INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM PREMATUROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5357Palavras-chave:
Prematuridade, Desenvolvimento Infantil, Instrumentos de Avaliação.Resumo
A prematuridade é definida pela Organização Mundial de Saúde como toda a gestação que ocorre entre 20 e 37 semanas, que se caracteriza pela interrupção no processo do desenvolvimento fetal. Existem diversos fatores de risco que podem contribuir para a prematuridade, podendo ser esses fatores biológicos, fisiológicos ou fatores ambientais. A prematuridade pode estar diretamente relacionada com o atraso no desenvolvimento infantil, e este pode ser descrito como um conjunto de características que está em constante evolução, possibilitando que a criança possa adquirir diversas aquisições de forma contínua e que ocorrem ainda nos primeiros anos de vida, como: autonomia de movimento, o controle postural, a comunicação, a linguagem verbal e interação social. O presente estudo visa realizar uma revisão integrativa sobre a utilização de instrumentos de avaliação padronizados do desenvolvimento infantil aplicados em bebês prematuros. Os instrumentos de avaliação são métodos que permitem mensurar e auxiliar no prognóstico e progressão do tratamento, para este estudo foram utilizados os seguintes instrumentos e testes padronizados: o AIMS, Bayley III, Denver II, TIMP. Conclui-se a partir dos resultados encontrados nesta pesquisa, que os instrumentos de avaliação norteiam e auxiliam no desenvolvimento infantil, sendo indispensáveis para intervir precocemente. A escolha de forma adequada e a qualificação dos profissionais possibilitam garantir um atendimento eficaz, além de permitir a identificação precoce de problemas que podem afetar o desenvolvimento dessas crianças.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Carla Skilhan de; OLIVEIRA, Renata Pianezzola de; GERZSON, Laís Rodrigues. A influência da intervenção precoce no desenvolvimento motor, cognitivo e social de bebês de risco. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 30, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1373442. Acesso em: 15 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.10916
ALMEIDA, Nicole et al. Análise do desenvolvimento neuropsicomotor de pré-termos em ambulatório multidisciplinar: um olhar da fisioterapia. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 106-115, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1253073. Acesso em: 15 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i1.3378
ALVES, Adriano de Souza et al. Avaliação da aplicabilidade da Escala Bayley de desenvolvimento como instrumento auxiliar na detecção precoce do autismo infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 06, ed. 03, v. 04, p. 17-29, mar. 2021. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/escala-bayley. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/escala-bayley. Acesso em: 20 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/escala-bayley
BARBOSA DE ARAUJO, J. A.; GUIMARÃES BARROS, L.; ALVES DE SOUSA, V. M. Fatores de risco associado a prematuridade infantil revisão integrativa. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 1, p. e463334, 2023. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3334. Acesso em: 21 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3334
BRANCO, Luciana Pagliarin. Hemorragia peri-intraventricular e o desempenho motor de prematuros extremos na idade de termo. UFRGS - LUME Repositório Digital, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/205945. Acesso em: 25 abr. 2024.
CARVALHO, Thais Bandouk; RELVAS, Patrícia Cruz Areal; ROSA, Sérgio Ferreira. Instrumentos de avaliação da função motora para indivíduos com lesão encefálica adquirida. Revista Neurociências, v. 16, n. 2, p. 137-143, 2008. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8651/6185. Acesso em: 14 abr. 2024 DOI: https://doi.org/10.34024/rnc.2008.v16.8651
DE BARROS, Rosemary Santos et al. Principais instrumentos para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças no Brasil. Brazilian journal of development, v. 6, n. 8, p. 60393-60406, 2020. Disponível: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15319/12627. Acesso em: 13 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-451
DO, Chuong Huu Thieu; KRUSE, Alexandra Yasmin; WILLS, Bridget; SABANATHAN, Saraswathy; CLAPHAM, Hannah; PEDERSEN, Freddy Karup; PHAM, Thanh Ngoc; VU, Phuc Minh; BØRRESEN, Malene Landbo. Neurodesenvolvimento aos 2 anos de idade corrigida entre bebês prematuros vietnamitas. Neurodevelopment at 2 years corrected age among Vietnamese preterm infants, Arch Dis Child, v. 105, n. 2, p. 134-140, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-31300408. Acesso em: 30 abr. 2024.
DOS SANTOS, Jaínne Silva; DE SANTANA, Jasmine Lima; DUTRA, Laisla Pires; LEITE, Luana Silva; FILGUEIRAS, Ítylla Thaynã Cardoso; RODRIGUES, Taís Dutra; VIANA, Marcela dos Santos. Habilidade motora grossa em lactentes prematuros segundo a Alberta Infant Motor Scale / Gross motor skill in premature infants according to Alberta Infant Motor Scale. Fisioter. Bras, v. 22, n. 1, p. 10-24, 19 mar. 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1284006. Acesso em: 16 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.33233/fb.v22i1.4191
FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Novembro roxo mês de sensibilizacao da sociedade para os cuidados com recém-nascidos prematuros - Rede Global de Bancos de Leite Humano. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2023. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/novembro-roxo-mes-de-sensibilizacao-da-sociedade-para-os-cuidados-com-recem-nascidos-prematuros. Acesso em: 30 abr. 2024.
FRANKENBURG, William K. et al. O Denver II: uma grande revisão e repadronização do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver. Pediatria, v. 89, n. 1, p. 91-97, 1992. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/89/1/91/57343/The-Denver-II-A-Major-Revision-and. Acesso em: 26 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.89.1.91
GARFINKLE, Jarred; KHAIRY, May; SIMARD, Marie-Noelle; WONG, Jonathan; SHAH, Prakesh S; LUU, Thuy Mai; BELTEMPO, Marc. Idade corrigida na avaliação Bayley e atraso no desenvolvimento em prematuros extremos.Corrected Age at Bayley Assessment and Developmental Delay in Extreme Preterms. Pediatrics, v. 153, n. 2, 01 jan. 2024 Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-38186292. Acesso em: 26 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2023-063654
KVESTAD, Ingrid; SILPAKAR, Jaya S; HYSING, Mari; RANJITKAR, Suman; STRAND, Tor A.; SCHWINGER, Catherine; SHRESTHA, Merina; CHANDYO, Ram K; ULAK, Manjeswori. The reliability and predictive ability of the Test of Infant Motor Performance (TIMP) in a community-based study in Bhaktapur, Nepal. Infant Behav Dev., v. 70, p. 101809, feb. 2023. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-36630784. Acesso em: 1 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2023.101809
LOURENÇÃO, Luiz Felipe de Paiva; BRUZI, Flávia Alvarenga Fernandes. Aplicação e utilização do Teste Denver II na avaliação do desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 14, n. 17, 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/1072. Acesso em: 10 abr. 2024.
MELO, Tainá Ribas et al. Sistematização de instrumentos de avaliação para os dois primeiros anos de vida de bebês típicos ou em risco conforme o modelo da CIF. Fisioterapia e Pesquisa, v. 26, p. 380-393, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/hkfGZ3FMwn5HFvCDTZtvP8s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-2950/18026126042019
MINETTO, Ariete Inês; FLORENCIO, Doglas de Jesus; VICENTE, Évelin. Análise do desenvolvimento neuropsicomotor através da escala de Denver II nas crianças do PAMIF, Analysis of neuropsychomotor development through the denver II scale in children of pamif. Revista Inova Saúde, Criciúma, v.14, n. 1, 02 set. 2023. ISSN 2317-2460. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/Inovasaude/article/view/4330. Acesso em 15 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.18616/inova.v14i1.4330
MIRANDA, Mariane Regina de Carvalho. Principais escalas motoras utilizadas para avaliação clínica de crianças com Síndrome de Down: revisão sistemática. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32671/1/PrincipaisEscalasMotoras.pdf. Acesso em: 13 abr. 2024.
MOREIRA, Andressa Franco et al. Conhecimento e aplicação de testes e instrumentos de avaliação em fisioterapia pediátrica e neonatal. Fisioterapia Brasil, v. 23, n. 4, p. 538-550, 2022. Disponível em: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/5138/8120. Acesso em: 01 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.33233/fb.v23i4.5138
PALOMO-OSUNA, Jenifer; LANZAROTE-FERNÁNDEZ, María Dolores; SALAZAR, Alejandro; PADILLA-MUÑOZ, Eva María. Impacto sociodemográfico de variáveis no desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor de prematuros muito prematuros. Sociodemographic impact of variables on cognitive, language and motor development in very preterm infants. J Pediatr Nurs, v. 62, p. e125-e130, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-34454803. Acesso em: 02 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2021.08.016
PINHEIRO, Júlia Alves. Avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças em estimulação precoce e conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil. 2021. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3201. Acesso em: 01 abr. 2024.
ROSA, N. P. et al. Risk factors and causes related to newborn prematurity in a hospital institution. Res Soc Dev, v. 10, n. 9, p. e55610918431, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18431. Acesso em: 23 maio 2024.
SANTOS, Janaina Araujo Teixeira et al. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Denver II: teste de triagem do desenvolvimento. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1097-1106, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HvbH7xVPBwPwH8d6CD3TsGt/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 23 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.40092020
SHIMIZU, Glaucia Yuri et al. Avaliação do desenvolvimento motor e do efeito da intervenção fisioterapêutica em recém-nascidos cirúrgicos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Fisioterapia e Pesquisa, v. 29, p. 162-168, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/nLcdQ58bM84syT55HbpG7QS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-2950/21008029022022en
SILVA, Fabio José Antonio da. A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 31, 23 ago. 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/31/a-importancia-do-desenvolvimento-motor-na-educacao-infantil. Acesso em: 15 abr. 2024.
SILVA, Maria Izabel Alves Félix da. Intervenção precoce na infância: revisão de literatura no contexto brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16208. Acesso em: 15 maio 2024.
SILVA, Naíme Diane Sauaia Holanda et al. Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil de recém-nascidos prematuros. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 85-98, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.19998
SOUSA, Carla Thais de; TABOSA, Tayná Albuquerque; FERRACIOLI-GAMA, Marcela de Castro. A escala motora infantil de Alberta na pesquisa brasileira: um estudo bibliométrico. Fisioterapia e Pesquisa, v. 30, p. e22021823pt, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-2950/e22021823pt
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Raquel de. Revisão integrativa: o que é? Como fazer isso?. Einstein (São Paulo), v. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 maio 2024.
TRUBIAN, Fernanda; ZIMMERMANN, Milena; SANGALI, Caroline Cenci; SOUZA, Vandrea Carla de; DILL WINCK, Aline; SACCANI, Raquel. Follow-up do desenvolvimento motor de prematuros: impacto das orientações parentais / Follow-up of premature motor development: impact of parental guidance. Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.), v. 21, n. 1, p. 46-52, 05 maio 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1370569. Acesso em: 25 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i1.43509
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.