INTERCÂMBIO ACADÊMICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRESSUPOSIÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.708

Palavras-chave:

Intercâmbio. Graduação. Motivações. Dificuldades.

Resumo

A presente pesquisa trata da importância dos programas de intercâmbio, tanto para acadêmicos da graduação e da pós graduação, como para as instituições, trazendo os benefícios, as motivações e também as dificuldades. Foi realizada uma pesquisa junto a estudantes dos anos iniciais da graduação em um curso do Instituto Federal do Norte de Minas com a finalidade de identificar o que pressupõe esses jovens quanto ao intercâmbio, o quais destinos escolheriam, quais seriam os entraves, de modo a prover a instituição de informações sobre como o processo é visto por seus estudantes, com vistas a aprimorá-lo e buscar torná-lo cada vez mais acessível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nivaldo de Oliveira Boaventura Filho

    Bacharel em Administração pela FEAD/MG. MBA em Consultoria e Planejamento Empresarial. Especialista em Libras. Especialista em Gestão e Educação Ambiental. Especialista em Educação Especial/Deficiência Auditiva. Mestre em Ciências Humanas. INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

  • Luidy Siqueira Santos

    Técnico em Agrimensura pelo IFNMG. Graduando em História pela UFMG. INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

Referências

BARDAQUIM, V. A. e Dias, E. G. (2019). A realização de intercâmbio no doutorado em enfermagem: um relato de experiência. Pelotas: JONAH Journal of Nursing and Health, v. 9, n. 1, 2019.

COMENTTO PESQUISA DE MERCADO. (2021). Calculadora amostral. https://comentto.com/calculadora-amostral/

DALMOLIN, I. S; PEREIRA, E. R.; SILVA, R. M. C. R. A; GOUVEIA, M. J. B. e SARDINHEIRO, J. J. (2013). Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Brasília: Revista Brasileira de Enfermagem, mai-jun, 66 (3).

ESUTUDARFORA.ORG. (2021) As melhores universidades do mundo em 2022.. https://www.estudarfora.org.br/melhores-universidades-do-mundo/

KÖCHE, J. C. (2011). Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes..

SANTOS, M. (2008). Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record.

TEODORO, F. S; SILVA, J. E. O e MELO, P. A. (2018). Motivações e expectativas na realização de intercâmbio acadêmico em estudantes da universidade federal de Santa Catarina. XVIII Coloquio Internacional de Gestión Universitária. Loja (Ecuador): 22, 23 e 24 de outubro de 2018.

UNIVERSIDADE DO INTERCÂMBIO. (2021). 10 melhores universidades da África. https://www.estudarfora.org.br/melhores-universidades-do-mundo/

YIN, R.K. (2015). O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

INTERCÂMBIO ACADÊMICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRESSUPOSIÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29708. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.708