TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jane Maria Vimercate
  • Vanderlei Antonio Bonatto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1935

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Encontrar os caminhos pedagógicos adequados para integrar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) no currículo é um desafio quando se considera o papel das escolas públicas na oferta de educação de qualidade para todos, um objetivo intrínseco dos educadores. Revisitar o conceito de integração é uma polissemia que se refere de diferentes maneiras à relação entre as partes e o todo. Pode-se dizer que o currículo não precisa se adaptar a propostas fechadas de inserção/agregação de tecnologia nas atividades escolares, como se o uso da tecnologia em si fosse suficiente; apenas adaptando a tecnologia a uma grade pré-preparada de conteúdos de aprendizagem, apenas como parte do currículo escolar. As TIC e o currículo devem ser integrados dialeticamente nas escolas. Dada a existência das TIC, o currículo deve ser melhor modificado e a tecnologia deve ser melhorada em diferentes etapas, níveis, segmentos e modalidades de acordo com as necessidades do comportamento educativo, que por sua vez tem o potencial de facilitar níveis mais elevados de integração. Ao propor a integração das TIC no currículo, não se trata de justapor novas tecnologias ao currículo, mas sim o que deveria fazer parte do currículo junto com outras tecnologias. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar a importância da interatividade entre as tecnologias da informação e comunicação e o currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Jane Maria Vimercate

Graduada em Pedagogia – Fundação Educacional Itaborai (FEITA/RJ); Especialista em Educação Inclusiva – (Centro Universitário Plínio Leite), MBA em Gestão Empreendedora (UFF/RJ), Tutoria em Educação a distância (Universidade Estadual de Londrina- Núcleo de Educação a Distância), Docência e Gestão na Educação à distância (FAVENI), Gestão Pública (FAVENI); Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Vanderlei Antonio Bonatto

Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

Referências

ALMEIDA, M. E.; VALENTE, J. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

____________. Web currículo, caminhos e narrativas. Palestra proferida no II Seminário Web Currículo. In: Anais... São Paulo: PUC-SP, 2010.

ALMEIDA, M. E. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DÉZINHO, Mariana. Educação, inclusão e TIC’s: avaliação da qualidade dos recursos de acessibilidade midiática na televisão brasileira – um estudo sobre legendas para pessoas com deficiência auditiva. 2016. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS: UFGD, 2016.

FARIA, V. L. B.; DIAS, F. R. T. de S. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, E. A., RIBEIRO, A. E. M., VALIENGO, A. Criança, Infância e Teoria HistóricoCultural: convite à reflexão. Teoria e Prática da Educação. v.15, p. 67-77, 2012.

LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades da tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2015.

MAIA, Dennys Leite; BARRETO, Marcilia Chagas. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, v. 5, n.1, p. 47‐61, maio 2012.

MAIA, I.; VALENTE, J. Os letramentos na cultura da convergência. Revista e-curriculum. v. 7, n. 1, 2011.

MARTINS, G. A. & PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec; Abrasco, 1993

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Educação, Inclusão e TICs: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão de Deficientes Auditivos. 2013. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.

NASCIMENTO, Selma Soares do. Educação especial e inclusão escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.

NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elizabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: CRV, 2016.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a era da Informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PEREIRA, Raquel Alves. A Utilização dos jogos digitais como recurso pedagógico no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2018. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.

PORTES, Rutileia Maria de Lima. Desafios e perspectivas na utilização das TICS no contexto educativo de crianças com deficiência visual. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

RICOY, María Carmen; COUTO, Maria João V. S. As boas práticas com TIC e a utilidade atribuída pelos alunos recém-integrados à universidade. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 897-912, out./dez. 2014.

VALENTE, J. A. Prefácio. In: PELLANDA, n.; SCHLÜZEN, E.; SCHLÜZEN JUNIOR, K. (org). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

VAZQUEZ, A. Filosofia da práxis. 1a ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.

VAZQUEZ, A. Filosofia da práxis. 1a ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Publicado

29/09/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Vimercate, J. ., & Antonio Bonatto, V. . (2022). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391935. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1935