Saber. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Published

29/03/2024

How to Cite

GAMIFICATION IN LITERACY. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535001. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5001