MONITORIA ACADÊMICA REMOTA EM FISIOLOGIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2853

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino remoto

Resumo

A atividade de monitoria acadêmica é importante para os estudantes e principalmente para o monitor, uma vez que possibilita troca de saberes de forma crítica e novas habilidades no processo ensino-aprendizagem. Objetivou-se relatar a experiência de monitoria acadêmica do componente curricular Sistemas de Controle Homeostáticos e Alostáticos (Fisiologia Humana) da Universidade Federal do Sul da Bahia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da monitoria de um componente curricular ofertado remotamente. A monitoria possibilitou o desenvolvimento de habilidades a partir da vivência de experiências relacionadas à docência com apoio de uma professora. A monitoria foi muito bem avaliada pelos alunos e pela monitora, reforçando a importância deste processo no período da graduação nas instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Michele Cristina Maia

Mestra em Ciências e Tecnologia Ambiental. Enfermeira. Graduanda de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia. Membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde da UFSB.

Grasiely Faccin Borges

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra, Portugal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) e Programa de Pós-Graduação em Educação Física da  UESB/UESC.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei do Sistema Universitário-nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília: MEC, 1968.

BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional.Seção 5, Art. 84.Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

CORVELONI, Bárbara Pires et al. Anatomia Humana: influência da monitoria acadêmica no desempenho dos discentes de Fisioterapia. IJHE-Interdisciplinary Journal of Health Education, v. 6, n. 2, 2021.

FERNANDES, Nayara Cavalcante et al. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência. Revista mineira de enfermagem, v. 19, n. 2, p. 238-245, 2015.

FONSECA, Yago Soares; BORGES, Grasiely Faccin. Desafios da monitoria remota em bases morfofuncionais da saúde: um relato de experiência. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 10, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAMAD, Sara Mohammed Sami et al. “To teach is to learn twice” Added value of peer learning among medical students during COVID-19 Pandemic. MedEdPublish, v. 9, 2020.

MANGANELLI, Luciane Aparecida Gonçalves; BORGES, Grasiely Faccin. Componente curricular oficina de textos acadêmicos-artigo: um relato de experiência de monitoria. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 7, 2021.

NUNES, J. T. et al. Teaching-learning process on the performance of monitoring activities: an experience report. Journal of Nursing, v. 8, n. 3, p. 4165-4169, 2014.

SILVA, L. B. G.; BOCCHI, M.; SANCHEZ, H. M.; SILVA, L. F. G.; FERNANDES, E. V. Monitoria acadêmica remota: percepção de aprendizagem em anatomia humana durante a pandemia do COVID-19. EDUCERE – Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 1, p. 200-214. 2022

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Resolução do Consuni nº 08/2019. Itabuna: Universidade Federal do Sul da Bahia, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Plano de Aula e Ementa do Componente Curricular Sistemas de Controle Homeostáticos e Alostáticos. Itabuna: UFSB, 2022.

Publicado

08/03/2023

Como Citar

Maia, M. C., & Faccin Borges, G. . (2023). MONITORIA ACADÊMICA REMOTA EM FISIOLOGIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432853. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2853