ESTUDO DO ENSINO DA GINÁSTICA RÍTMICA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2357Palavras-chave:
Educação Física; Ensino Fundamental; Ginástica Rítmica.Resumo
A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva de alta competitividade pelos elementos que a compõem: dança, teatro e música. Sua prática na escola é importante para o desenvolvimento integral do aluno, pois contribui para o desenvolvimento motor, psicomotor e socioafetivo. Diante disso, a pesquisa parte da seguinte problemática: Como os professores ensinam a Ginástica Rítmica nas escolas considerando os espaços e materiais específicos necessários? Com isso, foram definidos os seguintes objetivos para a pesquisa: o objetivo geral é descobrir se é possível o ensino da Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, anos finais, nas escolas Municipais de Lucas do Rio Verde-MT. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 4 professores das escolas municipais de Lucas do Rio Verde-MT, as quais receberam questionários via WhatsApp, e-mail e impressos. Conforme os dados coletados, e para o entendimento da pesquisa, estabeleceu-se que as práticas da Ginástica Rítmica não são abordadas nas aulas de Educação Física por ser uma modalidade que inclui materiais utilizados em competições de difícil acesso nas escolas, por serem de alto custo, o conteúdo não é de fácil aceitação por estar relacionado como uma prática feminina, criando uma rejeição do sexo masculino, e além de tudo, falta conhecimento dos professores sobre esta temática. Com isso, os materiais não devem ser o maior desafio dos professores perante as atividades que podem ser desenvolvidas, evidenciando que falta mais cuidado com a formação dos alunos.
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