ASSESSORIA EM MARKETING POR INTERMÉDIO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2846Palavras-chave:
Assessoria, Marketing, ExecutivoResumo
O estudo possui objetivo geral de identificar como as práticas de Secretariado Executivo podem contribuir para a assessoria de Marketing na área de prestação de serviços. Visto que o secretário executivo apresenta diversas competências, e com a evolução da profissão mudou certos paradigmas, tornou-se relevante a sua área de atuação dentro da empresa. Com a mudança na profissão ao longo dos anos, percebe-se que o profissional adquiriu mais habilidades e responsabilidades, buscando assim novos conhecimentos contínuos para o seu desempenho. É capacitado para desenvolver atividades em grupos, bem como, gerir processos e pessoas nos mais diversos campos de atuação, tanto em uma organização pública ou privada. Esse profissional é uma conexão no ambiente interno e externo de uma empresa. A assessoria em marketing torna-se uma das opções profissionais, com o intuito de instruir o melhor caminho, principalmente aos micro e pequenos empreendedores. Desta forma pode desenvolver a assessoria na área de marketing, observando e sugerindo novas ideias para que a empresa desenvolva um marketing de qualidade. Este perfil se torna uma peça fundamental nas organizações. O estudo utilizou-se de uma abordagem qualitativa, com característica descritiva, as coletas dos dados ocorreram em forma de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. A estratégia delimitou um estudo de caso com uma empreendedora da área de estética, a fim de assessorá-la na gestão do seu marketing. Assim, sugere-se que a estética adote o marketing societal e marketing de pós-venda.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer No CES/CNE 0102, de 11 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais ao curso de Secretariado Executivo.
BERNARDEZ, Gustavo. Marketing para pequenas empresas – dicas para sobrevivência e crescimento do seu negócio. Blumenau: Impressão Nova Letra, 2005.
CHASTON, Ian. Excelência em marketing – Como gerenciar o processo de marketing um melhor desempenho organizacional. Tradução Kátia Aparecida Roque; revisão técnica Saul FaingausBekin. – São Paulo: Makron, Books, 1992.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. – 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta Dirceu da Silva. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.
DIAS, Sergio R. (org.). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232 p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias costa. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
GEM, 2016. Global Entrepreneurship Monitor 2016. Disponível em <http://www.sebrae.com.br> Acesso em 08/07/2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOOLEY, Graham J. Posicionamento competitivo / Graham J. Holey& John Saunders; tradução Luiz Liske; revisão técnica Arão Sapiro. – São Paulo: MAKRON Books. 1996.
HASHIMOTO, Marcos. Qual o seu perfil empreendedor. Disponível em: < http://revistapegn.globo.com.> Acesso em 25 de junho de 2017.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Tradução Ailton Bomfim Brandão – 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Excelência em Atendimento ao Cliente – Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2012.
NONATO JUNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.
OLIVEIRA, Saulo Alberto de. Brevíssimo Tratado Conceitual da Assessoria: Para entender o secretariado. Guarapuava: Gráfica Ideal, 2011.
Portal do Empreendedor – MEI. O que ocorre com a pessoa que estiver enquadrada na lei do MEI e estourar o faturamento de 60 mil anual. Disponível em:<http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/12-quero-crescer-nao-sou-mais-mei-e-agora/12.1-o-que-ocorre-com-a-pessoa-que-estiver-enquadrada-na-lei-do-mei-e-estourar-o-faturamento-de-60-mil-anual> Acesso em 13 de setembro de 2017.
SEBRAE. Conheça características importantes para o comportamento empreendedor, 2016. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-caracteristicas-importantes-para-o-comportamento-empreendedor> Acesso em 24 de junho de 2017.
SEBRAE. Perfil do microempreendedor individual no Brasil, 2014. Disponível em<http://blog.pr.sebrae.com.br/empreendedorismo/perfil-do-microempreendedor-individual-no-brasil> Acesso em 08 de julho de 2017.
SOUZA, ROSANE O. C. de. Estratégias de Marketing de relacionamento: o caso da Ideal Uniformes. Toledo, 2010.Disponível em: http://secretariadounioeste.com. Acesso em 22 de junho de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.