ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM e TDICs - OS DESAFIOS PARA O EDUCADOR DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3890

Palavras-chave:

Ensino, Educação Digital

Resumo

O presente trabalho pretende contribuir para a compreensão da dinâmica que a educação assume no contexto de consolidação das plataformas digitais ao discutir quais desafios para o educador digital, que podemos observar no atual contexto socioeducacional. Realiza debate sobre a incorporação das inovações tecnológicas na educação e seus impactos na relação ensino-aprendizagem e questiona de que forma a incorporação das tecnologias poderia auxiliar a comunidade educacional. Discute os desafios da educação digital na sociedade contemporânea e quais desafios os jovens podem encontrar ao usar a internet. O método utilizado foi a realização de pesquisa exploratória bibliográfica e qualitativa na plataforma eletrônica e cooperativa de periódicos científicos - SciELO, levando em consideração fatores de inclusão (educação digital, inclusão digital, TDICs e sociedade digital) e a abordagem do tema. A partir da sistematização dos argumentos apresentados, corrobora o papel das TDICs nas atividades de aprendizagem e faz alerta sobre protagonismo das tecnologias nas relações ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marco Antonio Silvany

Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrando em Educação pela Uneatlantico. 

Fernando Seixas Pereira

Graduado em Ciências Contábeis e Licenciado em História. Pós-graduado em Finanças Corporativas.

Carina Aparecida Antunes

Licenciada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestra em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela mesma Instituição. Assistente Social do Cefet/RJ UnED Angra dos Reis.

Flávia Letícia dos Santos Uchôa

Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - UEPB. Pós-graduada em Língua Portuguesa - Português e Literatura – Faveni. Professora da rede privada e municipal de Paulo Afonso - BA.

Dalziane Barbosa de Sousa

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Digital.

Referências

ARAÚJO, Thiago Cássio D'Ávila. Tecnologias educacionais e o direito à educação. Jus.com.br. 2012. Disponível em https://jus.com.br/artigos/22819/tecnologias-educacionais-e-o-direito-a-educacao. Acesso em 26 jun. 2022.

BORGES, Dayse Socorro Ribeiro. Tecnologias Digitais na Educação: o perfil de professor esperado para o século XXI. 2021. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597437. Acesso em: 20 jun de 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021. 70 p.: il.

CRISTÓVÃO, Ana Maria et al. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270039, 2022.

CROCHIK, José Leon. O computador no ensino e a limitação da consciência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014.

GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Educ@r – a (r)evolução digital na educação. Saraiva Educação SA, 2017, 158 p.

GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2003.

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; CHAGAS, Gleison José do Nascimento. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 67–94, jan. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/YCTSyKmxjY4FQcDZRWZXxLc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jun de 2022.

MORAN, José; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. 173 p.

MORCHE, Fernanda; BRIGO, Guilherme Pereira. O Acesso às Tecnologias nas Escolas Públicas do Brasil: algumas considerações iniciais. Salão do Conhecimento, v. 8, n. 8, 2022.

MORETTO, Inara Machado; DAMETTO, Jarbas. Desafios Educacionais da Era Digital: adversidades e possibilidades do uso da tecnologia na prática docente. PERSPECTIVA, Erechim. v. 42, n.160, p. 77-87, 2018. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/160_736.pdf Acesso em 16 jun 2022.

MUNARIM, Iracema. As Tecnologias Digitais Nas Escolas Do Campo: contextos, desafios e possibilidades. Tese Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014 . 184 p. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/129546/327574.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 01 Abr. 2023.

NEVES, Thiago Tavares; DAS CHAGAS LEMOS, Elizama. Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância. Comunicação & Educação, v. 25, n. 1, p. 18-30, 2020.

PARCIANELLO, Leudemila; KONZAN, Paulo Cezar. Docência no ensino superior: o uso das novas tecnologias na formação de professores na licenciatura. (SD) Disponível em: https://docplayer.com.br/83979577-Docencia-no-ensino-superior-o-uso-das-novas-tecnologias-na-formacao-de-professores-na-licenciatura.html. Acesso em 18 out 2022.

SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. Práticas Pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

SEVILLA, Héctor; TARASOW, Fabio; LUNA, Marisol. Educar en la era digital - docencia, tecnología y aprendizaje. Editorial Pandora, México, 2017, p. 203. Disponível em: http://www. pent. org. ar/extras/micrositios/libro-educar/educar_en_la_era_digital. pdf. Acesso em 31 Jul. 2023.

SOFFNER, Renato. Tecnologia e educação: um diálogo Freire–Papert. Revista Tópicos Educacionais, v. 19, n. 1, p. 147-162, 2013.

Publicado

28/08/2023

Como Citar

Silvany, M. A., Pereira, F. S., Antunes, C. A., Uchôa, F. L. dos S., & Sousa, D. B. de. (2023). ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM e TDICs - OS DESAFIOS PARA O EDUCADOR DIGITAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483890. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3890

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias