REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3781Palavras-chave:
Estágio, Realidade aumentada, EnsinoResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado em uma escola estadual do interior do Amazonas durante o estágio supervisionado obrigatório aos cursos de licenciatura. Visto que proporciona ao graduando seu primeiro contato entre aluno-professor, por meio da observação, coparticipação e regência, proporcionando aos licenciados em computação vivenciar a dinâmica do trabalho docente, utilizando as tecnologias de informática na educação, relacionado teoria e prática. No primeiro momento foi realizada a observação das aulas ministradas pelo professor supervisor, para a identificação do assunto que os alunos tivessem dificuldades, para assim apresentar um plano de aula para o professor, tendo como material metodológico a tecnologia. Assim, foi concluído que os alunos tinham poucas aulas práticas, no entanto, seria uma ótima oportunidade para aplicar Realidade Aumentada para o ensino do conteúdo da Anatomia Humana, permitindo aos discentes uma aula atrativa e engajada. Conclui-se que a tecnologia trabalhada ao fim do Estágio Supervisionado II possibilita diversas formas para uma grande extensão no ensino, podendo atrair a atenção dos alunos e assim tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazeroso.
Downloads
Referências
AGÊNCIA PRIMEIRA PÁGINA. APP Realidade Aumentada. Versão 1.0. – Disponível: http://agenciaprimeirapagina.com.br/index.php/realidade-aumentada/. Acessado em: 12/03/2023 às 00:13:28.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995. p. 19.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília, 1996.
FREITAS, E. M.; KAUFFMANN, C. The Importance of Supervised Internship in Undergraduate Education. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, p. 449-455, 2021.
KIRNER, C.; KIRNER, T. G.; GARBIN, T. R.; DAINESE, C. A. Livro de realidade aumentada para crianças portadoras de necessidades especiais (LIRA-ESPEC). 2007.
Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/100.pdf. Acesso em: 05. julh. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2017, p. 23.
SCHNEIDER, M. The Benefits of Technology in the Classroom. EdTech Magazine. Disponível em: https://www.edtechmagazine.com/k12/article/2018/10/benefits-technology-classroom. Acesso em: 05 de jun. de 2023.
UEA. Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Curso de Licenciatura em Computação 2018 – Apêndices A, p. 76. Resolução CNE/CP 2. Itacoatiara, 2018.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.