A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2507Palavras-chave:
Ensino e aprendizagemResumo
O presente estudo ressalta a importância do lúdico como uma ferramenta para auxiliar no cotidiano escolar, o professor que busca um meio para melhorar o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e, consequentemente, projetar para essas crianças um futuro mais promissor nas próximas fases da educação e da vida. Com bases acadêmicas e consultas a diferentes sites na internet, livros e artigos, propôs-se um trabalho contínuo de leitura e interpretação, em que se destaca a importância do brincar nesta fase da educação. A brincadeira e os jogos lúdicos como proposta pedagógica se tornam recursos fundamentais para compreender as relações que a criança estabelece com o mundo e consigo mesmo. A perspectiva desse trabalho é conscientizar o professor e contribuir com algumas propostas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula baseadas no desenvolvimento de algumas habilidades específicas, demonstrando a ludicidade na instituição escolar como um instrumento pedagógico auxiliar do professor. Concluiu-se que, brincando, a criança tem a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo sem se perder a objetividade da ação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Pablo Nunes. Educação lúdica - brincadeiras e jogos populares. V 2. São Paulo: Edições Loyola,2014.
ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Rio de Janeiro:ed.Vozes-Petrópolis,1999.
BARBOSA ,G. Ideia Criativa. Disponível em: http://dibujosideiacriativa.blogspot.com.br/2011/10/criancas-brincando-de-roda-pra-colorir.html. Acessado em: Out. 2017
BRASIL Escola. O brincar na sala de aula. Disponível em www.brasilescola.com.br Acesso em: Set. 2020.
CHATEAU, JEAN. O jogo e a criança. São Paulo:Summus,1984.
COLETO, Daniela, 2010. Revista Conteúdo: A importância da Arte para a formação da criança. Disponível em: http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34 Acessado em: Nov. 2017.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
LIMA, Heloisa. Estudando a Criança Pequena. Disponível em:http://criancapequenina.blogspot.com.br/2016/02/hora-da-roda-de-conversa.html Acessado em: Out. 2021
LIMA, Roberta. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Disponível em http:/ www.terapiadacrianca.com.br. Acesso em: Out. 2020.
LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna, Coletânea Educação e Ludicidade – Ensaios 02, GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, pág. 22 a 60. Educação e Ludicidade. Ensaios, Salvador, Bahia, n.02, p. 22-60, 2002.
MIRANDA, Simão. Oficina da ludicidade na escola. Campinas: Papirus,2013.
RAMOS, José Ricardo da Silva. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos. Rio de Janeiro: DPA, 2003.
ROCHA, E. Brincadeira de Criança. Disponível em:http://brincadeirakids.blogspot.com.br/2010/11/amarelinha.html Acessado em: Out. 2017
SARTORE, J. Atividades lúdicas estimulam o cérebro a aprender por tentativa e erro e a lidar com os futuros estresses da vida adulta. Disponível em: https://hospitaljoaoevangelista.wordpress.com/2012/06/02/atividades-ludicas-estimulam-o-cerebro-a-aprender-por-tentativa-e-erro-e-a-lidar-com-os-futuros-estresses-da-vida-adulta/. Acessado em SET. 2020.
SCHLESENER, A. H. Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin.2009. Disponivel em https://www.researchgate.net/profile/Anita-Schlesener/publication/237764048_Mimesis_e_infancia_observacoes_acerca_da_educacao_a_partir_de_Walter_Benjamin/links/5900ac4faca2725bd71f39b3/Mimesis-e-infancia-observacoes-acerca-da-educacao-a-partir-de-Walter-Benjamin.pdf. Acesso em Dez. 2022.
SEVERINO, A. J,1941. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed.rev.e atualizada-São Paulo: Cortez,2007.
VYGOTSKY, LS. A formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.