PERFIL DO INGRESSANTE DA TERCEIRA IDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1071

Palavras-chave:

Idoso, Universidade, Educação, Estudos

Resumo

Objetivou-se conhecer e refletir sobre o perfil do ingressante da terceira idade no ensino superior, verificando a relação de interesses e motivos que os levaram a buscar sua formação em nível superior. A faixa etária dos idosos ingressantes nas universidades é acima de 50 anos, são ativos, têm autonomia, são empoderados, integram a sociedade com ações, tendo mais espaço para desenvolver suas atividades. Evidenciou-se que o fator relevante para o crescimento da terceira idade nas universidades, ocorre devido ao aumento da longevidade, portanto, a construção de uma sociedade com envelhecimento ativo. Em relação ao método utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com a abordagem qualitativa e quantitativa. Através desta pesquisa notou-se a importância do processo de aprendizagem que deve ser continuo possibilitando o conhecimento que não tem limite de idade, agregando a tecnologia como ferramenta facilitadora para promover a interatividade, e ao mesmo tempo favorecendo a melhoria da qualidade de vida. Constatou-se que será necessário adotar estratégias para a construção de ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano e social possibilitando a troca de experiências. Sugere-se que esta temática precisa ser explorada entre os cursos de graduações o que demonstra a carência de conteúdos ofertados. Conclui-se que através do temário espera-se contribuir para despertar o interesse da população idosa e promoção metodologias para sua participação nos espaços acadêmicos permitindo conectividade às atuais mudanças que os rodeiam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Abinaesi Soares de Almeida

    Universidade Paulista - UNIP

  • Jessica Kathlley de Deus Santos

    Universidade Paulista - UNIP

  • Milena Nogueira da Silva

    Universidade Paulista - UNIP

  • Neuza Holanda da Silva Vera Cruz Barros

    Universidade Paulista - UNIP

  • José Eduardo Silva

    Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE

    Universidade Federal Rural de Pernambuco

Referências

ALMEIDA, Altamiro Junior Lacerda; DA SILVA, Tais Cristina; DA SILVA, Karol. Inclusão social e digital da terceira idade. Educação & Tecnologia, v. 22, n. 2, 2018.

ANDRADE, Amanda de Souza Messias; MONTENEGRO, Maria Eleusa. A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, 2019.

ANTUNES, Maria da Conceição Pintoo. Educação e bem-estar na terceira idade /PUC-SP. Revista Kairós Gerontologia, p. 155-170, 2017.

BRASIL. Lei 10741, de 1º de Outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Brasília, 2003.

BRASIL. Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 5 jan. 1994.

CACHIONI, Meire et al. Fatores Preditores de Bem-estar em Idosos Participantes de uma UATI. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 37, 2021.

COSTA, Iluska Pinto da et al. Quality of life of elderly people and its association with work. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, 2018.

DA SILVA Campos, Susana Sales; RODRIGUES, Christiane Marie Menezes; BORTOLOTO, Gabriela Troyano. Letramento digital e interação social: um estudo com indivíduos da terceira idade. PPGA/FEA/USP. XLIII Encontro da ANPAD -EnANPAD , 2019.

DA SILVA, José Antônio Cordero; DE SOUZA, Luis Eduardo Almeida; GANASSOLI, Caroline. Qualidade de vida na terceira idade. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 15, n. 3, p. 146-149, 2017.

DE QUADROS, Sheila Fabiana; RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue; DA SILVA OLIVEIRA, Rita de Cássia. Inclusão digital e educação permanente de idosos na Universidade Aberta da Terceira Idade: uma discussão sobre a longevidade, o empoderamento e a tecnologia. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-UFMS, v. 21, n. 41, p. 111-128, 2017.

DE SOUZA NUNES, Fernando. A universidade aberta à terceira idade (uati) e a extensão universitária: Ressignificando a práxis acadêmica na UNEB Campus XI-Serrinha. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 2, n. 1, p. 62-73, 2018.

DE SOUZA, Maria de Fátima Santana et al. Envelhecimento: interrelação do idoso com a família e a sociedade. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e3410111534-e3410111534, 2021.

DO NASCIMENTO, Mariana Alves da Silva; BESTETTI, Maria Luisa Trindade; DA SILVA FALCÃO, Deusivânia Vieira. O espaço urbano do bairro e o impacto nas relações sociais de idosos: uma revisão narrativa da literatura. Revista Kairós: Gerontologia, v. 20, n. 2, p. 179-194, 2017.

DORONIN, Juliana de Aquino Fonseca; ARAÚJO, Giovanna de Aquino Fonseca. A percepção da velhice aliada à discussão de classe e hegemonia. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, v. 1, n. 1, 2018.

DOS ANJOS, Anderson Ribeiro et al. A UATI Como meio de inclusão social e otimização do bem-estar da pessoa idosa na cidade de Brumado–BA. UNEB, II Congresso Nacional Envelhecimento Humano - CNEH p. 1-388–416, 2018.

DOS SANTOS, Thalita Regina Morais et al. Estilo de vida como indicador de saúde na terceira idade. Congresso Internacional de Envelhecimento Humano -CIEH, 2020.

FEBRÔNIO, Rodrigo José Vieira et al. Inclusão Digital na Terceira Idade: O Processo de Ensino/Aprendizagem e Dificuldades do Idoso na Informática. Ideias e Inovação-Lato Sensu, v. 3, n. 3, p. 51-51, 2017.

FLAUZINO, Karina de Lima et al. Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, v. 45, 2020.

FOLTRAN, E. P.; OLIVEIRA, R. de C. da S. A presença do lúdico na vida do idoso. Faculdade Sant’Ana em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 30-52, 2020.

HENRIQUES, Cecilia Machado; ULBRICHT, Vania Ribas. Gamificação e Personalização em Objetos de Aprendizagem para Idosos. Ciet: Enped, 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. ONU e IBGE divulgam relatório de população 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEITE, Lígia Silva; RAMOS, Margareth Braz. A metodologia ativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 85-101, 2017.

LIMA, Bruna Laís de Oliveira et al. Saúde do idoso: atribuições do enfermeiro frente à senescência e senilidade. Semana de Enfermagem (29.: 2018: Porto Alegre, RS). Liderança sustentável e comprometida com o direito humano à saúde: desafios da Enfermagem;[anais][recurso eletrônico]. Porto Alegre: HCPA, UFRGS, Escola de Enfermagem, 2018. 251 p., 2018.

LIMA, Vânia Maria Henrique. Fatores Sociodemográficos do envelhecimento e as Universidades da terceira idade. Universidade de Coimbra.VI Congresso Nacional Educação - CONEDU, 2019.

LOBATO, Alzira Tereza Garcia; LOBATO, Carla Virginia Urich. O trabalho educativo do serviço social em uma universidade de terceira idade. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019. 2019.

MANJINSKI, Everson; DA SILVA OLIVEIRA, Flávia. A consolidação da identidade da universidade aberta para a terceira idade na comunidade de Ponta Grossa: De projeto extensionista à obrigação legal. Revista Conexão UEPG, v. 17, n. 1, p. 1-18, 2021.

MARTINS, Rita de Cassia Cabral de Campos; CASETTO, Sidnei José; GUERRA, Ricardo Luís Fernandes. Mudanças na qualidade de vida: a experiência de idosas em uma universidade aberta à terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 22, 2019.

MATOS, Catarina Rocha de et al. Longevidade, aprendizagem ao longo da vida e intergeracionalidade: um estudo exploratório. 2020. Dissertação de Mestrado.

MENEZES, Afonso Henrique Novaes et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; FIRMO, Joselia Oliveira Araujo. Longevidade: bônus ou ônus? . Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 1 p. 4, 2019.

NUNES, Marília Gabrielle Santos et al. Idosos longevos: avaliação da qualidade de vida no domínio da espiritualidade, da religiosidade e de crenças pessoais. Saúde em Debate, v. 41, p. 1102-1115, 2017.

OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva; SCORTEGAGNA, Paola Andressa; DA SILVA, Flávia Oliveira Alves. A educação permanente protagonizada pelo idoso na Universidade Aberta para a Terceira Idade/UEPG. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 14, n. 27, p. 19-33, 2017.

PEIXOTO, Nádia; LIMA, Lara Carvalho Vilela; BITTAR, Cléria Maria Lobo. Percepções sobre qualidade de vida entre idosos que participam de uma Universidade Aberta para Maturidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 39, n. 02, p. 209-216, 2017.

PORTELLA, Marilene Rodrigues et al. Felicidade e satisfação com a vida: voz de mulheres adultas e idosas. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 14, n. 1, 2017.

SILVA, Flora Moritz da; SILVA, André Tiago Dias da; ROCHA, Rudimar Antunes da. Onde estão as UNTI das Universidades Públicas Federais do Brasil. Repositório Institucional da UFSC, 2017.

STANCATO, Kátia et al. Circuito Saúde: relato de experiência do programa “UniversIDADE”- para a longevidade e qualidade de vida de idosos. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 2, p. e1968-e1968, 2019.

VAROLO, Marcela Rodrigues; SOUZA, Stephany Paola de. Criação da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI)–Unicesumar: impacto na qualidade de vida do idoso. Universidade Cesumar Unicesumar - UCU,p.1-17 2021.

YABUUTI, Poliana Luri Kayama et al. O exercício físico na terceira idade como instrumento de promoção da saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 6, p. e316-e316, 2019.

Downloads

Publicado

23/01/2022

Como Citar

PERFIL DO INGRESSANTE DA TERCEIRA IDADE NO ENSINO SUPERIOR. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311071. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1071