TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER: PROTOCOLO DO SCOPING REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2876

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Saúde da Mulher. Atenção Primária à Saúde.

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver um protocolo de revisão de escopo para mapear e identificar as tecnologias cuidativos-educacionais utilizadas na Atenção Básica de Saúde (APS) na assistência à saúde da mulher. Trata-se da construção de um protocolo, registrado no Open Science Framework guiada pelas recomendações do JBI Institute Reviewer’s Manual, orientada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Realizou-se uma busca inicial nas bases de dados de descritores nacional (DeCS) e internacional (MeSH), bem como nas bases MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e literatura cinzenta. Para a seleção e avaliação inicial dos estudos será utilizado o software Rayyan para gerenciamento da coleta e seleção de estudos será realizada por dois revisores de forma independente e um revisor para resolver possíveis divergências. Os resultados serão apresentados em fluxograma, destacando o processo de busca e inclusão/exclusão das publicações seguidos da elaboração de quadros e figuras ilustrativas com os achados advindos da revisão e o relatório final da revisão nortear-se-á pelo PRISMA-ScR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rafaela Amaro Januário

Graduanda em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), integrante do grupo de pesquisa LATICS.

Alessandra Emilly Pinto de Assis

 Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP).

Ana Clara de Sousa Calvalcanti

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP) integrante do grupo de pesquisa LATICS.

Layane Ruth Ruth Jeremias Almeida

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP).

Cicera Renata Diniz Vieira Silva

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade Federal de Campina Grande.

Maria Berenice Gomes Nascimento

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela FMABC. Docente da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

BITTENCOURT, M. et al. A experiência de se elaborar uma tecnologia cuidativo- educacional à luz da Teoria das Transições. Rev. Enferm. UFSM. v.12, p 1-12, 2022.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (PNAISM). Brasília - DF, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde. Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. Brasília-DF, 2016.

CORREIA, D. S. O desafio da atenção integral à saúde das mulheres com enfoque de gênero:

uma ação de extensão universitária. Development Braz. J. of Develop.Curitiba, v. 5 , n. 12, p. 28681-28688, 2019. Disponível em:

https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5146/4698.Acesso em: 06 dez. 2022.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Atenção primária à saúde. Brasília (DF);

PETERS, M. D. J. et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth 2020; 18:2119-26.

SANTANA, T. D. B. Avanços e desafios da concretização da política nacional da saúde da mulher: uma revisão de literatura. Aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 17, n. 61, p. 135-141, 2019. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/6012/pdf

. Acesso em: 06 dez. 2022.

SILVA, N. V. D. et al. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoçãodo aleitamento materno: revisão integrative da literature. Rev. Ciênc. saúde colet. 24 (2), Fev 2019. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/csc/a/RG9dKm34fMFyLFXpQswv7Rv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 dez 2022.

TEIXEIRA, E. et al., Tecnologia educacional sobre cuidados no pós-parto: construção e validação. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 30, n. 2, p. 1-10, abr./jun. 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/89a2/3b16778df9c4e3da31c89167e2db0dafdee7.pdf.Acesso em: 07 dez. 2022

TRICCO, A. C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals Of Internal Medicine, [S.L.], v. 169, n. 7, p. 467-473, 2 out. 2018. American College of Physicians. http://dx.doi.org/10.7326/m18-0850.

UNA-SUS, Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da mulher. Teresina, 2020.

Publicado

13/03/2023

Como Citar

Amaro Januário, R., Pinto de Assis, A. E., de Sousa Calvalcanti, A. C., Ruth Jeremias Almeida, L. R., Diniz Vieira Silva, C. R., & Gomes Nascimento, M. B. (2023). TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER: PROTOCOLO DO SCOPING REVIEW. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432876. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2876