CANDIDA AURIS: IMINÊNCIA DE UMA NOVA PANDEMIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.287

Palavras-chave:

Doenças Transmissíveis Emergentes; Resistência fúngica a múltiplos medicamentos; Epidemiologia.

Resumo

Candida auris foi descrita pela primeira vez no Japão e desde então surtos de infecção e colonização consideradas graves por C. auris foram relatados em diferentes países. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar, com informações atualizadas e relevantes da literatura, o potencial de emergência da levedura C.auris, bem como apresentar conhecimentos sobre os meios de resistência a medicamentos desse patógeno. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A emergência de estudar a C.auris caracteriza-se pela sua alta capacidade de resistência a medicamentos, contando com variados mecanismos e preferência por ambientes hospitalares, especialmente pacientes imunossuprimidos. O patógeno possui opções terapêuticas limitadas, podendo causar diversas infecções sendo elas em sua maioria graves, pois acontecem em conjunto com outras complicações adjacentes como a COVID-19.  C. auris apresenta alto potencial de ser protagonista de uma nova pandemia com característica de multirresistência e capacidade de altas taxas de mortalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ábila Gomes Chaves, Faculdade Estácio de Macapá

    Acadêmica do Curso de Biomedicina da Faculdade Estácio de Macapá.

     
  • Vanessa Martins da Costa, Faculdade Estácio de Macapá

    Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdade Estácio de Macapá.

  • Maysa de Vasconcelos Brito, Faculdade Estácio de Macapá

    Doutora em Doenças Tropicais (UFPA), Mestre em Neurociências e Biologia Celular (UFPA), Bacharel em Biomedicina (UFPA), Docente da Faculdade Estácio de Macapá.

Downloads

Publicado

24/05/2021

Como Citar

CANDIDA AURIS: IMINÊNCIA DE UMA NOVA PANDEMIA?. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24287. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.287