TEORIA DE VAN HIELE: SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3837

Palavras-chave:

Teoria, Geometria, Van Hiele

Resumo

Este trabalho se trada de um artigo cujo objetivo é analisar o uso da Teoria de Van Hiele para o aprimoramento das aulas em Geometria plana. Para alcançar seu objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa que possibilitou ao autor interpretar e comparar os resultados. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. Sendo assim, foram selecionados cinco trabalhos de Mestrado que adotaram a teoria de Van Hiele para o aperfeiçoamento das aulas em Geometria Plana. Esses trabalhos foram encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, onde foram escolhidos os trabalhos de Domingos (2010) e de Silva (2018), já na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes, foram os trabalhos de Nagata (2016) e de Costa (2016), e nas Dissertações do PROFMAT o de Campos (2020). Ainda, tornou-se destaque, os métodos aplicados pelos autores para aperfeiçoar o ensino e o aprendizado dos alunos, bem como seus resultados. Os produtos desta pesquisa apontaram algumas formas de como se pode utilizar o modelo de Van Hiele nas aulas de Geometria Plana, além de evidenciar que este modelo se adequa aos objetivos e materiais utilizados pelo professor.

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Biografia do Autor

Daniel Matias Santos

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Ana Carolina Cardoso Miranda

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Jackson Euller Viana Cruz

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Rosilene Castro de Oliveira

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Lilia de Souza Almeida

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Ozeias Ribeiro de Abreu

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Érika Oliveira Ferreira

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Crislen Campelo Aquino

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Wellington Farias de Oliveira

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

02/09/2023

Como Citar

Matias Santos, D., Cardoso Miranda, A. C., Viana Cruz, J. E., Castro de Oliveira, R., de Souza Almeida, L., Ribeiro de Abreu, O., … Farias de Oliveira, W. (2023). TEORIA DE VAN HIELE: SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493837. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3837