CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS ESCOLARES BRASILEIROS SOBRE CONDUTA EM CASO DE AVULSÃO DENTÁRIA - UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4293

Palavras-chave:

Avulsão dentária. Educação em saúde. Escolares. Conduta. Primeiros socorros. Solução de Hanks.

Resumo

A escola é o ambiente em que as crianças estão mais presentes durante o dia. Não é incomum que aconteçam acidentes, principalmente envolvendo os elementos dentários. A avulsão dentoalveolar compreende o completo deslocamento de um dente do seu alvéolo e demanda primeiros socorros adequados para evitar maiores complicações, tais como prejuízos na fala, na alimentação e principalmente bullying, afetando a autoestima do aluno traumatizado. Esta revisão integrativa consiste em uma rigorosa síntese de uma pesquisa focada nas bases de dados de acordo com a relevância científica, em que o passo-a-passo é composto por uma coleta, seguida de síntese e interpretação de dados. Foram selecionados artigos dos últimos dez anos (2013 a 2023) por meio das plataformas PubMed (base de dados gerenciada pela U. S. National Library of Medicine, indexado na MEDLINE), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico, utilizando os descritores, relacionados entre si com o operador booleano “E”. Palavras-chaves foram identificadas utilizando DeCS (Descritores em Ciência da Saúde). As ideias foram organizadas através do fluxograma PRISMA que consiste em um checklist de 27 ítens que são revisados detalhadamente.  Os resultados apontaram para a necessidade de educar os profissionais escolares em relação à conduta correta diante dos traumas dentoalveolares, em especial da avulsão dentária, pois eles se encontram despreparados para darem suporte à uma criança ou adolescente traumatizado no ambiente educacional.

 

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Biografia do Autor

Maria Marta da Silveira Sousa

Discente do curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Antônio Afonso Sommer

Docente do curso de odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Maria Thereza Barros Andrade

Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

 

Fernanda Carneiro de Bastos Souto

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Frank Machado Silva

Discente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

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Publicado

01/11/2023

Como Citar

Sousa, M. M. da S., Sommer, A. A., Andrade, M. T. B., Souto, F. C. de B., & Silva, F. M. (2023). CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS ESCOLARES BRASILEIROS SOBRE CONDUTA EM CASO DE AVULSÃO DENTÁRIA - UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114293. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4293