O USO DA TECNOLOGIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3887

Palavras-chave:

Educação matemática, Ensino

Resumo

A tecnologia tem avançado cada vez mais e ocupado o espaço educacional. O presente estudo possibilita uma pesquisa e investigação referentes ao ensino da matemática, apresentando características e atitudes em que os estudantes passam a ter um conhecimento concreto, buscando entendimento através das suas experimentações, envolvendo assuntos que estão no cotidiano, como a geometria plana, o lúdico e as tecnologias que podem ser aplicadas no ensino, a exemplo do aplicativo GeoGebra. O estudo tem por objetivo apresentar de forma simples e sucinta a importância do ensino da geometria e o uso da tecnologia e ludicidade, facilitando o entendimento e o aprendizado dos alunos nas aulas de matemática. A pesquisa qualitativa foi realizada com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de um colégio que fica na cidade de Campo Formoso-BA. A experiência vivenciada e a dinâmica proposta em sala de aula mostrou que os alunos apresentavam poucas dificuldades em compreender os conteúdos ministrados. Esse projeto proporcionou aos alunos um crescimento significativo, apresentando a ludicidade e tecnologias que chegaram para somar e aperfeiçoar na aprendizagem dos educandos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Janderson Ribeiro dos Santos

    Professor de Matemática do Ensino Fundamental I e II, mestre em ciências da educação e doutorando em ciências da educação pela ENBER UNIVERSITY.

  • Maria Regiane Souza Bonfim

    Professora de Matemática.

Referências

BATISTA, K. A. C. O uso de Materiais Lúdicos e Tecnológicos no ensino da geometria plana e espacial. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE. Versão online. Volume 1. 2016.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 17. ed. São Paulo: Gente, 2004.

DE BOVI, R. C. A. O SOFTWARE GEOGEBRA APLICADO AO ESTUDO DOS TRIÂNGULOS. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. Cadernos PDE. Versão online. Volume 1. 2013.

FREIRE, R. S.; CUNHA, A. R. O.; MAXIMIANO, R. C. P. MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Comunicação científica. ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul – Brasil. 2013.

FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014.

ISOTANI, S. Desenvolvimento de ferramentas no IGEON. Utilizando a geometria dinâmica no ensino presencial e a distância. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. 2005.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2011.

MISKULIN, R. G. S. As Possibilidades Didático-Pedagógicas de Ambientes Computacionais na Formação Colaborativa de Professores de Matemática. In: FIORENTINI, Dário (org.). Formação de Professores de Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 217-248.

NETO, J. F. B; FONSECA, F. S. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V. 11 Nº 1, julho, 2013.

LIBÂNEO, José Carls. Organização e Gestão escolar: Teoria e Prática. 5. ED. Goiana: Alternativa, 2007.

WIKIPÉDIA – GeoGebra < http://pt.wikipedia.org/wiki/Geogebra>, acesso em 21 de agosto. 2018.

Publicado

26/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

O USO DA TECNOLOGIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483887. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3887