EXPERIENCIAS VIVIDAS EN LA PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN INFORMÁTICA I: EL USO DE LA GAMIFICACIÓN COMO ESTRATEGIA DE ALFABETIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3757Palavras-chave:
Estágio supervisionado, ComputadorResumo
Este artigo tem como o objetivo principal apresentar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Computação I, do curso de Licenciatura em Computação, do núcleo de Ensino Superior de Careiro – NESCAC, da Universidade do Estado Amazonas (UEA), realizado no Centro Educacional João Lobo, na turma multisseriada 4ª e 5ª fase da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A metodologia foi realizada da seguinte forma: observação, coparticipação, o plano de ação, desenvolvido a partir da problemática encontrada durante as duas primeiras etapas e por último, a regência, aplicação que fora avaliada pelo docente titular. Para a proposta didática buscou-se utilizar a gamificação adaptativa, que atendia a realidade tecnológica da escola, a pluralidade de pessoas do público da EJA e as formas de aprendizagens da turma, visando engajar os discentes e dinamizar as aulas, incentivando-os a uma imersão profunda ao processo de alfabetização. Dessa forma, foi elaborado um jogo do dado, cujo tabuleiro foi criado manualmente e ampliado ao tamanho da sala para que os estudantes fossem as peças móveis que avançam as casas, estas, identificadas com as letras do alfabeto, de forma sequencial. Como parte das regras, várias casas possuíam surpresas que direcionavam as duplas a um quiz elaborado no PowerPoint sobre sílabas e formação de palavras dissílabas, servindo como ponto de partida para a construção ativa do processo de aquisição das habilidades da alfabetização.
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Referências
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