INFLUENCIA DE LAS PRÁCTICAS DOCENTES, DE LAS METODOLOGÍAS DE ENSEÑANZA, DE LA INSUFICIENCIA DE APRENDIZAJE Y DE LA OBSOLETACIÓN TECNOLÓGICA EN LA EVASIÓN ESCOLAR DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL TÉCNICA DE LA FAETEC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4750Palabras clave:
Aprendizaje, Insuficiencia, Evasión Escolar, MetodologíasResumen
La presente publicación expone el análisis de uno de los objetivos específicos de la investigación: "Evasión en la Educación Profesional Técnica de Jóvenes y Adultos: el caso de la Institución Pública Estatal Fundación de Apoyo a la Escuela Técnica del Estado de Río de Janeiro - Faetec, que investigó como las prácticas docentes, la insuficiencia de aprendizaje en la enseñanza fundamental en disciplinas como matemáticas y portugués, las metodologías de enseñanza y la distancia entre la innovación tecnológica que el mercado de trabajo solicita y lo que la institución escolar ofrece, influyen en el proceso de evasión escolar, en esta modalidad de enseñanza. Se concluyó que: los docentes están anticuados técnicamente, tecnológicamente, pedagógicamente, sin embargo, son comprometidos y proactivos con la enseñanza técnica de nivel medio; la mala práctica docente y la insuficiencia de aprendizaje en disciplinas sustentáculos de las disciplinas técnicas afectan negativamente al índice de evasión; la metodología de tiempo completo, las disciplinas teóricas y prácticas son adecuadas al mercado de trabajo, pero, el cuantitativo de disciplinas y los laboratorios técnicos fueron señalados como inadecuados para la enseñanza profesional técnica; la matriz curricular no afecta el índice de deserción escolar y la pandemia de covid-19 aumentó, considerablemente, ese índice. La recolección y análisis de informaciones, en el enfoque cualitativo, fue realizada a través de entrevista semiestructurada con uso de la técnica de análisis de contenido de Laurence Bardin.
Descargas
Referencias
ABICALIL, C. A. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 62-63.
ABRUCIO, F. L. Qualidade da educação pública brasileira, avaliação e protocolo para ensinar. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 133-136.
ADMGRUPO2. Celso Antunes e os pilares da Educação. Pensamento Social Brasileiro e Adm: O pensamento social brasileiro e sua apropriação para a qualificação da Administração. Administração Brasileira, 13 jul. 2017. Disponível em: https://admbrasileira.wordpress.com/2017/07/13/celso-antunes-e-os-pilares-da-educacao/#:~:text=%E2%80%9CA%20quase%20totalidade%20das%20%20mesas,exemplos%20que%20garantem%20essa%20certeza. Acesso em: 27 mar. 2022.
ARAÚJO, C. F. de; SANTOS, R. A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/ externos às instituições que causam a evasão escolar. In: COOPERATION, T. 4th International Congress on U. (Ed.). Silo. Tipos. [s.n.], December 5th through 7th, 2012. p. 1 – 17. ISBN 978-85-62326-96-7. Disponível em: https://silo.tips/download/a-educaao-profissional-de-nivel-medio-e-os-fatores-internos-externos-as-institui. Acesso em: 11 nov. 2021.
BARBOSA, R. F. Evasão e Reprovação no Ensino Médio Integrado do CEFET- MG Campus Leopoldina: uma proposta de Manual para a Comissão de Permanência e Êxito. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7893708. Acesso em: 20 nov. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: Ministério da Educação, s. d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. LEI N.º 13.709, 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 16 mar. 2022
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasilia: Ministério de Educação, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei%209394.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.
CARBONARO, W.; WORKMAN, J. Dropping out of high school: Effects of close and distant friendships. Social Science Research, v. 42, n. 5, p. 1254-1268, sep. 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0049089X13000823?via%3Dihub. Acesso em: 11 nov. 2021.
COELHO, M. D. G. D. S. C. Evasão, permanência e êxito: um estudo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados a distância no CEFET-MG polo Curvelo. 2020. 122f. Dissertação (Programa de Pós-graduação Em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/Campus Montes Claros, Belo Horizonte, 2020.
CORDÃO, F. A.; MORAES, F. de. Educação profissional no Brasil: Síntese histórica e perspectivas. São Paulo: SENAC, 2020. Edição do Kindle.
COSTA, A. de C. A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. Educação: Teoria e Prática, v. 8, n. 14, p. 8-14, jan./jun. 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342. Acesso em: 20 nov. 2021.
COSTA, J. B. da; BORGES, A. P. F. Evasão escolar no curso de Eletrotécnica do Ensino Médio Integrado do IF Sertão Pernambucano. Periódico Científico de Acesso Livre, Petrolina, v. 7, n. 3, p. 366 – 379, 2019. ISSN 22371966. Disponível em: https://periodicos.ifsertaope.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1070/450. Acesso em: 20 nov. 2021.
CRAVO, E. A. C. Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 238 – 250, ago. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2012v5n2p238. Acesso em: 27 dez. 2023.
CUNHA, C. D.; RIBEIRO, O. C.; MELO, M. A. F. Educação nacional: o que pensam dirigentes, políticos e especialistas. Brasília: Liber Livro, 2017. 323 p.
DOLL, J. J.; ESLAMI, Z.; WALTERS, L. Understanding why students drop out of high school, according to their own reports: are they pushed or pulled, or do they fall out? A comparative analysis of seven nationally representative studies. SAGE, p. 1 – 15, oct./dec. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2158244013503834. Acesso em: 20 nov. 2021.
DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Maceió, p. 1-77, set. 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/evasao-e-repetencia-na-rede-federal-de-educaao-profissional. Acesso em: 27 dez. 2023.
FARINAZO, M. Pesquisa: formandos de escolas técnicas não exercem função. [23 de março, 2009]. Rio de Janeiro. Entrevista concedida ao site “Terra Educação”. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/pesquisa-formandos-de-escolas-tecnicas-nao-exercem-funcao,e94837dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 16 jun. 2020.
FEITOSA, M. D. S. Evasão escolar na educação profissional, científica e tecnológica: reflexões e possibilidades de enfrentamento. 2020. 171f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://releia.ifsertaope.edu.br/jspui/bitstream/123456789/629/1/EVAS%C3%83O%20ESCOLAR%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20PROFISSIONAL%2C%20CIENT%C3%8DFICA%20E.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
FIALHO, M. G. D. Evasão universitária, planejamento docente e singularidade discente. 2020. 172f. Tese (programa de pós-graduação em educação) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26121/1/Mar%c3%AdlliaGabriellaDuarteFialho_Tese.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
FIGUEIREDO, N. G. da S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Revista ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, abr./jun. 2017. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/397. Acesso em: 10 mar. 2022.
FORNARI, L. T. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. REP - Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 112-124, jan./jun. 2010. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2027#:~:text=A%20evas%C3%A3o%20e%20reprova%C3%A7%C3%A3o%20escolar,estas%20e%20a%20pr%C3%A1tica%20social. Acesso em: 20 nov. 2021.
FREITAS, J. L. A. de (org.). A escola, o currículo e as práticas de ensino a partir da BNCC: A era digital e a covid-19. 2. ed. Linhares: Faceli, 2020. v. 2. 128 p. ISBN 9798552216659. Edição do Kindle.
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA-FAETEC. Regimento norteador das unidades escolares da educação básica/técnica da rede Faetec. Rio de Janeiro: Fatec, 2020. p. 1-58. Disponível em: https://aulanaweb.com/etefv/wpcontent/uploads/2022/05/REGIMENTO%20FAETEC.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, 3 jun. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/p4ZrFKSYwCg69jg8zqtxyJB/?lang=pt#Modal. Acesso em: 5 mar. 2022.
GOMES, C. A. da C. A meta de erradicação do analfabetismo. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 54.
GOMES, C. A. da C. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, p. 54, 2017.
GROSSI, E. P. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 104.
GROSSI, E. P. O pacto federativo como estratégia de articulação entre os entes federados. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 100.
GROSSI, E. P. Planos Nacionais de Educação (PNE. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 99-100.
GROSSI, E. P. Questões críticas das políticas de educação. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 18-20.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 152 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.
INEP. História. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/ptbr/acessoainformacao/institucional/historia. Acesso em: 20 mar. 2021.
INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasilia: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 3 mar. 2022.
INSPER et al. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. Brasília: [s. n.], 2017. p. 1-222. Disponível em: http://gesta.org.br/wpcontent/uploads/2017/09/Pol%C3%ADticasp%C3%BAblicasparaaredu%C3%A7%C3%A3o-do-abandono-e-evas%C3%A3o-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.
INSTITUTO ACESSO. FAETEC. Concurso Público para Provimento de Vagas em Cargos do Quadro de Pessoal Permanente. Rio de Janeiro: Instituto Acesso, 2019. Disponível em: http://www.faetec.rj.gov.br/images/pdf/CONCURSO_PUBLICO_FAETEC_2019/EditalFAETEC01.07.10.2019VersaoFinal.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus Editora, 2003.
LEE, V. E.; BURKAM, D. Dropping Out of High School: The Role of School Organization and Structure. In: Research Gate, [s. n.], p. 1-43, 18 dec. 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238067453_Dropping_Out_of_High_School_The_Role_of_School_Organization_and_Structure. Acesso em: 11 nov. 2021.
MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de agropecuária e informática / nível técnico da escola agrotécnica federal de inconfidentes, MG (2002 a 2006). 2009. 136f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de Brasilia, Brasilia, 2009. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/8676/1/2009_MarciaRodriguesMachado.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.
MARCONATTO, L. J. Evasão escolar no curso técnico agrícola na modalidade de EJA da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul-SC. 2009. 116 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação de Educação Agrícola) — Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Agronomia, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/evasc3a3o-escolar-no-curso-tc3a9cnico-agrc3adcola-na-modalidade-de-eja-rs-dissertac3a7c3a3o-lauri-joc3a3o-marconatto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
MARIN, A. J. Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares. Cadernos CEDES, Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 8-18, 1998. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/6359. Acesso em: 10 mar. 2021.
MARQUES, J. L. N. Um estudo sobre a evasão no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá Campus Laranjal do Jari. 30 de maio de 2017. 69f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4590. Acesso em: 11 nov. 2021.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NERI, M. C. Motivos da evasão escolar. Rio De Janeiro, FGV/IBRES, 2009. p. 1-34. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/finais/Etapa3Pesq_MotivacoesEscolares_sumario_principal_anexo-Andre_FIM.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
NOGUEIRA, F. D. O. Evasão escolar no ensino médio integrado: “decifra-me ou devoro-te”. 2019. 11f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal do Espírito Santo, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71888. Acesso em: 20 nov. 2021.
OLIVEIRA, M. A. M. A Reforma do ensino profissional: desmantelamento da educação tecnológica ministrada pelo CEFET-X? Belo Horizonte: PUCMG, 2001. p. 1– 16. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267547317_A_REFORMA_DO_ENSINO_PROFISSIONAL_DESMANTELAMENTO_DA_EDUCACAO_TECNOLOGICA_MINISTRADA_PELO_CEFET-X. Acesso em: 26 dez. 2023.
PARENTE, R. C. M. Evasão escolar: uma realidade no curso de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional do IFTO - Campus Palmas. 2019. 148f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal Goiano, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/848/1/Dissertacao_Rayce%20Cristina%20Monteiro%20Parente.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
PETROBRÁS. Petrobras lança projeto para promover inclusão digital em escolas públicas. Rio de Janeiro: Petrobras, 2021. Disponível em: https://petrobras.com.br/en_us/fatos-e-dados/projeto-de-inclusaodigitalirabeneficiarcercade50milestudantesdeescolaspublicas.htm#:~:text=home,Projeto%20de%20inclus%C3%A3o%20digital%20ir%C3%A1%20beneficiar%20cerca,mil%20estudantes%20de%20escolas%20p%C3%BAblicas&text=Atualizado%20em%202%20de%20setembro,o%20de%20julho%20de%202021. Acesso em: 5 mar. 2022.
PMRJ (Prefeitura). Abrace uma escola: prefeitura do rio lança programa de parceria e consegue doação de r$ 2,4 milhões. Carioca digital, 13 maio 2021. Disponível em: https://prefeitura.rio/educacao/abrace-uma-escola-prefeitura-do-rio-lanca-programa-de-parceria-e-consegue-doacao-de-r-24-milhoes/. Acesso em: 5 mar. 2022.
ROSALES, G. F. Evasão e permanência em educação profissional e tecnológica: um estudo a partir dos cursos técnicos integrados do IFSUL Câmpus Camaquã. 2019. 63f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Charqueadas, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7837322. Acesso em: 20 nov. 2021.
RUMBERGER, R. W. Dropping Out: Why Students Drop Out of High School and What Can Be Done About It. In: ResearchGate, p. 1-35, nov. 2011. ISBN 9780674063167. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344473890_Dropping_Out_Why_Students_Drop_Out_of_High_School_and_What_Can_Be_Done_About_It. Acesso em:11 nov. 2021.
SETÚBAL, M. A. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos? RBEP, Brasília, v. 91, n. 228, p. 345-366, maio/ago. 2010. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2861/2596. Acesso em: 5 mar. 2022.
SILVA, D. B. M. Evasão escolar e educação profissional. Linhas Críticas, Brasília, v. 22, n. 49, p. 619-622, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/4952/4499/8816. Acesso em: 21 dez. 2021.
SILVA, M. N. Evasão na educação profissional técnica de jovens e adultos: o caso da instituição pública estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Faetec. 2023. 308f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade Columbia Del Paraguay, Asunción – PY, 2023.
SOUSA, M. da Graça do Nascimento de. Evasão ou permanência na educação profissional e tecnológica? Um estudo de caso no IFSul-Rio—Grandense – Campus Santana do Livramento. 2020. 180f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/188/123456789188.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 nov. 2021.
STEARNS, E.; GLENNIE, E. J. When and Why Dropouts Leave High School. [S. l.: s. n.], s. d. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249684962_When_and_Why_Dropouts_Leave_High_School. Acesso em: 10 mar. 2022.
UNICEF FUNDO DAS NACÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (org.). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. CENPEC Educação, abr. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.