FERRAMENTAS EDUCATIVAS SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2812Palavras-chave:
Adolescente, Imagem corporalResumo
Identificar as ferramentas educativas disponíveis sobre a influência das mídias sociais na imagem corporal de adolescentes na literatura. Método: estudo de revisão integrativa realizada na PubMed, ScienceDirect, Lilacs e Medline via BVS, pelos critérios orientadores PICo; através do DECs e MeSH: mídias sociais, rede social, imagem corporal, adolescentes e educação, nos idiomas português, espanhol e inglês. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponibilizados na íntegra, nas bases de dados selecionadas, que apresentavam aderência à temática nos idiomas português, espanhol e inglês, publicados entre os anos de 2013 e 2022, com vistas a identificar as evidências da temática em questão publicadas nos últimos 10 (dez) anos. Resultados: a amostra incluiu 19 artigos, sendo 16 internacionais e 3 nacionais com diversas abordagens metodológicas e contextos investigativos. Os dados foram organizados conforme as categorias: influência da mídia social na imagem corporal (15 artigos) e intervenções educativas sobre essa temática (4 artigos). Conclusão: a mídia social tem contribuído para o aumento da pressão corporal. Além disso, a internalização da mídia está relacionada com a insatisfação da imagem corporal entre adolescentes do sexo feminino. Conclui-se que existe uma grande demanda por intervenções sobre imagem corporal e influência da mídia social para adolescentes. Consequentemente, há uma necessidade de ações educativas que abordam o uso de mídias sociais e preocupações com a imagem corporal entre meninas adolescentes para prevenir e minimizar danos potenciais à saúde.
Downloads
Referências
ANDREW, Rachel; TIGGEMANN, Marika; CLARK, Levina. Predictors and Health-Related outcomes of positive body image in adolescent girls: A prospective study. Developmental Psychology, vol. 52, no. 3, p. 463–474, 2016. https://doi.org/10.1037/dev0000095.
BORNIOLI, Anna; LEWIS-SMITH, Helena; SMITH, Andrew; SLATER, Amy; BRAY, Isabelle. Adolescent body dissatisfaction and disordered eating: Predictors of later risky health behaviours. Social Science and Medicine, vol. 238, 1 Oct. 2019. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2019.112458.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O Método Da Revisão Integrativa Nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade, vol. 5, no. 11, p. 121, 2011. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220.
DAKANALIS, Antonios; CARRÀ, Giuseppe; CALOGERO, Rachel; FIDA, Roberta; CLERICI, Massimo; ZANETTI, Maria Assunta; RIVA, Giuseppe. The developmental effects of media-ideal internalization and self-objectification processes on adolescents’ negative body-feelings, dietary restraint, and binge eating. European Child and Adolescent Psychiatry, vol. 24, no. 8, p. 997–1010, 2015. https://doi.org/10.1007/s00787-014-0649-1.
DE OLIVEIRA, Michelle Rodrigues; MACHADO, Jacqueline Simone de Almeida. The unsustainable weight of self-image: (re)presentations in the spectacle society. Ciencia e Saude Coletiva, vol. 26, no. 7, p. 2663–2672, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.08782021.
GOLAN, Moria; HAGAY, Noaa; TAMIR, Snait. The effect of “in favor of myself”: Preventive program to enhance positive self and body image among adolescents. PLoS ONE, vol. 8, no. 11, p. 1–9, 2013. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0078223.
GORDON, Chloe S; JARMAN, Hannah K; RODGERS, Rachel F; MCLEAN, Siân A; SLATER, Amy; FULLER-TYSZKIEWICZ, Matthew; PAXTON, Susan J. Outcomes of a Cluster Randomized Controlled Trial of the SoMe Social Media Literacy Program for Improving Body Image-Related Outcomes in Adolescent Boys and Girls. Nutrients, vol. 13, no. 11, Oct. 2021. https://doi.org/10.3390/nu13113825.
JANKAUSKIENE, Rasa; BACEVICIENE, Migle. Media Pressures, Internalization of Appearance Ideals and Disordered Eating among Adolescent Girls and Boys: Testing the Moderating Role of Body Appreciation. Nutrients, vol. 14, no. 11, p. 4–15, 2022. https://doi.org/10.3390/nu14112227.
KAEWPRADUB, Natthakarn; KIATRUNGRIT, Komsan; HONGSANGUANSRI, Sirichai; PAVASUTHIPAISIT, Chosita. Association among Internet Usage, Body Image and Eating Behaviors of Secondary School Students. Shanghai Archives of Psychiatry, vol. 29, no. 4, p. 208–217, 2017. https://doi.org/10.11919/j.issn.1002-0829.216092.
KWON, Sohyeon; KIM, Rockli; LEE, Jong Tae; KIM, Jinho; SONG, Sunmi; KIM, Seongcheol; OH, Hannah. Association of Smartphone Use with Body Image Distortion and Weight Loss Behaviors in Korean Adolescents. JAMA Network Open, vol. 5, no. 5, p. E2213237, 2022. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2022.13237.
LIRA, Ariana Galhardi; GANEN, Aline de Piano; LODI, Aline Sinhorini; ALVARENGA, Marle dos Santos. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. J. bras. psiquiatr, vol. 66, no. 3, p. 164–171, 2017. DOI 10.1590/0047-2085000000166. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852017000300164.
MCLEAN, Siân A.; PAXTON, Susan J.; WERTHEIM, Eleanor H. Does Media Literacy Mitigate Risk for Reduced Body Satisfaction Following Exposure to Thin-Ideal Media? Journal of Youth and Adolescence, vol. 45, no. 8, p. 1678–1695, 2016. https://doi.org/10.1007/s10964-016-0440-3.
MCLEAN, Siân A.; PAXTON, Susan J.; WERTHEIM, Eleanor H. Mediators of the relationship between media literacy and body dissatisfaction in early adolescent girls: Implications for prevention. Body Image, vol. 10, no. 3, p. 282–289, 2013. DOI 10.1016/j.bodyim.2013.01.009. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.bodyim.2013.01.009.
OZIER, Amy D.; HENRY, Beverly W.; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION. Position of the American Dietetic Association: nutrition intervention in the treatment of eating disorders. Journal of the American Dietetic Association, vol. 111, no. 8, p. 1236–1241, 2011. https://doi.org/10.1016/j.jada.2011.06.016.
PAGE, Matthew J.; MCKENZIE, Joanne E.; BOSSUYT, Patrick M.; BOUTRON, Isabelle; HOFFMANN, Tammy C.; MULROW, Cynthia D.; SHAMSEER, Larissa; TETZLAFF, Jennifer M.; AKL, Elie A.; BRENNAN, Sue E.; CHOU, Roger; GLANVILLE, Julie; GRIMSHAW, Jeremy M.; HRÓBJARTSSON, Asbjørn; LALU, Manoj M.; LI, Tianjing; LODER, Elizabeth W.; MAYO-WILSON, Evan; MCDONALD, Steve; … MOHER, David. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ, vol. 372, 2021. https://doi.org/10.1136/bmj.n71.
PAPAGEORGIOU, Alana; FISHER, Colleen; CROSS, Donna. “Why don’t I look like her?” How adolescent girls view social media and its connection to body image. BMC Women’s Health, vol. 22, no. 1, p. 1–13, 2022. DOI 10.1186/s12905-022-01845-4. Available at: https://doi.org/10.1186/s12905-022-01845-4.
PIRAN, Niva. New possibilities in the prevention of eating disorders: The introduction of positive body image measures. Body Image, vol. 14, p. 146–157, 2015. DOI 10.1016/j.bodyim.2015.03.008. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.bodyim.2015.03.008.
POLESSO, Iohanna Aparecida Scherzer Cabral Dias; MACHADO, Carla Carolina Batista. A influência das mídias sociais no desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes, adultos jovens e adultos: uma revisão integrativa da literatura. 2022. 15 f. Monografia (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2022.
SÆLE, Ove Olsen; SÆTHER, Ida Kathrine; VIIG, Nina Grieg. The Ideal Body: A Social Construct? Reflections on Body Pressure and Body Ideal Among Students in Upper Secondary School. Frontiers in Sports and Active Living, vol. 3, no. October, p. 1–11, 2021. https://doi.org/10.3389/fspor.2021.727502.
SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SILVA, Maria Lídia de Abreu; TAQUETTE, Stella Regina; COUTINHO, Evandro Silva Freire. Senses of body image in adolescents in elementary school. Revista de Saude Publica, vol. 48, no. 3, p. 438–444, 2014. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048005083.
SOUZA, Marcela Tavares; SILVA, Michelly Dias; CARVALHO, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, vol. 8, no. 1, 2010. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134.
SUNDGOT-BORGEN, Christine; FRIBORG, Oddgeir; KOLLE, Elin; TORSTVEIT, Monica K.; SUNDGOT-BORGEN, Jorunn; ENGEN, Kethe M.E.; ROSENVINGE, Jan H.; PETTERSEN, Gunn; BRATLAND-SANDA, Solfrid. Does the Healthy Body Image program improve lifestyle habits among high school students? A randomized controlled trial with 12-month follow-up. Journal of International Medical Research, vol. 48, no. 3, 2019. https://doi.org/10.1177/0300060519889453.
THOMPSON, Carmen; RUSSELL-MAYHEW, Shelly; SARACENI, Reana. Evaluating the Effects of a Peer-Support Model: Reducing Negative Body Esteem and Disordered Eating Attitudes and Behaviours in Grade Eight Girls. Eating Disorders, vol. 20, no. 2, p. 113–126, 2012. https://doi.org/10.1080/10640266.2012.653946.
TIGGEMANN, Marika; SLATER, Amy. NetGirls: The Internet, Facebook, and body image concern in adolescent girls. International Journal of Eating Disorders, vol. 46, no. 6, p. 630–633, Sep. 2013. DOI 10.1002/eat.22141. Available at: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/eat.22141.
UNESCO. Padrões de Competência em TIC para Professores. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012846.pdf >. Acesso em: 26 jan. 2023.
YANG, Hwajin; WANG, Joy Jiaqi; TNG, Germaine Y.Q.; YANG, Sujin. Effects of social media and smartphone use on body esteem in female adolescents: Testing a cognitive and affective model. Children, vol. 7, no. 9, 2020. https://doi.org/10.3390/children7090148.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.