ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3749

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Ensino

Resumo

Este trabalho apresenta relatos e reflexões nascidas no período de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação, do Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), focando nas vivências junto a turmas de Ensino Técnico do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM). A metodologia foi composta por três momentos: (i) Observação, momento propício para tomar conhecimento do ambiente de sala de aula; (ii) Coparticipação, etapa que permite o auxílio e a integração gradual às atividades planejadas e desenvolvidas pelo professor titular da disciplina; e (iii) Regência de classe, quando o estagiário assume as atividades da disciplina, desde o planejamento até a avaliação. A partir da metodologia, foi diagnosticada a existência de dois grupos de docentes: um com aulas totalmente analógicas e outro com aulas parcialmente digitais. Os recursos digitais empregados partiram dessa realidade, levando em conta as possibilidades de infraestrutura e ferramentas disponíveis. Por fim, a possibilidade de uma cultura digital é problematizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Thiago Saymon Alves de Freitas

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

  • Daniel do Nascimento Ramos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

  • Isaías de Brito Santos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Marcus Fernando da Gama Lima

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM –NESCOA/UEA.

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra –FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto –SEDUC, Amazonas.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

CORREIA, Lyvia P.; MAURI, Fernando; ZANON, Thiarla X. D.-C. Estágio Supervisionado II: Contribuições para formação docente. VI SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática, realizado de 27 a 30 de agosto de 2014. Cachoeiro de Itapemirim: IFES, 2014.

COSTA, Rogério. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.

FELÍCIO, Helena M. S.; OLIVEIRA, Ronaldo A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, Ueudison A.; ROCHA, Joelden R. A.; SANTOS, Sonia L.; SILVA, Elizabete R. Formação de professores: currículo, cultura e desempenho. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023a.

GUIMARÃES, Ueudison A.; ROQUE, Silvania M.; DIAS, Sigla S.; ELIA, Sandramar V. A. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação para a formação docente. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023b.

LARAIA, Roque. Cultura: um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

NOGUEIRA, Valéria G.; BARBOSA, Luiz S. O. Estágio Supervisionado em Computação: tecnologia, ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 3, 2023.

OLVEIRA, Welliton S. et al. Vivências no Estágio Supervisionado em Computação no Ensino Médio: um relato de experiências. Revista Foco: Interdisciplinary Studies, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 01-14, 2023.

PIMENTA, Selma G. Estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Caderno de Pesquisa, n. 94, p. 58-73, ago. 1995.

SANTOS, Maciel G.; FERREIRA, Graziele S. Uma experiência de Estágio Supervisionado sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Anais da IV EIEMAT: Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática: Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas, realizado de 06 a 08 de agosto de 2014. Santa Maria: UFSM, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

31/07/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DIGITAL. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483749. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3749