IDEALISMO NA FORMAÇÃO MÉDICA: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE HOWARD SAUL BECKER
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2693Palavras-chave:
Educação Médica; Interacionismo Simbólico; Humanização da Medicina; Sociologia da Educação Médica.Resumo
A educação médica, a nível global, até o Relatório Flexner, em 1910, não era regulamentada pelos conselhos de educação, podendo apresentar currículos diversos. Com o modelo flexneriano de graduação em Medicina, as disciplinas, os docentes e os conteúdos começam a ser apresentados para os acadêmicos, nos primeiros períodos do curso, ocasionando uma crise identitária, conforme observado por Becker et al., em sua pesquisa realizada na Universidade de Kansas, iniciada em 1955. Dessa forma, o presente trabalho objetivou fazer uma revisão de literatura sobre a temática da educação médica no Brasil em um diálogo com a análise do livro “Boys in the White: student culture in medical school” (1961). Os resultados identificaram que, após a Declaração de Edimburgo (DE), em 1988, foram-se observando as necessidades de se formarem egressos do ensino superior, em todo o mundo, com atenção voltada para as condições sociais, que no caso dos ensinamentos em saúde, consistem em determinantes do processo de saúde e doença. Para isso, foi necessário desenvolver um modelo distinto do proposto por Flexner.
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