O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: MARCOS HISTÓRICOS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ENSINO REGULAR

Autores

  • Joceline Arlene Gouveia Rocha Barreto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3752

Palavras-chave:

Marco histórico, Inclusão, Educação regular, Pessoa com deficiência

Resumo

Este artigo, busca apresentar uma discussão sobre como se dá o processo de inclusão escolar no Brasil, abordando sobre os marcos históricos, avanços na educação inclusiva no ensino regular. Espero, neste trabalho acadêmico, contribuir para a discussão sobre a importância de iniciativas educacionais que visam a luta por uma sociedade justa e igualitária a todos os sujeitos, independente de suas particularidades, e assim, possam ser reconhecidos como cidadãos de bens e direitos. Entende-se que inclusão é o processo de incluir em todos os âmbitos deste ensino regular, independentemente de raça, cor, etnia etc. É de suma importância este acesso ao conhecimento e aprendizagem, pois todos os sujeitos têm direito a uma educação de qualidade. Observar-se-á que o ensino ofertado aos alunos com deficiência ainda é visto como um paradigma na sociedade a qual estes indivíduos estão inseridos.

. Falta de instrutura, de profissionais qualificados e recursos financeiros ainda são tidos como fatores de grande dificuldade para o desenvolvimento deste ensino e também, estes alunos são vistos como pessoas incapazes de adquirir conhecimentos e de se desenvolver.

 

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Biografia Autor

Joceline Arlene Gouveia Rocha Barreto

Pós-graduanda em Libras pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). Licenciada em Pedagogia pela Universidade cidade de São Paulo (UNICID). Licenciada em Letras Libras pela Universidade Uniasselvi cidade Santa Catarina.

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Publicado

02/08/2023

Como Citar

Arlene Gouveia Rocha Barreto, J. (2023). O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: MARCOS HISTÓRICOS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ENSINO REGULAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483752. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3752

Edição

Secção

ARTIGOS

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