ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E DESAFIOS PARA UMA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3749Palavras-chave:
Ferramentas digitais, EnsinoResumo
Este trabalho apresenta relatos e reflexões nascidas no período de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação, do Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), focando nas vivências junto a turmas de Ensino Técnico do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM). A metodologia foi composta por três momentos: (i) Observação, momento propício para tomar conhecimento do ambiente de sala de aula; (ii) Coparticipação, etapa que permite o auxílio e a integração gradual às atividades planejadas e desenvolvidas pelo professor titular da disciplina; e (iii) Regência de classe, quando o estagiário assume as atividades da disciplina, desde o planejamento até a avaliação. A partir da metodologia, foi diagnosticada a existência de dois grupos de docentes: um com aulas totalmente analógicas e outro com aulas parcialmente digitais. Os recursos digitais empregados partiram dessa realidade, levando em conta as possibilidades de infraestrutura e ferramentas disponíveis. Por fim, a possibilidade de uma cultura digital é problematizada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
CORREIA, Lyvia P.; MAURI, Fernando; ZANON, Thiarla X. D.-C. Estágio Supervisionado II: Contribuições para formação docente. VI SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática, realizado de 27 a 30 de agosto de 2014. Cachoeiro de Itapemirim: IFES, 2014.
COSTA, Rogério. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.
FELÍCIO, Helena M. S.; OLIVEIRA, Ronaldo A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUIMARÃES, Ueudison A.; ROCHA, Joelden R. A.; SANTOS, Sonia L.; SILVA, Elizabete R. Formação de professores: currículo, cultura e desempenho. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023a.
GUIMARÃES, Ueudison A.; ROQUE, Silvania M.; DIAS, Sigla S.; ELIA, Sandramar V. A. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação para a formação docente. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023b.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
NOGUEIRA, Valéria G.; BARBOSA, Luiz S. O. Estágio Supervisionado em Computação: tecnologia, ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 3, 2023.
OLVEIRA, Welliton S. et al. Vivências no Estágio Supervisionado em Computação no Ensino Médio: um relato de experiências. Revista Foco: Interdisciplinary Studies, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 01-14, 2023.
PIMENTA, Selma G. Estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Caderno de Pesquisa, n. 94, p. 58-73, ago. 1995.
SANTOS, Maciel G.; FERREIRA, Graziele S. Uma experiência de Estágio Supervisionado sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Anais da IV EIEMAT: Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática: Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas, realizado de 06 a 08 de agosto de 2014. Santa Maria: UFSM, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.