ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA CLÍNICAS DENTÁRIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5511Palavras-chave:
Inteligência artificial, Marketing digital, Reputação on-lineResumo
O marketing em clínicas odontológicas evoluiu significativamente, adotando estratégias tradicionais e digitais para atrair e reter pacientes, melhorar a reputação e otimizar a experiência do usuário. Na era atual, a integração da tecnologia, especialmente da inteligência artificial (IA), revolucionou estas estratégias ao permitir uma comunicação mais personalizada e eficiente com os pacientes, facilitando também a segmentação precisa do público-alvo, a personalização de campanhas, a automatização de processos e análise preditiva de dados, essenciais para o sucesso competitivo de uma clínica odontológica. Avaliações e depoimentos de pacientes são poderosas ferramentas de marketing, que podem impulsionar ou dificultar o crescimento de uma clínica dependendo de sua gestão; Estratégias como monitorização ativa, respostas empáticas, incentivo a avaliações positivas e gestão proativa de crises são fundamentais para manter uma reputação positiva e construir a confiança dos pacientes. Objetivo: Analisar e discutir a aplicação de estratégias de marketing em clínicas odontológicas considerando o impacto da tecnologia digital e da Internet na evolução e eficácia dessas estratégias. Tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente de como o marketing pode transformar um consultório odontológico em uma empresa eficiente, capaz de atrair e fidelizar clientes, melhorar sua imagem corporativa e oferecer serviços de alta qualidade ao paciente, contribuindo assim para o sucesso financeiro e reputacional da clínica.
Downloads
Referências
Salazar NM, Sousa MC, Rosa TS, Lima EF, Ribeiro AL. Marketing digital na odontologia: realidade e desafios. Facit Business and Technology Journal. 2023;2(46):427-444. Disponible en: https://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/2511
De Freitas Camargos BS, De Oliveira Alves MC, De Amorim Carvalho T, Campos Machado F. A revolução tecnológica e os benefícios do marketing digital respaldados pela ética odontológica: revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development. 2021;10(12):1-7. Disponible en: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21622/19204 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21622
Braga Alves SB, Flores ID, Nascimento F. Uma breve revisäo narrativa sobre o marketing na odontologia. Scientia Generalis. 2022;3(2):248-256. Disponible en: https://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/456/359
Aparicio J. Herramientas y estrategias de marketing digital en las clínicas dentales de Huacho - 2018. ResearchGate 2019. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/344672879_Herramientas_y_estrategias_de_marketing_digital_en_las_clinicas_dentales_de_Huacho_-_2018
Gómez Mara S, García Perdomo HA. Una aproximación práctica al marketing digital en salud. Gaceta Médica Boliviana. 2023;46(2):103-107. Disponible en: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1012-29662023000200103&lng=es DOI: https://doi.org/10.47993/gmb.v46i2.649
Cuervo Sánchez CA. Efectos de la inteligencia artificial en las estrategias de marketing: revisión de la literatura. Revista internacional de Investigación en Comunicación. 2021;41:26-41. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7705935 DOI: https://doi.org/10.7263/adresic-024-02
Devang V, Chintan S, Gunjan T, Krupa R. Applications of artificial intelligence in marketing. Annals of the University Dunarea de Jos of Galati: 2019:25(1):28–36. Disponible en: https://www.researchgate.net/profile/Krupa_Rai/publication/337688280_Applications_of_Artificial_Intelligence_in_Marketing/links/5f0779bd4585155050986814/Applications-of-Artificial-Intelligence-in-Marketing.pdf DOI: https://doi.org/10.35219/eai158404094
Zúñiga F, Mora Poveda DA, Molina Mora DP. La importancia de la inteligencia artificial en las comunicaciones en los procesos marketing. Vivat Acad. 2023;19–39. Disponible en: https://doi.org/10.15178/va.2023.156.e1474 DOI: https://doi.org/10.15178/va.2023.156.e1474
Lozano-Torres BV, Toro-Espinoza MF, Calderón-Argoti DJ. El marketing digital: herramientas y tendencias actuales. Dominio De Las Ciencias, 2021;7(6):907–921. Disponible en: https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/2371
Jurado Rivera DA. Influencia del marketing en el mercado competitivo de la odontología. Revista científica Visión Odontológica. 2019;5(2):100-104. Disponible en: https://revistas.uandina.edu.pe:443/index.php/VisionOdontologica/article/view/69
Vafeiadis M. Message Interactivity and Source Credibility in Online Dental Practice Reviews: Responding to Reviews Triggers Positive Consumer Reactions Regardless of Review Valence. Health Communication. 2021;38(1):80–90. Disponible en: https://doi.org/10.1080/10410236.2021.1935538 DOI: https://doi.org/10.1080/10410236.2021.1935538
Kroon M, Park JS. Negative reviews online: an exploratory analysis of patient complaints about dental services in Western Australia. Aust Dent J. 2022;67(2):138-147. Disponible en: https://doi.org/10.1111/adj.12893 DOI: https://doi.org/10.1111/adj.12893
Comunicacion y presentacion medica y dental Como los consultorios dentales pueden aprovechar el marketing para el crecimiento empresarial. Fastercapital 2024. Disponible en: https://fastercapital.com/es/contenido/Comunicacion-y-presentacion-medica-y-dental--Como-los-consultorios-dentales-pueden-aprovechar-el-marketing-para-el-crecimiento-empresarial.
Montelongo SMG, González GIM. Influencia de los medios de comunicación en la decisión de acudir a la consulta odontológica. Revista Mexicana de Estomatología 2016;3:42–8. Disponible en: https://www.remexesto.com/index.php/remexesto/article/view/28/85
Gestión de la reputación en línea para dentistas: A Review. Fastercapital 2024. Disponible en: https://fastercapital.com/content/Dental-review--Online-Reputation-Management-for-Dentists--A-Review.html#Strategies-for-Building-a-Positive-Online-Presence
Rodríguez Anchundia LB, Delgado Delgado CA, Figueroa Suárez JA. Marketing odontológico del futuro. Vida y Salud [Internet]. 20 de septiembre de 2019;3(6):636-52. Disponible en: https://fundacionkoinonia.com.ve/ojs/index.php/saludyvida/article/view/335 DOI: https://doi.org/10.35381/s.v.v3i6.335
Bhandari M, Rodgers S. What does the brand say? Effects of brand feedback to negative eWOM on brand trust and purchase intentions. International Journal of Advertising, 2018:37(1):125-141.https://doi.org/10.1080/02650487.2017.1349030 DOI: https://doi.org/10.1080/02650487.2017.1349030
Yin D, Mitra S, Zhang H. Research note - When do consumers value positive vs. negative reviews? An empirical investigation of confirmation bias in online word of mouth. Inf Syst Res 2016;27:131–144. Disponible en: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2686218 DOI: https://doi.org/10.1287/isre.2015.0617
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.