APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA PESQUISA QUALITATIVA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1907

Palavras-chave:

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Resumo

Objetivo: Propor uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino da pesquisa qualitativa na pós-graduação. Método: O artigo encontra-se estruturado em duas partes. A primeira é dedicada a aspectos teórico-conceituais, iniciando-se com a contextualização da importância e dos desafios da formação do pesquisador, em especial para uso de métodos qualitativos. A seguir apresenta-se um breve panorama do ensino de metodologia qualitativa, apoiado em um levantamento junto a coordenadores e docentes de programas de pós-graduação em Administração e Psicologia. Na sequência são abordados os conceitos de metodologias ativas de aprendizagem, especialmente as apoiadas na aprendizagem experiencial. A segunda parte dedica-se à apresentação e discussão de um exemplo prático que ilustra cada uma das etapas do processo de tomada de decisão metodológica a serem observadas no processo de ensino-aprendizagem de pesquisa qualitativa no nível da pós-graduação. Conclusões: A principal contribuição do artigo é oferecer um modelo de ensino-aprendizagem experiencial da metodologia de pesquisa qualitativa para o ensino da pós-graduação. Finaliza-se apontando os limites e as vantagens da referida proposta metodológica.

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Biografias Autor

Sonia Maria Guedes Gondim

Psicóloga e Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. PPGPSI da UFBA. Estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri e em Cambridge, UK. Estágio pós-doutoral na Espanha. Atua na pós graduação do Instituto de Psicologia.  Vice-diretora do Instituto de Psicologia da UFBA. Secretária Geral da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro do Conselho Fiscal da ANPEPP. Coordena o grupo de pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de trabalho (emotrab.ufba.br). Membro da International Society for Research on Emotion (ISRE).

Ana Carolina de Aguiar Rodrigues

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado e graduação em Psicologia pela UFBA. Graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Pessoas e Trabalho em Diferentes Contextos (GEPeT). Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Pesquisadora na Sabanci University (Turquia), na Ohio State University (EUA) e Université Paris 8 (França). 

Daniela Campos Bahia Moscon

Doutora e mestre em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), graduada em Psicologia pela mesma instituição. Chefe de departamento e professora Adjunta da Escola de Administração (EAUFBA). Professora no mestrado na UNIFACS (Universidade Salvador).  Docente do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA (NPGA). 

Janice Janissek, UFBA

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina  e Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia ; pesquisadora do Núcleo de Estudos Indivíduo, Organizações e Trabalho da UFBA. Pós-doutorado na Universidade de Estocolmo, Suécia, na área de inovação gerencial.

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Publicado

11/10/2022

Como Citar

Guedes Gondim, S. M., Aguiar Rodrigues, A. C. de, Campos Bahia Moscon, D. ., & Janissek, J. (2022). APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA PESQUISA QUALITATIVA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3101907. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1907