ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E TRATAMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO OPOSITIVO-DESAFIADOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5408

Palavras-chave:

Adolescente. Criança. Transtorno Desafiador Opositor. Tratamento.

Resumo

O Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é um distúrbio comportamental caracterizado por um padrão recorrente de comportamento desobediente, hostil e desafiante em crianças e adolescentes. Objetivo: Esta revisão bibliográfica visa explorar as estratégias de intervenção e tratamento para crianças e adolescentes com TOD. Métodos: A revisão foi conduzida através de uma busca sistemática na literatura científica publicada entre 2009 e 2024, nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus e Scielo. Critérios de inclusão: estudos originais e revisões em inglês, português ou espanhol, focados em estratégias de intervenção e tratamento para crianças e adolescentes com TOD. Resultados e Discussão: Diversas abordagens terapêuticas e interventivas que demonstram eficácia na redução dos sintomas do transtorno e na promoção do desenvolvimento saudável dos jovens afetados. Os resultados desta revisão estão organizados em quatro principais categorias: terapias comportamentais, intervenções familiares, abordagens escolares e tratamentos farmacológicos. Conclusão: Estudos futuros devem continuar a explorar a eficácia de novas intervenções e a adaptação cultural das estratégias existentes para assegurar que todas as crianças e adolescentes com TOD recebam o suporte necessário para um desenvolvimento saudável e bem-sucedido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Thayna Peres Costa

Acadêmica de Medicina.

Railene Alves de Oliveira

Acadêmica de Medicina.

Michel Roberto Publitz Semkiw

Acadêmico de Medicina.

Stephanie Cassiano de Oliveira Alves

Acadêmica de Medicina.

Cecilia Meyer Castilho Garcia

Acadêmica de Medicina.

Lana Régia Matias Soares

Acadêmica de Medicina.

Larissa Abussafi Miranda

Acadêmica de Medicina.

Beatriz de Castro Carvalho Coelho

Acadêmico de Medicina.

Cristiana Horta Galvão

Acadêmica de Medicina.

Referências

AGGARWAL, Arpit; MARWAHA, Raman. Oppositional Defiant Disorder. In: StatPearls [Internet]. StatPearls Publishing, 2022.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014.

ANBAR, Ran D.; ZAND, Nina. A New Approach to Patients With Oppositional Defiant Disorder. Clinical Pediatrics, p. 00099228231191465, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/00099228231191465

BRÆNDEN, Astrid et al. Neuropsychological mechanisms of social difficulties in disruptive mood dysregulation disorder versus oppositional defiant disorder. Child Neuropsychology, v. 30, n. 3, p. 402-424, 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/09297049.2023.2205632

BURKE, Jeffrey D.; ROWE, Richard; BOYLAN, Khrista. Functional outcomes of child and adolescent oppositional defiant disorder symptoms in young adult men. Journal of child psychology and psychiatry, v. 55, n. 3, p. 264-272, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/jcpp.12150

DEDOUSIS-WALLACE, Anna et al. Predictors and moderators two treatments of oppositional defiant disorder in children. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/15374416.2022.2127102

DOSE, Christina et al. Child-therapist and parent-therapist alliances and outcome in the treatment of children with oppositional defiant/conduct disorder. Psychotherapy Research, v. 33, n. 4, p. 468-481, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/10503307.2022.2138791

ESKANDER, Noha. The psychosocial outcome of conduct and oppositional defiant disorder in children with attention deficit hyperactivity disorder. Cureus, v. 12, n. 8, 2020. DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.9521

FOOLADVAND, Maryam et al. Parenting styles for children with oppositional defiant disorder: Scope review. Journal of education and health promotion, v. 10, n. 1, p. 21, 2021. DOI: https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_566_19

GHOSH, Abhishek; RAY, Anirban; BASU, Aniruddha. Oppositional defiant disorder: current insight. Psychology research and behavior management, p. 353-367, 2017. DOI: https://doi.org/10.2147/PRBM.S120582

HAWES, David J. et al. Oppositional defiant disorder. Nature Reviews Disease Primers, v. 9, n. 1, p. 31, 2023. DOI: https://doi.org/10.1038/s41572-023-00441-6

HUKKELBERG, Silje S.; OGDEN, Terje. Dimensionality of oppositional defiant disorder. Child and Adolescent Mental Health, v. 23, n. 2, p. 121-129, 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/camh.12248

KAUR, Mandeep; FLOYD, Augustus; BALTA, Ana-Maria. Oppositional defiant disorder: Evidence-based review of behavioral treatment programs. Annals of Clinical Psychiatry: Official Journal of the American Academy of Clinical Psychiatrists, v. 34, n. 1, p. 44-58, 2022. DOI: https://doi.org/10.12788/acp.0056

LIN, Xiuyun et al. A systematic review of multiple family factors associated with oppositional defiant disorder. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 17, p. 10866, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph191710866

LIU, Lu et al. Is emotional lability distinct from “angry/irritable mood,”“negative affect,” or other subdimensions of oppositional defiant disorder in children with ADHD?. Journal of attention disorders, v. 23, n. 8, p. 859-868, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054715624228

LOPEZ, Juan David; DANIELS, Whitney; JOSHI, Shashank V. Oppositional Defiant Disorder: Clinical Considerations and When to Worry. Pediatrics in review, v. 45, n. 3, p. 132-142, 2024. DOI: https://doi.org/10.1542/pir.2022-005922

MURATORI, Pietro et al. Exploring the efficacy of a mindfulness program for boys with attention-deficit hyperactivity disorder and oppositional defiant disorder. Journal of attention disorders, v. 25, n. 11, p. 1544-1553, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054720915256

PRINGSHEIM, Tamara et al. The pharmacological management of oppositional behaviour, conduct problems, and aggression in children and adolescents with attention-deficit hyperactivity disorder, oppositional defiant disorder, and conduct disorder: a systematic review and meta-analysis. Part 1: psychostimulants, alpha-2 agonists, and atomoxetine. The Canadian Journal of Psychiatry, v. 60, n. 2, p. 42-51, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/070674371506000202

RAJKUMAR, Ravi Philip. Antipsychotics in the management of disruptive behavior disorders in children and adolescents: An update and critical review. Biomedicines, v. 10, n. 11, p. 2818, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/biomedicines10112818

SAĞLAM, Ebru et al. The role of tryptophan metabolic pathway in children with attention deficit hyperactivity disorder with and without comorbid oppositional defiant disorder and conduct disorder. Psychiatry Research, v. 298, p. 113770, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2021.113770

ZASTROW, Brittany L.; MARTEL, Michelle M.; WIDIGER, Thomas A. Preschool oppositional defiant disorder: A disorder of negative affect, surgency, and disagreeableness. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, v. 47, n. 6, p. 967-977, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/15374416.2016.1225504

Publicado

30/06/2024

Como Citar

Peres Costa, T., Alves de Oliveira , R., Publitz Semkiw, M. R., de Oliveira Alves , S. C., Meyer Castilho Garcia, C., Matias Soares , L. R., … Horta Galvão, C. (2024). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E TRATAMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO OPOSITIVO-DESAFIADOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575408. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5408