CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS ESCOLARES BRASILEIROS SOBRE CONDUTA EM CASO DE AVULSÃO DENTÁRIA - UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4293Palavras-chave:
Avulsão dentária. Educação em saúde. Escolares. Conduta. Primeiros socorros. Solução de Hanks.Resumo
A escola é o ambiente em que as crianças estão mais presentes durante o dia. Não é incomum que aconteçam acidentes, principalmente envolvendo os elementos dentários. A avulsão dentoalveolar compreende o completo deslocamento de um dente do seu alvéolo e demanda primeiros socorros adequados para evitar maiores complicações, tais como prejuízos na fala, na alimentação e principalmente bullying, afetando a autoestima do aluno traumatizado. Esta revisão integrativa consiste em uma rigorosa síntese de uma pesquisa focada nas bases de dados de acordo com a relevância científica, em que o passo-a-passo é composto por uma coleta, seguida de síntese e interpretação de dados. Foram selecionados artigos dos últimos dez anos (2013 a 2023) por meio das plataformas PubMed (base de dados gerenciada pela U. S. National Library of Medicine, indexado na MEDLINE), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico, utilizando os descritores, relacionados entre si com o operador booleano “E”. Palavras-chaves foram identificadas utilizando DeCS (Descritores em Ciência da Saúde). As ideias foram organizadas através do fluxograma PRISMA que consiste em um checklist de 27 ítens que são revisados detalhadamente. Os resultados apontaram para a necessidade de educar os profissionais escolares em relação à conduta correta diante dos traumas dentoalveolares, em especial da avulsão dentária, pois eles se encontram despreparados para darem suporte à uma criança ou adolescente traumatizado no ambiente educacional.
Downloads
Referências
ANDREASEN, J. et.al. Livro didático e atlas colorido de lesões traumáticas nos dentes , 4ª ed. Oxford, Reino Unido: Wiley-Blackwell; 2007. pág. 444-488
BRASIL. Ministério da saúde. Saúde na Escola. 1 ed. Brasília: Ministério da saúde; 2009.
Costa, Luciana Ellen Dantas et al. Dental trauma in childhood: evaluation action of educators in public nurseries from the city of Patos/PB. Revista de Odontologia da UNESP, v. 43, p. 402-408, 2014.
DAY P.International Association of Dental Traumatology Guidelines for the Management of Traumatic Dental Injuries: 3. Injuries in the Primary Dentition.
DIANGELIS, A. J. et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 1. Fractures and luxations of permanent teeth. Dental Traumatology, v. 28, n. 1, p. 2-12, 2012.
ESPÍNOLA, W. C. et al. Conhecimento dos professores de creches e escolas sobre traumatismo dentarios. Temas em Saúde, v. 17, n. 2, p. 39-60, 2017.
FORSBERG, C. M.; TEDESTAM, G. Etiological and predisposing factors related to traumatic injuries to permanent teeth. Swedish dental journal, v. 17, n. 5, p. 183-190, 1993.
GARBIN, C. A. S. et al. Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, v. 18, n. 3, 2013.
GLENDOR, U.; ANDERSSON, L. Public health aspects of oral diseases and disorders: dental trauma. Community oral health. London: Quintessence, p. 203-14, 2007.
GOMES, A. C. A. et al. Efetividade de proposta de capacitação para professores da rede pública e privada sobre avulsão dentária. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e19010313086-e19010313086, 2021.
GOMES, I. C. T. et al. Avaliação do conhecimento de profissionais de educação física frente à avulsão e fratura dental decorrente da prática esportiva. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e439101422119-e439101422119, 2021
HIDALGO, L. R. C. et al. Knowledge and attitudes of early school teachers regardless of alveolar-dental trauma first aid management. Journal of Orofacial Investigation, v. 4, n. 2, p. 15-20, 2017.
KNEITZ, F. B. et al. Elementary school teachers’ knowledge and attitudes toward emergency management of traumatic dental injuries. Brazilian oral research, v. 37, p. e073, 2023.
LEÃO, B. L. C. et al. Nível de conhecimento sobre o pronto atendimento ao traumatismo alvéolo dentário e aquisição de conhecimento por meio de leitura de panfleto educativo. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, v. 22, n. 2, 2017.
LIMA, J. et al. Educational approaches for assessing knowledge about and actions of educators in response to dental avulsion. Journal of Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry, v. 39, n. 2, p. 138-146, 2021.
LINO, C. M. et al. Acidentes com crianças na educação infantil: percepção e capacitação de professores/cuidadores. Saúde em revista, v. 18, n. 48, p. 87-97, 2018Ludgero, A. De Lima et al. Knowledge regarding emergency management of avulsed teeth among elementary school teachers in Jaboatao dos Guararapes, Pernambuco, Brazil. Indian Journal of Dental Research, v. 23, n. 5, p. 585-585, 2012.
MARTINS, C. M. et al. Nível de conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a conduta frente ao traumatismo dentário. Dent. press endod, p. 40-44, 2014.
MASSONI, A. C. L. T. et al. traumatismo orofacial em crianças: conhecimento de profissionais de creches de um município brasileiro. Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, v. 26, n. 2, p. 35-43.
OLIVEIRA J., MIGUEL A.; SILVA J., CARLOS J.; TOLEDO, E. M. O conhecimento em pronto-socorrismo de professores da rede municipal de ensino do ciclo I de Cruzeiro-SP. Educação, Cultura e Comunicação, v. 4, n. 7, 2013.
OLIVEIRA, P. E. S., et.al. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental quanto ao manejo emergencial de traumatismo dentário. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research –BJSCR, v.40, n.3, p.06-11, 2022.
OLIVEIRA, R.; JUNIOR, R.; LEÃO, B. C. Situações de primeiros socorros em aulas de educação física em municípios do sudoeste de goiás. Enciclopédia biosfera, v. 11, n. 20, 2015.
RABALDO ,B. E.; WESTPHAL, B. L.; CAMPOS, L. Estudo comparativo do conhecimento de professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas sobre o tema saúde bucal. Odontologia Clínico-Científica (Online), v. 15, n. 1, p. 1-6, 2016.
RIBEIRO, R. A. O. et al. Avaliação do conhecimento de profissionais frente ao trauma dental em crianças do ensino fundamental em pernambuco. Odontologia clínico-científica, v.16, n.3, p.390, 2017.
SCANDIUZZI, S. et al. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental sobre avulsão e reimplante dentário. Revista Brasileira de Odontologia, v. 75, p. 1-7, 2018.
SILVA, J. G. et al. Evaluation of the knowledge of dental trauma in academic students of pedagogy and physical education courses. Revista de Odontologia da UNESP, v. 51, 2022.
SOARES, F. R. M. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais frente à avulsão dentária em Patos, Brasil. Arch Health Invest. Patos, 2020.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.
TRAEBERT, J. et al. Prevalence of traumatic dental injury and associated factors among 12‐year‐old school children in Florianópolis, Brazil. Dental traumatology, v. 19, n. 1, p. 15-18, 2003.
TRIGUEIRO, M. et al. Avulsão dentária: efeito da informação na mudança de comportamento dos professores do ensino fundamental. Revista Odontológica do Brasil Central, v. 24, n. 69, 2015.
VELOSO, H. H. P. et al. Conhecimento e conduta em relação as injúrias dentárias traumáticas de professores do ensino fundamental de João Pessoa-PB, Brasil. Revista Odontológica do Brasil Central, v. 28, n. 85, 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.