FONTES HISTÓRICAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autores

  • Maria do Carmo Campos Ferreira
  • Wanderson Michel de Farias Pantoja

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1731

Palavras-chave:

Acervo Pessoal, Ensino e aprendizagem, História

Resumo

Com o surgimento da escola dos Annales o conceito de fontes históricas foi redimensionado e assim foram considerados os mais variados tipos de objetos: diários, cartas, fotografias, desenhos, inventários, jornais, revistas, filmes, mapas, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Este artigo apresenta partes do arquivo pessoal de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como possibilidade de uso nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Conceitua-se fontes históricas como   tudo o que o homem produziu ou os vestígios que sofreram interferência dos homens e que nos possibilita um acesso ao passado humano. Esse recurso didático no ensino de História proporciona ao aluno o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretações das diversas fontes e testemunhos de épocas passadas e também do presente. Sendo assim, as fontes históricas de um arquivo pessoal podem contribuir na contextualização do ensino e da aprendizagem da Educação Profissional e Tecnológica – EPT.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria do Carmo Campos Ferreira

    Instituto Federal do Amapá - Campus Santana

     

  • Wanderson Michel de Farias Pantoja

    Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

     

     

Referências

BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

BRODBECK, Marta de Souza Lima. Vivenciando a História – Metodologia de ensino da História. 1ª ed. Curitiba: Base Editorial, 2012.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. (coord.); OLIVEIRA, Regina Soares de; ALMEIDA, Vanusa Lopes de; FONSECA, Vitória Azevedo. História. Blucher, São Paulo: 2012. 6 v. (A reflexão e a prática no ensino).

CIAVATTA, Maria. Ensino iintegrado, a politecnia e a educação omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho e Educação, v.23, p.187-205, 2014.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, S.I ano 3, n.3, 2005.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral ? Educação Pesquisa, São paulo, v. 39, n.3, p.705-720 ,jul/set. 2013.

OLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. O sentido da história para a École des Annales. Tese (Doutorado em Sociologia). 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história ? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, Porto Alegre,v 15. N. 28, p.113-128, dez. 2008.

PINSKY, Jaime: PINSKY, Carla. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010.

RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

ROSA, Michele Rossoni. Educação histórica, fontes históricas e novas tecnologias: descompassos e possibilidades. Ágora, Porto Alegre: Ano 2, jul/dez. 2011.

Downloads

Publicado

28/07/2022

Como Citar

FONTES HISTÓRICAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371731. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1731