ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APLICADA NA GESTÃO DE ROTINA EM UMA EMPRESA FERROVIÁRIA DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1843Palavras-chave:
Corrosão, Concreto Armado, Métodos e TécnicasResumo
A importância do controle de segurança nas organizações é de fato, muito relevante para a eficiência dos processos e para qualidade das pessoas, principal mão de obra. Nesse contexto, é perceptível os investimentos que grandes empresas têm executado em suas áreas para que tudo ocorra conforme planejado estrategicamente. Dessa maneira, cita-se como um dos investimentos do controle de segurança, a ferramenta de Análise Preliminar de Risco (APR), da qual é de extrema importância como parte da gestão de segurança das empresas, seja qual setor for. O modelo em questão proporciona transparência e corrobora no processo de tomada de decisões prévias para mitigar riscos presentes que possam impactar nos processos da empresa, visando, dessa maneira, a eficiência da segurança nos métodos de cada área e também nas pessoas. Diante disso, o presente trabalho tem objetivo de compartilhar a respeito da aplicação da ferramenta Análise Preliminar De Risco no ambiente de chão de fábrica, em uma empresa do sul do Maranhão, como facilitadora no controle de mitigação de riscos na área de manutenção e operação ferroviária. A metodologia foi dividida em duas importantes fases: revisão bibliográfica e estudo de caso. Os dados, em um primeiro momento, foram bases teóricas procuradas em periódicos como Google Acadêmico, Scielo, Abepro e dentre outros, e por fim, a reunião dos dados de campo, explicando a rotina de controle da área usando a ferramenta APR, e como sua aplicação corroborava na organização das ideias e acompanhamento dos resultados de segurança da área acompanhada de uma equipe comprometida.
Downloads
Referências
ALVES, Nicole; TESSMANN, Letícia. Matriz de risco: Um estudo em uma empresa calçadista do vale do Paranhana. Rio Grande Do Sul, v. 7, n.2. jan. 2018.
BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. São Paulo, Editora ATLAS, 2001.
BENEDITO, Luis Felipe. Análise Preliminar De Risco (Apr) Em Uma Marcenaria Do Interior Do Estado De São Paulo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FERREIRA, Lucas. A Importância Do Profissional De Engenharia De Segurança Do Trabalho Para A Prevenção De Acidentes. João Pessoa, 2020.
GÓMEZ, T. C. (2010). Gerenciamento de riscos utilizando o PMBOK. 85 fls. (Monografia, Graduação em Ciência da Computação). Faculdade Lourenço Filho.
JUNIOR, Análise De Risco Aplicada À Segurança Do Trabalho Na Indústria De Petróleo E Gás. 2013.
INEE. Risco Residual. Disponível em: < https://inee.org/pt/eie-glossary/risco-residual>. Acesso em: 28, março, 2022.
MAIA, André. Análise Preliminar De Risco Em Uma Obra De Construção Civil. Rio Grande Do Norte, 2014.
SILVEIRA, Aline. Gerencia De Riscos - Método Apr: Um Estudo De Caso Em Uma Industria De Artigos De Decoração e Presentes. Universidade Do Sul De Santa Catarina. 2016.
PADOVEZE, Clóvis Luiz. Controladoria Estratégica e Operacional. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
PATRICIO, Renato. Adequação do FMEA Para Gerenciamento De Riscos Em Obra De Infraestrutura, Após A Aplicação Da Análise Preliminar De Risco Na Execução De Muro De Gabião. Curitiba, 2017. 66 p (Monografia, especializando em Engenharia de Segurança Do Trabalho). Universidade Tecnológica Federal Do Paraná.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.