REPRESENTAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1371Palavras-chave:
Teoria das representações sociais, psicossociologia, pesquisa em saúdeResumo
Esta pesquisa é parte da dissertação de mestrado em psicologia que teve como título Aproximando Saberes Numa Comunidade Indígena no Sertão Alagoano e que teve como objetivo principal estudar as representações sociais de cuidado em saúde mental por indígenas da etnia Jeripanko à luz da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre. Seu objetivo é descrever as características entrais da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, analisar suas funções e aplicabilidade no campo da saúde. Para tal, foi realizada uma revisão não sistemática da literatura científica disponível nos seguintes bancos de dados: literatura latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os resultados indicaram que a TRS tem se mostrado importante fundamento para o desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, com importante destaque na área da saúde, tendo em vista a importância da visão psicossociológica do processo saúde-doença e necessidade de adequação das estratégias assistenciais.
Downloads
Referências
Abric, J.C. A abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, A. SP; OLIVEIRA, D.C. (org.). Estudos Interdisciplinares de representação social. 2.ed. Goiânia: AB,2000.p.27-37.
Arruda, A. Teoria das Representações Sociais e Teorias de Gênero. Cadernos de Pesquisa, 2002.
Duran, MCG. Representações sociais: uma instigante leitura com Moscovici, Jodelet, Marková e Jovchelovitch. Ed u c a ç ã o & Linguagem, 2012. v 15.
Durkheim, É. As regras do método sociológico. 17. ed.Tradução Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.
Farr, R. Representações sociais: a teoria e sua história. In: JOVCHELOVITCH, Sandra; Guareschi, Pedrinho (Org.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2013.
Guareschi, PA., & Jovchelovitch, S. Textos em representações sociais. 14 ed. Petrópolis, RJ: VozeS, 2013.
Jodelet, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ , 2001.
Jodelet, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Jenuino, JC; Mendes, FRP; Lopes, MJ. As representações sociais nas sociedades em mudança. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
Lefèvre, F. Discurso do Sujeito Coletivo. Nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. São Paulo: Andreoli, 2017.
Marková, I. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa. 2017.v 47.
Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 4ª ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina; 2011.
Moscovici, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.
Oliveira, FO; WERBA, GC. Representações Sociais. In: Psicologia Social Contemporânea. Livro-texto. 8ªed. Petrópolis/RJ: Vozes. 2003.
Reis, SLA., & Bellini, M. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 33(2), 149-159, 2011.
Scliar, M. História do Conceito de Saúde. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2007.
Spink, MJP. The Concept of Social Representations in Social Psychology. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.