EXPERIENCIAS VIVIDAS EN LA PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN INFORMÁTICA I: EL USO DE LA GAMIFICACIÓN COMO ESTRATEGIA DE ALFABETIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3757

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Computador

Resumo

Este artigo tem como o objetivo principal apresentar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Computação I, do curso de Licenciatura em Computação, do núcleo de Ensino Superior de Careiro – NESCAC, da Universidade do Estado Amazonas (UEA), realizado no Centro Educacional João Lobo, na turma multisseriada 4ª e 5ª fase da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A metodologia foi realizada da seguinte forma: observação, coparticipação, o plano de ação, desenvolvido a partir da problemática encontrada durante as duas primeiras etapas e por último, a regência, aplicação que fora avaliada pelo docente titular.  Para a proposta didática buscou-se utilizar a gamificação adaptativa, que atendia a realidade tecnológica da escola, a pluralidade de pessoas do público da EJA e as formas de aprendizagens da turma, visando engajar os discentes e dinamizar as aulas, incentivando-os a uma imersão profunda ao processo de alfabetização. Dessa forma, foi elaborado um jogo do dado, cujo tabuleiro foi criado manualmente e ampliado ao tamanho da sala para que os estudantes fossem as peças móveis que avançam as casas, estas, identificadas com as letras do alfabeto, de forma sequencial. Como parte das regras, várias casas possuíam surpresas que direcionavam as duplas a um quiz elaborado no PowerPoint sobre sílabas e formação de palavras dissílabas, servindo como ponto de partida para a construção ativa do processo de aquisição das habilidades da alfabetização.

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Biografias do Autor

  • Suziane de Souza Mariano

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no  Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM – NESCAC/UEA.

  • Matheus Nascimento da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM – NESCAC/UEA.

  • Kaio Carvalho da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM – NESCAC/UEA

  • Ester Salgado do Nascimento

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM – NESCAC/UEA.

  • Leornado Leite da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM – NESCAC/UEA

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pós-graduada em Psicopedagogia pela faculdade Táhirih, Amazonas, Brasil. Pedagoga na Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM).

Referências

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Publicado

09/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

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Como Citar

EXPERIENCIAS VIVIDAS EN LA PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN INFORMÁTICA I: EL USO DE LA GAMIFICACIÓN COMO ESTRATEGIA DE ALFABETIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS (EJA). (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483757. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3757