NEUROPEDAGOGIA E NEURODIDÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4886Palavras-chave:
Neuropedagogia. Desenvolvimento Cognitivo. Aprendizagem.Resumo
A neuropedagogia é uma área que se dedica ao estudo das relações entre o cérebro, o desenvolvimento humano e a aprendizagem. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, a neuropedagogia busca entender como o cérebro processa informações e como isso pode afetar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste estudo é compreender a importância da neuropedagogia e da neurodática na identificação precoce de transtornos que afetam o desenvolvimento cognitivo e escolar de crianças e adolescentes, com foco no diagnóstico e intervenção. Um dos principais objetivos da neuropedagogia é identificar e intervir precocemente em transtornos que possam afetar o desenvolvimento cognitivo e escolar de crianças e adolescentes. A metodologia foi a revisão de literatura descritiva, realizada nas bases de dados multidisciplinares e nas bases específicas da área da saúde e farmácia. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), ferramenta Google Acadêmico. Esta publicação procura definir os pressupostos teóricos da neuropedagogia. Esta é a primeira e essencial etapa do processo de investigação, uma vez que a literatura científica carece deste panorama científico da realidade, a partir do qual os pedagogos seriam capazes de conceber a investigação pedagógica e neurobiológica.
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