IDEALISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE HOWARD SAUL BECKER

Autores

  • Caroline Silva de Araujo Lima FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Ramon Aragão Dutra Neto FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Maria Gabriela Teles de Moraes Centro Universitário Fametro
  • Gabriela Monteiro Oliveira Universidade Nilton Lins
  • Aline Manuelle da Silva Gonzaga Centro Universitário Fametro
  • Célio Igor Gomes Alencar Universidade Nilton Lins
  • Rafael Yuji Doami do Nascimento Universidade Nilton Lins
  • Márcia Farsura de Oliveira FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2693

Palavras-chave:

Educação Médica; Interacionismo Simbólico; Humanização da Medicina; Sociologia da Educação Médica.

Resumo

A educação médica, a nível global, até o Relatório Flexner, em 1910, não era regulamentada pelos conselhos de educação, podendo apresentar currículos diversos. Com o modelo flexneriano de graduação em Medicina, as disciplinas, os docentes e os conteúdos começam a ser apresentados para os acadêmicos, nos primeiros períodos do curso, ocasionando uma crise identitária, conforme observado por Becker et al., em sua pesquisa realizada na Universidade de Kansas, iniciada em 1955. Dessa forma, o presente trabalho objetivou fazer uma revisão de literatura sobre a temática da educação médica no Brasil em um diálogo com a análise do livro “Boys in the White: student culture in medical school” (1961). Os resultados identificaram que, após a Declaração de Edimburgo (DE), em 1988, foram-se observando as necessidades de se formarem egressos do ensino superior, em todo o mundo, com atenção voltada para as condições sociais, que no caso dos ensinamentos em saúde, consistem em determinantes do processo de saúde e doença. Para isso, foi necessário desenvolver um modelo distinto do proposto por Flexner. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Caroline Silva de Araujo Lima, FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Ramon Aragão Dutra Neto, FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Maria Gabriela Teles de Moraes, Centro Universitário Fametro

Centro Universitário Fametro.

Gabriela Monteiro Oliveira, Universidade Nilton Lins

Universidade Nilton Lins.

Aline Manuelle da Silva Gonzaga , Centro Universitário Fametro

Centro Universitário Fametro.

Célio Igor Gomes Alencar, Universidade Nilton Lins

Universidade Nilton Lins.

Rafael Yuji Doami do Nascimento, Universidade Nilton Lins

Universidade Nilton Lins.

Márcia Farsura de Oliveira, FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

FADIP - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Referências

BECKER, H.S.; GEER, B.; HUGHES, E.C.; STRAUSS, A. Boys in white: student culture in medical school. Chicago: The University of Chicago Press. 1961.

BLUMER, H. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, C. D. Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980. 312 p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaoLegislacaoAnotada/anexo/CF.pdf Acesso em 23 Jan de 2021.

BRASIL. Lei Orgânica de Saúde. 2a ed. Brasília, 1991. Disponível em: https://www.prattein.com.br/home/images/stories/Saude/Lei-org-saude.pdf Acesso em 02 Fev. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CES 3/2014 (2014). Diário Oficial da União, 2014. Brasília: Ministério da Saúde/ Ministério da Educação; 2014. Seção 1, pp. 8-11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/20138-ces-2014 Acesso em: 25 Jan. 2021.

ENNES, M.A. Interacionismo simbólico: contribuições para se pensar os processos identitários. Perspectivas, São Paulo, 43:3-81, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/5956/4859 Acesso em: 10 Jan. 2021.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005. 208 p.

MENEZES, R.A. Entre normas e práticas: tomada de decisões no processo saúde/doença. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 21 [ 4 ]: 1429-1449, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312011000400014&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 10 Fev. 2021.

NUNES, E.D.; BARROS, N.F. Boys in white: um clássico da pesquisa qualitativa completa cinquenta anos. Hist. cienc. saude-Manguinhos. 21(4). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n4/0104-5970-hcsm-21-4-1179.pdf Acesso em: 29 Dez. 2020.

NUNES, E.D.; HENNINGTON, E.A.; BARROS, N.F.; MONTAGNER, M.A. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, 8(1):209-225, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015 Acesso em: 11 Fev. 2021.

RODRIGUES, V.M.R.; RODRIGUES, K.A.I. Formação médica humanizada: conexões interdisciplinares entre medicina, educação, direitos humanos e políticas sociais para estudo da ortotanásia. LSP – Interdisciplinary Scientific Journal. 1(4):83-98. 2017. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/307/176 Acesso em: 15 Fev. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes & Formação profissional. 5. Ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2005. 325 p.

TEIXEIRA, L.A.S.; COUTO, M.O.C.; SANTOS, P.V.L. Ação afirmativa em uma escola médica no Brasil: perspectivas dos estudantes. 11(3): 129-137. 2018. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2670/3309 Acesso em: 12 Fev. 2021.

TENÓRIO, L.P ARGOLO, V.A. SÁ, H.P.; MELO, E.V.; COSTA, E.F.O. Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino. Revista Brasileira de Educação Médica. 40 (4) : 574-582; 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0574.pdf Acesso em: 03 Jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM). Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2011 (atualizado em 2015). 172p. Disponível em:

http://www.uftm.edu.br/upload/ensino/PPC_Medicina_2011_atualizado_em_2015.pdf Acesso em: 12 Fev. 2021

Publicado

02/02/2023

Como Citar

Silva de Araujo Lima, C., Aragão Dutra Neto, R. ., Maria Gabriela Teles de Moraes, Monteiro Oliveira, G. ., Silva Gonzaga , A. M. da ., Gomes Alencar, . C. I. ., … Farsura de Oliveira, M. . (2023). IDEALISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE HOWARD SAUL BECKER. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422693. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2693