A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2507

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem

Resumo

O presente estudo ressalta a importância do lúdico como uma ferramenta para auxiliar no cotidiano escolar, o professor que busca um meio para melhorar o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e, consequentemente, projetar para essas crianças um futuro mais promissor nas próximas fases da educação e da vida. Com bases acadêmicas e consultas a diferentes sites na internet, livros e artigos, propôs-se um trabalho contínuo de leitura e interpretação, em que se destaca a importância do brincar nesta fase da educação. A brincadeira e os jogos lúdicos como proposta pedagógica se tornam recursos fundamentais para compreender as relações que a criança estabelece com o mundo e consigo mesmo. A perspectiva desse trabalho é conscientizar o professor e contribuir com algumas propostas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula baseadas no desenvolvimento de algumas habilidades específicas, demonstrando a ludicidade na instituição escolar como um instrumento pedagógico auxiliar do professor. Concluiu-se que, brincando, a criança tem a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo sem se perder a objetividade da ação.

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Biografias do Autor

  • Ijosiel Mendes

    Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestre em Matemática (UNESP). 

  • Adriana Magrini Costa Almeida

    Graduada em  Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.

  • Any Caroline de Sousa Rodrigues

    Graduada em  Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.

  • Elimeire Alves de Oliveira

    Faculdade Futura

  • Melka Carolina Catelan Faria

    Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade e Docente e Coordenadora dos Estágios da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo   FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia ( CESC) Mestre em Matemática (UNESP). 

  • Kelly Brambilla Kolano Nicolau

    Docente  do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.  Graduada em Administração de Empresas (Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba). Graduada em Letras (Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível). Graduação em Pedagogia  (Faculdades Integradas Urubupungá) Licenciada em Ciências Sociais (Universidade Metropolitana de Santos). Pós-graduação "Lato Sensu" em Gestão de Marketing e Recursos Humanos ( Centro Universitário de Votuporanga). Mestrado em Letras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

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Publicado

23/12/2022

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122507. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2507