MONITORIA ACADÊMICA REMOTA EM FISIOLOGIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2853Palavras-chave:
Monitoria, Ensino remotoResumo
A atividade de monitoria acadêmica é importante para os estudantes e principalmente para o monitor, uma vez que possibilita troca de saberes de forma crítica e novas habilidades no processo ensino-aprendizagem. Objetivou-se relatar a experiência de monitoria acadêmica do componente curricular Sistemas de Controle Homeostáticos e Alostáticos (Fisiologia Humana) da Universidade Federal do Sul da Bahia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da monitoria de um componente curricular ofertado remotamente. A monitoria possibilitou o desenvolvimento de habilidades a partir da vivência de experiências relacionadas à docência com apoio de uma professora. A monitoria foi muito bem avaliada pelos alunos e pela monitora, reforçando a importância deste processo no período da graduação nas instituições de ensino superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei do Sistema Universitário-nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília: MEC, 1968.
BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional.Seção 5, Art. 84.Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
CORVELONI, Bárbara Pires et al. Anatomia Humana: influência da monitoria acadêmica no desempenho dos discentes de Fisioterapia. IJHE-Interdisciplinary Journal of Health Education, v. 6, n. 2, 2021.
FERNANDES, Nayara Cavalcante et al. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência. Revista mineira de enfermagem, v. 19, n. 2, p. 238-245, 2015.
FONSECA, Yago Soares; BORGES, Grasiely Faccin. Desafios da monitoria remota em bases morfofuncionais da saúde: um relato de experiência. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 10, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAMAD, Sara Mohammed Sami et al. “To teach is to learn twice” Added value of peer learning among medical students during COVID-19 Pandemic. MedEdPublish, v. 9, 2020.
MANGANELLI, Luciane Aparecida Gonçalves; BORGES, Grasiely Faccin. Componente curricular oficina de textos acadêmicos-artigo: um relato de experiência de monitoria. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 7, 2021.
NUNES, J. T. et al. Teaching-learning process on the performance of monitoring activities: an experience report. Journal of Nursing, v. 8, n. 3, p. 4165-4169, 2014.
SILVA, L. B. G.; BOCCHI, M.; SANCHEZ, H. M.; SILVA, L. F. G.; FERNANDES, E. V. Monitoria acadêmica remota: percepção de aprendizagem em anatomia humana durante a pandemia do COVID-19. EDUCERE – Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 1, p. 200-214. 2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Resolução do Consuni nº 08/2019. Itabuna: Universidade Federal do Sul da Bahia, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Plano de Aula e Ementa do Componente Curricular Sistemas de Controle Homeostáticos e Alostáticos. Itabuna: UFSB, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.