GESTÃO PEDAGÓGICA: EVASÃO ESCOLAR CAUSADA PELO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1376Palavras-chave:
gestão pedagógica, escola, evasãoResumo
O tema propõe debater o trabalho infantil e suas consequências no âmbito da educação e qual forma que a gestão pedagógica pode contribuir na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil. A pesquisa busca responder o seguinte problema: Qual o papel da gestão pedagógica na prevenção da evasão escolar causada pelo trabalho infantil? Para tanto, buscamos no objetivo geral analisar o papel da gestão na evasão escolar causada pelo trabalho infantil em três escolas da rede municipal da cidade de Palhoça (SC). A pesquisa, realizada em três escolas públicas do município de Palhoça, caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos gestores, seguido de entrevista, visando aprofundar os dados apreendidos no Censo Escolar e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. Este Trabalho de Conclusão de Curso contempla também o debate sobre uma gestão democrático sendo um direito conquistado compreendendo que cada local tem sua especificidade por meio de todos os agentes educativos e a sua melhor forma de se construir a escola.
Downloads
Referências
BERTELLI, Sandra Miguel Abou Assali. Trabalho infantil, uma afronta ao trabalho decente. Conjur, 12 out. 2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2012-out-12/sandra-bertelli-trabalho-infantil-afronta-trabalho-decente. Acesso em: 8 mar. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/
Constituiçao.htm. Acesso em: 28 jan. 2022.
BRASIL. Fórum Nacional de (FNPETI). Trabalho Infantil nos ODS. Brasília: out. 2017.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 8 fev. 2022.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEED, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.349, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art82. Acesso em: 2 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento estratégico. São Paulo: Elsevier Brasil, 2004.
CUSTÓDIO, André Viana. O trabalho da criança e do adolescente no brasil: uma análise de sua dimensão sociojurídica. Florianópolis, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30364528.pdf. Acesso em: 4 nov. 2021.
FERRAREZI, Elisabete et al. Políticas públicas. Coletânea de políticas públicas: volume 1: introdução à teoria da política pública. São Paulo: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), 2006.
FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor: reflexos na sua formação e atuação. 2004. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2004.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez; 1991.
FREIRE, Paulo; ILLICH, Ivan. Diálogo. In: FREIRE, Paulo. Seminario Invitación A Concientizar y Desescolarizar: Conversación permanente. Genebra, 1975. Atas. Buenos Aires: Búsqueda Celadec. 1975. p. 109.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1991.
GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.
KLIPPEL, Yara Aparecida Martini et al. Processo de intervenção para a prática integrada de profissionais de saúde no atendimento à criança vítima de violência. 2013. 188 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos (org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, Heloísa. Liderança em Gestão Escolar. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Ed. Vozes, 2017.
MACHADO, Mirian Viviane Dias. Evasão escolar no Ensino Fundamental. 2013. 36 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Biologia) – Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado, Belo Horizonte, 2013.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil: Estimativas e tendências mundiais 2000-2012. Genebra: Departamento de Governança e Tripartismo, Bureau internacional do Trabalho, Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), 2013.
PAGANINI, Juliana. Os Impactos do Trabalho Infantil para a Saúde da Criança e do Adolescente. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 6.; MOSTRA DE TRABALHOS JURÍDICOS CIENTÍFICOS, 7., 2014, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: UNISC, 2014. p. 1-20.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2008.
PEREIRA, Cristiana Aparecida; NEUDORF, Luciane Aparecida de Souza Pinto. Trabalho Infantil e Evasão Escolar. 2002. 42 f. Monografia (Graduação em Pedagogia – Habilitação de Séries Iniciais e Educação Infantil do Ensino Fundamental) – Universidade do Contestado, Canoinhas, 2002.
RODRIGUES; Jefferson Luiz Maciel. Trabalho Infantil. Manual de Atuação do Conselho Tutelar. Brasília: MPT, 2013.
SILVA, Marisa Rodrigues da. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Natal: uma avaliação na perspectiva da Assistência Social. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Formação Profissional, Trabalho e Proteção Social; Serviço Social, Cultura e Relações) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educ. rev., v. 25, n. 3, dez 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/fF53XWVkxxbhpGkqvcfkvkH/?lang=pt#. Acesso em: 3 fev. 2022.
WPENSAR. 2018. Disponível em: https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/o-que-e-gestao-escolar/. Acesso em: 3 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.