REDES DE ATENÇÃO E PRÁTICAS DE CUIDADOS EM SAÚDE À CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2125Palavras-chave:
Serviços de Saúde. Infecções por Coronavírus. Doença Crônica.Resumo
Objetiva-se identificar as práticas e suportes de cuidados realizadas às condições crônicas em crianças e adolescentes na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Trata-se de um estudo de natureza descritiva, de abordagem mista, realizado no período de abril a agosto de 2021, na recepção dos ambulatórios de um Hospital pediátrico, de nível terciário, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 50 crianças e adolescentes, além dos seus responsáveis, escolhidos de maneira aleatória, não probabilística e presencial. Foram eleitos como critérios de inclusão: crianças e adolescentes, ambos os sexos, de 5 a 18 anos incompleto, com diagnóstico de doença crônica; em acompanhamento ou tratamento no referido hospital onde a pesquisa estava sendo realizada. Utilizou-se um formulário de entrevista como instrumento. Para análise, os dados foram tratados pela análise temática de Braun e Clarke. A maioria era do sexo feminino, estudante do Ensino Fundamental II, procedentes do interior do Ceará e tinham uma média de idade de 11,8 anos. Das doenças crônicas, a prevalente foi o câncer e todos acompanhados no hospital de referência, acompanhados pela mãe. Na pandemia, evidenciou-se a presença de manifestações clínicas entre os participantes, algumas vezes com necessidade de buscar serviços na RAS, como consulta médica na atenção terciária. As representações de desenhos e expressões verbais de vivências particulares, são aspectos do momento atual sobre a crise da pandemia pela COVID-19. Conclui-se que na busca por suportes de cuidados realizadas na RAS, existiram dificuldades de acesso, prejuízo na continuidade do cuidado das crianças e adolescentes com doenças crônicas.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 160 p: il.
Oliveira, NRC. Redes de Atenção à Saúde: a atenção à saúde organizada em redes [Internet]. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2016.
Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/2444/1/UNIDADE_1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
Reis, AAC. et al. Reflexões para a construção de uma regionalização viva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 1045-1054, 2017.
Mendes, EV et al. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. 2012.
Dadalto, EV.; Cavalcante, FG. O lugar do cuidador familiar de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão de literatura no Brasil e Estados Unidos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 147-157, 2021.
World Health Organization. Noncommunicable diseases progress monitor 2020. Genebra: World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/ncd-progress-monitor-2020. Acesso em: 10 jan. 2022.
Malta, DC. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020.4
Mendes, EV. As redes de atenção à saúde. Ciência & saúde coletiva, v. 15, p. 2297-2305, 2010.
Alveno, RA. et al. Pediatric chronic patients at outpatient clinics: a study in a Latin American University Hospital. Jornal de Pediatria, v. 94, p. 539-545, 2018.
Trinca, W. (Org.). Procedimento de Desenhos-Estórias: Formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. São Paulo: Vetor, 2013; 363 p.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação (CP/CNE), 2020. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145 011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 maio 2021.
Leandro, TA. et al. Conforto prejudicado em crianças e adolescentes com câncer. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 934-941, 2018
Pinto, MB. et al. Percepção de mães acerca da inclusão escolar de crianças com doença crônica. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 11, n. 3, p. 1200-1206, 2017.
Kumar, P. et al. Prevalence of pre-diabetes/type 2 diabetes among adolescents (10–19 years) and its association with different measures of overweight/obesity in India: a gendered perspective. BMC Endocrine Disorders, v. 21, n. 1, p. 1-12, 2021.
Lee, EY.; Yoon, K. Epidemic obesity in children and adolescents: risk factors and prevention. Frontiers of medicine, v. 12, n. 6, p. 658-666, 2018.
Wolkers, PCB. et al. Atenção primária à criança com diabetes mellitus tipo 1: perspectiva de cuidadores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 451-457, 2017.
Guedes, P.; Almeida, K.; Moraes, L. A prevalência da obesidade infantil entre os alunos do ensino fundamental nas escolas da rede pública: Revisão sistemática da literatura. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 2, n. 2, p. 36-40, 2019.
Rodriguez, JM; Cabeça, LPF; Melo, LL. Therapeutic itinerary of families of children with chronic diseases. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 31, 2021.
Silva, MAS. et al. Cotidiano da família no enfrentamento da condição crônica na infância. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, p. 359-365, 2010.
Rodrigues, JIB; Fernandes, SMGC.; Marques, GFS. Preocupações e necessidades dos pais de crianças hospitalizadas. Saúde e sociedade, v. 29, p. e190395, 2020.
Malta, DC. et al. Doenças crônicas não transmissíveis e mudanças nos estilos de vida durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia [online], v. 24, e210009, 2021. Epub 03 Maio 2021. ISSN 1980-5497. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-549720210009. Acesso em: 3 Maio 2022.
Zhang, A. et al. A Meta-Analysis of the Effectiveness of Telemedicine in Glycemic Management among Patients with Type 2 Diabetes in Primary Care. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 7, p. 4173, 2022.
Derdyk, E. Pensamento e ação no magistério. Formas de pensar o desenho. Desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 2003.
Castro, BSM.; Moreira MCSN. (Re)conhecendo suas casas: narrativas sobre a desospitalização de crianças com doenças de longa duração. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online], v. 28, n. 03 [Acessado 3 Maio 2022], e280322, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-73312018280322>. Epub 14 Jan 2019. ISSN 1809-4481.
Tobase, L. et al. Empathic listening: welcoming strategy for nursing Professional in coping with with the oronavirus pandemic. Revista brasileira de enfermagem, v. 74, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.