DESINFORMAÇÃO, SAÚDE PÚBLICA E IMUNIZAÇÃO NO BRASIL: OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1905

Palavras-chave:

Educação em Saúde

Resumo

A imunização vacinal é considerada um verdadeiro marco na saúde pública ao contribuir para a redução, proteção e prevenção de inúmeras doenças transmissíveis e no contexto da pandemia de COVID-19 não é diferente. Por isso, o presente trabalho objetivou apresentar as ações educativas que têm por referência a educação popular em saúde, que foram utilizadas a favor da adesão à vacinação, no Brasil, e que estão citadas na literatura científica. Para isso, foi feita revisão sistemática da literatura científica, com a utilização de descritores e estratégias de busca: “Educação em Saúde AND Vacinas contra COVID-19" e “Educação em Saúde AND Imunização", nas bases de dados on-line Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) - com os filtros “Brasil”, e publicações a partir de 2020, até dezembro de 2021, nos idiomas “português”, “inglês” e “espanhol” e “artigo”. Os resultados apontam para diferentes estratégias de educação popular em saúde (EPS), tais como: (i) rodas de conversa em serviços de saúde públicos; (ii) mensagens e jornais eletrônicos encaminhados aos usuários do SUS pela Atenção Primária à Saúde; (iii) vídeos explicativos encaminhados pelas escolas públicas; e (iv) cartazes disponibilizados em prédios públicos em diferentes municípios. Conclui-se que a EPS dialógica contribui para a emancipação intelectual do cidadão, tornando-o capaz de decidir sobre si mesmo, com segurança, diante das situações de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Caroline Silva de Araujo Lima

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Maria Gabriela Teles de Moraes

Centro Universitário Fametro

Gabriel Jessé Moreira Souza

Universidade Nilton Lins

Jéssica José Leite de Melo

Universidade Nilton Lins

Tomas Segundo Espinosa Hurtado Filho

Universidade Cristã da Bolívia

Camila Melo da Silva

Universidade Federal de Roraima

Lionel Espinosa Suarez Neto

Centro Universitário Fametro

Renata Reis Valente

Centro Universitário Fametro

Kaio Levi Ferreira da Silva

Centro Universitário Fametro

Amanda Luzia Moreira Souza

Universidade Nilton Lins

Gabriela Cecília Moreira Souza

Universidade Nilton Lins

Victor Hugo Milagres

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Márcia Farsura de Oliveira

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Guia sobre os requisitos mínimos para submissão de solicitação de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas Covid-19. Guia nº 42/2020 - versão 1. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/anvisa-define-requisitos-para-pedidos-de-uso-emergencial-de-vacinas/guia-uso-emergencial.pdf. Acesso em 01 Fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia de vacinação contra o vírus SARS-Cov-2, COVID-19. Protocolo de vigilância epidemiológica e sanitária de eventos adversos pós-vacinação. Secretaria de vigilância em saúde. Agência nacional de vigilância sanitária. Brasília: Ministério da Saúde, dez. 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/21/estrategia_vacinacao_covid19.pdf>. Acesso em 01 Fev. 2022.

CALMON, T.V.L. As condições objetivas para o enfrentamento ao COVID-19: abismo social brasileiro, o racismo, e as perspectivas de desenvolvimento social como determinantes. Revista NAU Social - v.11, n.20, p. 131 – 136. 2020. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/36543/21038. Acesso em: 11 Fev. 2022.

CECCON, R.F. SCHNEIDER, I.J.C. Tecnologias leves em tempos de pandemia. Platform & workflow by OPS/PKP. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/136. Acesso em: 11 Jan. 2022.

DINIZ, M. O.; FERREIRA, L. C. D. S. Biotecnologica aplicada ao desenvolvimento de vacinas. Estud. av. vol.24 no.70 São Paulo, 2010. Disponível em: < Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas (scielo.br)>. Acesso em 18 Dez. 2021.

FERNANDES, T. M. Vacina antivariólica: ciência, técnica e o poder dos homens, 1808-1920. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999. Disponível em: . Acesso em 04 Jan. 2021.

FIOCRUZ, 2019. Quais doenças foram erradicadas pela vacinação? Bio Manguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, 2019. Disponível em: . Acesso em 10 Fev. 2022.

FREIRE, P.; GADOTTI, M.; GUIMARAES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1986.

FREITAS, C.S. CAPIBERIBE, C.L.G. MONTENEGRO, L.M.B. Governança Tecnopolítica: Biopoder e Democracia em Tempos de Pandemia. Revista NAU Social - v.11, n.20, p. 191 – 201, 2020. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/36637/21028 Acesso em: 13 Fev. 2022.

LAROCCA, L.M.; CARRARO, T.E. O mundo das vacinas – caminhos (des)conhecidos. Cogitare Enferm., Curitiba, v.5, n.2, p.43-50, jul./dez. 2000. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44884 Acesso em: 02 Fev. 2022.

MARQUES, R. C.; SILVEIRA, A. J. T.; PIMENTA, D. N. A pandemia de Covid 19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. Disponível em: . Acesso em 10 Fev. 2022.

MATTA, S. et al. Covid-19 vaccines and new mutant strains impacting the pandemic. Indian Journal of Tuberculosis, vol. 68, n. 2, p.171-173, abril, 2021. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0019570721000585?via%3Dihub>. Acesso em 01 Fev. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. COVID-19 Vaccines: Safety Surveillance Manual. Module: COVID-19 vaccines: description and general safety considerations for implementation. 2020. Disponível em: https://www.who.int/vaccine_safety/committee/Module_Vaccine_description.pdf?ua=1. Acesso em 01 Fev. 2022.

PIRES, R.R.C. Os efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da COVID-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública. Brasília: Ipea, abr. 2020. (Nota Técnica Diest, n. 32). Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35439 Acesso em: 01 Fev. 2022.

SILVA, M.R.; PIRES, G.L.; PEREIRA, R. O necroliberalismo, bolsonaro ‘vírus mental’ e a pandemia da COVID-19 como casos de saúde pública: o real resiste? v. 32, n. 61, p. 01-18. Florianópolis: Motrivivência/ Universidade Federal de Santa Catarina, jan/mar, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e72755 Acesso em 15 Jan. 2022.

WALDMAN, D.A.; BALTHAZARD, P.A.; PETERSON, S. The neuroscience of leadership: Can we revolutionize the way that leaders are identified and developed? Acade.Manage.Perspect.25(1):60–74, 2011. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1094428116642013. Acesso em 10 Jan. 2022.

WHO. Pandemia de COVID-19 leva a grande retrocesso na vacinação infantil, mostram novos dados da OMS e UNICEF. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/15-7-2021-pandemia-covid-19-leva-grande-retrocesso-na-vacinacao-infantil-mostram-novos. Acesso em 10 Fev. 2022.

Publicado

11/09/2022

Como Citar

Silva de Araujo Lima, C., Teles de Moraes, M. G., Jessé Moreira Souza, G., José Leite de Melo, J., Segundo Espinosa Hurtado Filho , T., Melo da Silva, C., … Farsura de Oliveira , M. . (2022). DESINFORMAÇÃO, SAÚDE PÚBLICA E IMUNIZAÇÃO NO BRASIL: OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391905. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1905