O USO DA TECNOLOGIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3887Palavras-chave:
Educação matemática, EnsinoResumo
A tecnologia tem avançado cada vez mais e ocupado o espaço educacional. O presente estudo possibilita uma pesquisa e investigação referentes ao ensino da matemática, apresentando características e atitudes em que os estudantes passam a ter um conhecimento concreto, buscando entendimento através das suas experimentações, envolvendo assuntos que estão no cotidiano, como a geometria plana, o lúdico e as tecnologias que podem ser aplicadas no ensino, a exemplo do aplicativo GeoGebra. O estudo tem por objetivo apresentar de forma simples e sucinta a importância do ensino da geometria e o uso da tecnologia e ludicidade, facilitando o entendimento e o aprendizado dos alunos nas aulas de matemática. A pesquisa qualitativa foi realizada com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de um colégio que fica na cidade de Campo Formoso-BA. A experiência vivenciada e a dinâmica proposta em sala de aula mostrou que os alunos apresentavam poucas dificuldades em compreender os conteúdos ministrados. Esse projeto proporcionou aos alunos um crescimento significativo, apresentando a ludicidade e tecnologias que chegaram para somar e aperfeiçoar na aprendizagem dos educandos.
Downloads
Referências
BATISTA, K. A. C. O uso de Materiais Lúdicos e Tecnológicos no ensino da geometria plana e espacial. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE. Versão online. Volume 1. 2016.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 17. ed. São Paulo: Gente, 2004.
DE BOVI, R. C. A. O SOFTWARE GEOGEBRA APLICADO AO ESTUDO DOS TRIÂNGULOS. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. Cadernos PDE. Versão online. Volume 1. 2013.
FREIRE, R. S.; CUNHA, A. R. O.; MAXIMIANO, R. C. P. MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Comunicação científica. ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul – Brasil. 2013.
FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014.
ISOTANI, S. Desenvolvimento de ferramentas no IGEON. Utilizando a geometria dinâmica no ensino presencial e a distância. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. 2005.
MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2011.
MISKULIN, R. G. S. As Possibilidades Didático-Pedagógicas de Ambientes Computacionais na Formação Colaborativa de Professores de Matemática. In: FIORENTINI, Dário (org.). Formação de Professores de Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 217-248.
NETO, J. F. B; FONSECA, F. S. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V. 11 Nº 1, julho, 2013.
LIBÂNEO, José Carls. Organização e Gestão escolar: Teoria e Prática. 5. ED. Goiana: Alternativa, 2007.
WIKIPÉDIA – GeoGebra < http://pt.wikipedia.org/wiki/Geogebra>, acesso em 21 de agosto. 2018.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.