A IMPORTÂNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.503Palavras-chave:
impacto das transformações socioeconômicas trazidas pela criaçãoResumo
Com o propósito de estudar o impacto das transformações socioeconômicas trazidas pela criação e expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, este artigo tem por objetivo estabelecer uma análise acerca das mudanças que a presença das escolas técnicas federais tem provocado nos municípios do estado de São Paulo em termos de ampliação dos níveis de renda per capita da população. A metodologia adotada na pesquisa foi quantitativa e empírica, baseada na realização de um teste de diferença de médias, de um teste de hipóteses e de uma análise de regressão que permite a quantificação e inferência das variáveis utilizadas e a posterior análise dos dados correlatos. Os resultados observados dizem respeito à constatação de que a presença de Institutos Federais não está diretamente associada às alterações nos patamares de PIB per capita da população. Já os resultados concernentes à variável de controle de renda formal são significantes e fornecem evidências de que a sua presença em alguns municípios do estado de São Paulo está correlacionada às mudanças nos níveis de renda formal média da população local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.