AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2982Palavras-chave:
Aprendizagem em educação físicaResumo
O artigo presente ressalta sobre métodos diferentes para avaliar alunos. Partindo-se de tal posicionamento, o objetivo geral é organizar uma proposta de formação docente consoante a importância da avaliação da aprendizagem no contexto escolar nas aulas de Educação Física. Os objetivos específicos permeiam em fornecer uma proposta concreta de formação docente sobre a importância da avaliação da aprendizagem no contexto escolar para os professores de Educação física da instituição Unifametro, destacando as funções de avaliação de aprendizagem do aluno e descrevendo a realidade dos professores e suas experiências avaliativas ao uso de métodos de avaliação da aprendizagem. Optou-se pela metodologia quantitativa, com emprego de um questionário estruturado com perguntas fechadas. Diante disso, sinalizamos que o estudo direcionado à prática compreende os principais fatores da avaliação vinculada ao conteúdo. Por (re) pensar na prática, observou-se que é conciso avaliar os alunos e distinguir este componente avaliativo. Assim, pode-se ampliar a visão sobre determinados fatores para que os professores utilizem métodos diferentes para avaliar seus alunos. Concluiu-se que a avaliação na Educação Física é de grande importância, pois contribui para a o progresso do ensino, coerente sistematização de um procedimento responsável de ensino-aprendizagem, sendo eficaz para o desenvolvimento do aluno.
Downloads
Referências
DARIDO, S. C. (2007). Para ensinar educação física. Papirus Editora.
GONZÁLES, F. J & Fensterseifer, P. E. (2009). Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de formação RBCE, 1(1), 44-57.
GRAY, D. E. (2016). Pesquisa no mundo real. Penso Editora.
LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática: teoria da instrução e do ensino. Cortez.
LIBÂNEO, J. C. (1998). Congressos, encontros, seminários de educação: espaços de desenvolvimento profissional ou mercado de entusiasmo. Revista de Educação da AEC, 27(109).
LUCKESI, C. C. (2002). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez.
NEWMAN, JR, Anderson, NJ, Bennion, H., Bowes, MJ, Carvalho, L., Dawson, FH, ... & Winder, J. (2005). Eutrofização em rios: uma perspectiva ecológica. Lancaster: Centro de Ecologia e Hidrologia .
OLIVEIRA, A. U. D. (2001). A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária. Estudos avançados, 15(43), 185-206.
OLIVEIRA, V. L., Pimentel, D & Vieira, M. J. (2010). O uso do termo de consentimento livre e esclarecido na prática médica. Revista Bioética, 18(3), 705-724.
PILETTI, N. (1999). Estrutura e funcionamento do ensino fundamental: atualizado de acordo com a nova LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
SARES, T.A (1992). Efeitos do tamanho da escola sobre o desempenho e a habilidade educacional.
SANT'ANA, R. D. S. (2014). Construção de um instrumento para avaliar as competências gerenciais de coordenadores de cursos de graduação. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Biblioteca de Teses e Dissertações.
VENÂNCIO, L, & Neto, L. S. (2019). A relação com o saber em uma perspectiva (auto) biográfica na Educação Física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, 4(11), 729-750.
VIANNA, H. M. (2000). Avaliação educacional. IBRASA.
WIEGEL, H., Boas, I., & Warner, J. (2019). Uma perspectiva de mobilidades sobre a migração no contexto da mudança ambiental. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change , 10 (6), e610.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.