UMA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5570Palavras-chave:
Linguagem, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo tem como finalidade apresentar uma discussão sobre as dificuldades de aprendizagem na escola, para isso, questiona-se: Quais as dificuldades encontradas no processo do ensino e aprendizagem? Como contribuir para o processo da aprendizagem? O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a importância de detectar as dificuldades na aprendizagem para assim promover a inclusão. Os objetivos específicos são: promover uma discussão sobre as dificuldades na aprendizagem e destacar a importância da inclusão no processo escolar. A metodologia desta pesquisa, é fundamentada em uma revisão bibliográfica feita em artigos, livros, jornais e periódicos. Em seguida foi o momento de sistematizar essas informações e descrever neste artigo. A dificuldade na aprendizagem é um tema complexo que exige uma abordagem multifacetada. Reconhecer as causas e impactos dessas dificuldades é fundamental para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Investir na formação de educadores, na identificação precoce de problemas e na implementação de estratégias personalizadas são passos cruciais para melhorar a experiência educacional de estudantes que enfrentam esses desafios.
Downloads
Referências
CARARA, Mariane Lemos. Dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidade social sob a percepção da comunidade escolar. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: www.uniedu.sed.sc.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2018.
CHIARELLO, Mariluce Paolazi. Dificuldades e transtornos da aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, v. 04, p. 102-120, abr. 2019. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/dificuldades-etranstornos DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/dificuldades-e-transtornos
GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores: O que dizem as produções científicas?. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 106–123, 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.23455
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LÓPEZ, Jaume Sarramoni. Educação na família e na escola. São Paulo: Loyola, 2002.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar – caminhos e descaminhos, desafios, perspectivas. In: III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores – Ensaios pedagógicos: Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
SANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão escolar de estudantes com dificuldades especificas na aprendizagem. In: X Fórum Internacional de Pedagogia: Inclusão escolar de estudantes com dificuldades na aprendizagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2021.
SANTOS, Alex Reis dos, SANTOS Roberta Gabriele de Menezes. Educação Inclusiva e a declaração de Salamanca. 2016. TCC (Graduação) - Faculdade São Luís de França, Aracajú, 2016. Disponível em: tcc_07.pdf (fslf.edu.br). Acesso em: 30 nov. 2023.
SEABRA, Magno Alexon Bezerra (org.). Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. Curitiba, PR: Bagai, 2020. DOI: https://doi.org/10.37008/978-65-87204-87-1.27.11.20
SISTO, Fermino Fernandes (Orgs). et al. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.