AS TECNOLOGIAS DIGITAIS VIABILIZANDO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2237Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Pandemia de COVID-19Resumo
O artigo comunica como foi viabilizada a construção de um projeto de pesquisa em estágio supervisionado na pandemia de COVID-19. O plano de ensino da disciplina “Prática Curricular na Dimensão Político–Social” do curso de Física Licenciatura da UEMANet visa contextualizar a dimensão político-social da escola com os fazeres didático-pedagógicos na formação docente. Em formato tradicional [presencial], o licenciando deveria ir até a escola objetivando vivenciar a realidade desse espaço para construir e aplicar um projeto de intervenção. Tendo em vista que as escolas estavam fechadas em detrimento da pandemia de COVID-19, isso não foi possível. Então, o que deveria ser feito para que o estágio acontecesse? A saída foi aplicar questionário via Google Formulários com professores de Física e a partir das respostas, elaborar o projeto de intervenção. Porém, sem possibilidade de aplicação naquele momento. Espera-se que este artigo possa ajudar na construção de projetos pesquisa e de intervenção, considerando a imprevisibilidade como a ocorrida em 2020.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. R.; WESENDONK, F. S. O estágio supervisionado em Física: o fazer docente da universidade a escola em tempos de pandemia. VIDYA, v. 42, n. 1, p. 135-148, jan. /jun., 2022 - Santa Maria, 2022. ISSN 2176-4603. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4137. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4137. Acesso em: 31 out. 2022.
BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
BEIGUELMAN, G. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. – São Paulo: Editora Escola da Cidade, 2020. - 44 p.; Digital. –– (Coleção outras – palavras, v. 8). Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/tag/giselle-beiguelman. Acesso em: 19 jan. 2022.
BELÍSSIMO, J. R.; PARMA, F. W.; NARDI, R. A relação teoria e prática segundo futuros professores de Física durante o estágio supervisionado no contexto pandêmico. Revista de enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35180/35320. Acesso em: 31 out. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. – São Paulo: Saraiva, 2003.
FERREIRA, L. G. Reinventar a docência: problematizando o tempo da pandemia no estágio supervisionado. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 1-25, 2022. DOI: 10.22481/reed.v3i8.11008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/11008. Acesso em: 31 out. 2022.
FLICK, O. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – 10. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2007.
GRECO, D. B. A epidemia da Aids: impacto social, científico, econômico e perspectivas. Estudos Avançados [online]. 2008, v. 22, n. 64, p. 73-94. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0103-40142008000300006>. Epub 16 nov. 2009. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142008000300006. Acesso em: 31 out. 2022.
ISER, B. P. M. et al. Definição de caso suspeito da COVID-19: uma revisão narrativa dos sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2020, v. 29, n. 3, e2020233. Disponível em: <https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000300018>. Epub 22 Jun 2020. ISSN 2237-9622. https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000300018. Acesso em: 11 nov. 2022.
LORENZI, J. O.; SANTOS, G. G.; SANTANA, Jailson O.; PEÇANHA, A. D. Entendendo a pandemia: utilizando questões sociocientíficas em aulas de Física no estágio remoto. Cadernos de Estágio v. 3 n.1, 2021.
LEITE, D. L. F. Artigo 205 da Constituição Federal. Direção de: Fábio Henrique S. Coelho. São Luís: UEMAnet, 2020. 1 Videoaula (2’57”).
LIMA, C. S..; MARQUES, W. R..; ROCHA, L. F. B. V..; HOMEM, G. R. C. O papel da internet no uso do WhatsApp como recurso educacional: uma revisão sistemática da literatura no contexto da educação. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 11, p. e3112165, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i11.2165. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2165. Acesso em: 7 nov. 2022.
MARQUES, W. R. Metaverso e educação: uma revisão da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 10, p. e3102064, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i10.2064. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2064. Acesso em: 30 out. 2022.
MARQUES, W. R.; FERREIRA, D. J. L.; CUTRIM, D. S. P.; VIANA, M. N. G.; FREITAS, M. D. de; COSTA, R. C.; ROCHA, L. F. B. V.; SOARES, H. A. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21544. Acesso em: 25 dez. 2021.
MARQUES, W.R.; ALVES, M.C.; ROCHA, L.F.B.V.; MAIA, G.K.M.; GOMES, K.C.A.; SOUZA, F.C.S.; ALVES, M.A.; SILVA, C.R.D. O impacto da pandemia do COVID-19 no contexto educacional em 2020: o uso de ferramentas digitais e as implicações na aprendizagem e no processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 8730–8746, 2022. DOI: 10.34117/bjdv8n2-021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/43621. Acesso em: 26 out. 2022.
MAUAD, S.; FREITAS, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-27, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i4.8318. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8318. Acesso em: 31 out. 2022.
MEDICINA S/A. Quarentena global é inédita na história das pandemias. 27 de abril de 2020. Disponível em: < https://medicinasa.com.br/quarentena-global/>. Acesso em: 05 mar. 2022.
MESQUITA, C.; TEIXEIRA, C.; PIRES, M. V. Percepções dos estudantes sobre o estágio supervisionado em contexto do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-23, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i4.8961. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8961. Acesso em: 31 out. 2022.
PAIVA JÚNIOR, F. P. O impacto do ensino remoto no estágio supervisionado:
percepções dos professores em formação. Aondê: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: https://www.aonde.ufscar.br/index.php/aondeppgedcm/article/view/51. Acesso em: 04 nov. 2022.
PIRES, C.; SILVA, J.; MAGALHÃES, C.; SILVA, R.; CARDOSO, D. Do distanciamento ao estágio supervisionado: Um novo desafio aos futuros Educadores em tempos de Pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV-2. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/168. Acesso em: 31 out. 2022.
PROJETO DE FÍSICA - ESTÁGIO I. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1zw-ERxZ6T2bJZyx7G6s5UCLdXXIYRKZuRFuLAr-oVWg/edit. Acesso em: 05 out. 2020.
REIS, C. R. N. Metodologia da pesquisa em educação [livro eletrônico]. – São Luís: UEMAnet, 2018.
RODRIGUES, L. Conheça as 5 maiores pandemias da história. Revista Galileu, 2020. 29 de março de 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/conheca-5-maiores-pandemias-da-historia.html. Acesso em: 31 out. 2022.
ROCHA, M. T. G.; MARQUES, W. R. Cultura, arte, tecnologia e meio ambiente: um estudo sobre processos de produção e visualisação de objetos artesanais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 38960-38972 apr. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/28276/22676. Acesso em: 11 nov. 2022.
RODRIGUES, M. A.; SANTOS, I. F. Construção e proposta para estágio supervisionado em física na modalidade EaD de forma remota. I Simpósio de Sul-Americano de pesquisa em ensino de Ciências – SSAPEC – 28 a 30 de outubro de 2020.
SILVA, D. S.; ANDRADE, L. A. P.; SANTOS, S. M. P. Alternativas de ensino em tempos de pandemia. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 9, pág. e424997177, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7177. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7177. Acesso em: 31 out. 2022.
SILVA, A. M. C. E. As contribuições do estágio supervisionado na formação docente em tempos de pandemia. Infinitum: Revista Multidisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 5–26, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/15001. Acesso em: 31 out. 2022.
SILVA, A.; MENDES, A.; MÜLLER, M. Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 309-328, 13 ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743. Acesso em: 31 out. 2022.
SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19, 4 out. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso em: 31 out. 2022.
VIANA, M. N. G.; MARQUES, W.; BRANCO, T. S. C.; FERREIRA, F. M.; PAIXÃO, M. S. E. As dificuldades de aprendizagem discente e as tecnologias educacionais em tempos de pandemia de COVID-19. Conjecturas, v. 22, n. 4, p. 68-81, 2022. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/643. Acesso em: 11 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.