APRENDER NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETO ESCOLAR NOS 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3160Palavras-chave:
Ensino da estatística, Projeto escolar, Ensino FundamentalResumo
Este artigo mostra uma reflexão de como trabalhar com projetos e proporciona um relato da experiência vivenciada através de um projeto escolar aplicado de forma prática com o propósito de transpor a teoria dos conteúdos de sala de aula para aplicação na aprendizagem da realidade escolar. O referido projeto trata de uma atividade prática com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Maceió-AL, Brasil, envolvendo noções básicas da estatística na disciplina da matemática. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento, com seus resultados, da implementação deste projeto na escola. O enfoque metodológico aplicado neste relato de experiência foi de cunho descritivo, através de uma pesquisa de campo com o uso do instrumento de pesquisa questionário fechado e caracterizado pela observação e participação dos alunos. Os resultados mostraram que nosso objeto de relato ao “tratar a teoria na prática de aprendizagem” criou um ambiente mais motivador para os alunos envolvidos, aumentou da autoestima e empatia com a disciplina, permitiu a verificação da aplicação entre teoria e prática e melhorou seus desempenhos escolares com a criação de um ambiente colaborativo de construção, observação e conhecimento de noções específicas tratadas em conteúdos específicos de sala de aula sobre a estatística. Além disso, revelou-se uma grande superação e dedicação dos alunos em amenizar todos os desafios encontrados, tornando-os protagonistas de seus conhecimentos.
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