A SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3628Palavras-chave:
Saúde mental, CriançasResumo
A pandemia da Covid-19 não ameaçou somente a saúde física da população, mas também a saúde mental, em especial, das crianças. Objetivo: o objetivo do presente trabalho foi discutir sobre a saúde mental das crianças durante a pandemia da Covid-19 no intuito de traçar estratégias que minimizem o impacto advindo desse cenário pandêmico. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura utilizando as bases de dados Scielo e LILACS, no qual foram incluídos artigos completos, publicados entre 2020 e 2023, indexados no idioma português e inglês. Resultados e discussão: foram encontrados 151 artigos, sendo que após aplicação dos critérios de elegibilidade, 14 foram incluídos na revisão. Os principais sintomas relacionados à saúde mental manifestados pelas crianças durante o período pandêmico foram a depressão, a ansiedade, o estresse, o medo e a diminuição da interação social. Além disso, observou-se um aumento do tempo de tela, o que pode trazer inúmeros prejuízos. A pandemia da Covid-19 impactou de forma negativa na saúde mental das crianças. Conclusão: é necessário que sejam executadas estratégias de enfrentamento para minimizar os efeitos negativos, tais como suporte psicológico, a criação de ambientes saudáveis para prática de atividades física, lazer, acolhimento das famílias, no intuito de promover a saúde desse público em seu significado mais amplo.
Downloads
Referências
- ALMEIDA, Isabelle, et al. Social isolation and its impact on child and adolescent development: a systematic review. Revista Paulista de Pediatria, órgão oficial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, v.40, p.e2020385, 4 de Outubro de 2021. Disponível em: doi: 10.1590/1984-0462/2022/40/2020385. Acesso em: 20 de Junho de 2023.
- LINDSAY ,Rosie, et al. COVID-19 and children 's mental health. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v.70, n.2, p.87-88, Abril-Junho, 2021. Disponível em: 70. 10.1590/0047-2085000000330. Acesso em 15 de Junho de 2023.
- CARNEIRO, Amanda, et al. A influência do isolamento social devido à covid-19 na saúde mental do público infantil. Revista Baiana de Saúde Pública, Bahia, v. 45, n. 1, p. 217-217, janeiro/março de 2021. Disponível em: DOI: 10.22278/2318-2660.2021.v45.n1.a3336. Acesso em: 23 de Junho de 2023.
- MALLMANN, Manoela, et al. Impacts of the COVID-19 pandemic on children's mental health. Estudos de psicologia, Natal , v. 25, n. 4, p. 449-459, outubro/dezembro de 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200044. Acesso em: 27 de Junho de 2023.
- AYDOGDU, Ana Luiza. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa/ Children’s mental health during the pandemic caused by the new coronavírus: integrative review/ Salud mental de los niños durante la pandemia causada por el nuevo coronavirus: revisión integradora. Journal Health NPEPS, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4891. Acesso em: 23 de Junho de 2023.
- Oliveira PM, Alexandre IC, Florencio SS, Lima FE. A saúde infantil frente ao fechamento de escolas na Pandemia de Covid-19. Enferm Foco. 2022;13: e-202231ESP1. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2022.v13.e-202231ESP1. Acesso em: 24 de Maio de 2023.
- ARIAS MOLINA, Jordani et al. Transtornos psiquiátricos em adolescentes durante a situação epidemiológica causada pelo COVID-19. Multimed , Granma, v. 25, não. 3, e2146, jun. 2021 . Disponível em <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-48182021000300006&lng=es&nrm=iso>. Acessado em 23 Junho de 2023.
- SANTOS, L. C.; PINHEIRO, T. J. S.; ANDRADE, T. I. X. de; SOUSA, P. H. A.; BRAGA, P. P.; ROMANO, M. C. C. Impactos psicossociais do isolamento social por covid-19 em crianças, adolescentes e jovens: scoping review. Revista de Enfermagem da UFSM, [S. l.], v. 11, p. e73, 2021. DOI: 10.5902/2179769265407. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/65407. Acesso em: 23 jun. 2023.
- BILAR, Júlia Araújo et al . THE MENTAL HEALTH OF CHILDREN DURING THE COVID-19 PANDEMIC: AN INTEGRATIVE REVIEW. Reme : Rev. Min. Enferm., Belo Horizonte , v. 26, e-1450, 2022 . Disponível em <http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622022000100404&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 jun. 2023. Epub 05-Set-2022. http://dx.doi.org/10.35699/2316-9389.2022.37693.
- LINHARES, Maria, et al. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, 2020. Disponível em: 37. 10.1590/1982-0275202037e200089. Acesso em: 23 de junho de 2023.
- SARAIVA, Joana, et al. Crise de saúde mental em crianças e adolescentes: Os malefícios ocultos da COVID-19. Nascer e crescer - Birth and growth medical revista, Porto, Portugal, v. 31, n. 3, 2022. DOI: 10.25753/BirthGrowthMJ.v31.i3.27606. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/253-259. Acesso em: 23 de junho 2023.
- GONZAGA, Diana, et al. Impact of the covid-19 pandemic on screen time of children and adolescents. Nascer e Crescer. 31. 293-303. DÓI: 10.25753/BirthGrowthMJ.v31.i3.27823. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/27823. Acesso em: 14 de junho de 2023.
- SILVÉRIO, Anna, et al. Toxic stress on a pediatric population during the COVID-19 pandemic. Revista paulista de pediatria: órgão oficial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, 41, e2021399, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2021399. Acesso em: 23 de junho de 2023.
- FLORÊNCIO, Junior, et al. , A. dos S. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–2, 2020. DOI: 10.12820/rbafs.25e0115. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14263. Acesso em: 23 de junho 2023.
- Sanchez-Martin JR, Cardas J, Ahedo L, Fano E, Echebarria A, Azpiroz A. Social behavior, cortisol, and sIgA levels in preschool children. J Psychosom Res. 2001;50:221–227.
- Koss KJ, Hostinar CE, Donzella B, Gunnar MR. Social deprivation and the HPA axis in early development. Psychoneuroendocrinology. 2014;50:1–13.
- Danese A, Moffitt TE, Harrington H, Milne BJ, Polanczyk G, Pariante CM, et al. Adverse childhood experiences and adult risk factors for age-related disease: depression, inflammation, and clustering of metabolic risk markers. ArchPediatrAdolesc Med. 2009;163:1135–1143.
- Kovacs VA, Starc G, Brandes M, Kaj M, Blagus R, Leskošek B, et al. Physical activity, screen time and the COVID-19 school closures in Europe – An observational study in 10 countries, European Journal of Sport Science. 2021;22(7):1094-1103. https://doi.org /10.1080/17461391.2021.1897166.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.