SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EVASÃO E DO ABANDONO ESCOLAR ENTRE JOVENS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Autores

  • Marcos Roberto Diniz

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1374

Palavras-chave:

Ensino técnico; Abandono; Evasão.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a identificação, análise e compreensão dos sentidos e significados atribuídos para a evasão/abandono escolar por jovens que frequentavam a educação técnica e profissional em uma escola técnica estadual de São Paulo. Metodologicamente, a pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso e baseada na realização de entrevistas semiestruturadas com dois jovens que abandonaram e/ou evadiram dos cursos técnicos de uma das unidades vinculadas ao Centro Paula Souza. A pesquisa concluiu que, para os jovens entrevistados, são fatores explicativos do processo de abandono escolar: as configurações e condições de vida de suas famílias; e as percepções das pessoas da família sobre a escolarização; a experiência escolar pregressa e os aspectos relativos à organização do tempo, dos espaços e do currículo escolar.



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Marcos Roberto Diniz

ETEC - Alberto Santos Dumont

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

Diniz, M. R. (2022). SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EVASÃO E DO ABANDONO ESCOLAR ENTRE JOVENS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351374. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1374