JOGO DE DOMINÓ COMO ALTERNATIVA DE ENSINO NA ABORDAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4924

Palavras-chave:

Educação Matemática, Quatro operações, Alternativas de ensino

Resumo

O estudo da matemática, por meio da alternativa de ensino através dos jogos, é de suma importância para o desenvolvimento do aluno. Além de proporcionar um ambiente de ensino e a aprendizagem, o aluno é capaz de desenvolver maior interesse pela matemática. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração do jogo do dominó como alternativa de ensino para a abordagem das quatro operações fundamentais. O levantamento de dados constituiu na aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para 20 participantes da pesquisa do 6° ano do Ensino Fundamental de uma rede pública, do Município de Moju-PA, com o propósito de averiguar o conhecimento prévio sobre a temática. Com os dados coletados, foi perceptível que a maioria, (52%) dos participantes, possuíam algum tipo de dificuldade em relação à temática. Portanto, por meio da pesquisa realizada, pôde ser executada com êxito a alternativa de ensino, a fim de facilitar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações fundamentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Tharlon Oliveira dos Reis

    Universidade do Estado do Pará (Uepa).

  • Eusom Passos Lima

    Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Referências

ARAÚJO; Gemma Lucia Dubac de et al. Oficina brincar e educar: jogos matemáticos. Universidade Federal de Viçosa, DMA-UFV, Viçosa – MG, 2009.

BESSA, K. P. Dificuldades de aprendizagem em matemática na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: fev. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Introdução, Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRENELLI, Rosely Palermo. O Jogo como espaço de pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BRITO, Leonardo Lira de; FARIAS Elionora Ramos. O uso de dominó como recurso didático para o ensino das quatro operações fundamentais: uma experiência com alunos do 6° ano no museu vivo de ciência. In: II CONEDU, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID585_18082015210457.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.

CARDOSO, Valdinei Cezar. A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 21, n. 33, 31 ago. 2021. Disponível em: https://educacaopublicacecierj.edu.br/artigos/21/33/a-utilizacao-do-dominó-como-recurso-para-o-ensino-das-quatro-operacoes-para-uma-turma-osextoanodoensinofundamental. Acesso em: 10 jan. 2023.

CUNHA, Jussileno Souza; SILVA, José Adegerson Victor. A importância das atividades lúdicas no ensino da matemática. In: III EIEMAT, agosto de 2012. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Cunha_Jussileno. Acesso em: 05 abr. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

LIMA, E. L. Sobre o ensino da matemática. Revista do Professor de Matemática, n. 28, 1995.

LUZ, Jair Martins da; SOUSA, Rogério Pereira de; MELO, Ramásio Ferreira de. Lúdico na educação básica: o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem. In: VII ENALIC, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2018/443-53562-30112018-083432.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

MOREIRA, J. C. A. Os jogos no ensino da matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas series finais do Ensino Fundamental. 2014. 64f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Goiás, Jussara, 2014.

NEGRINE Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil 1994.

PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorrenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3° ano do ensino médico. Rev. Princípia, João Pessoa, 2018. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p105-119

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

Publicado

13/04/2024

Como Citar

JOGO DE DOMINÓ COMO ALTERNATIVA DE ENSINO NA ABORDAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e544924. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4924