DA ANTIGUIDADE AOS DIAS ATUAIS: DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5630

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Ensino. História.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar a história da Educação Especial e Inclusiva, para a compreensão desse processo histórico até chegarmos aos dias atuais, entendendo os avanços obtidos nessa área. Para tanto, a questão problematizadora dessa investigação se constitui em: Como se deu o processo histórico da Educação Especial e Inclusiva e quais avanços a educação teve nessa área? Metodologicamente a pesquisa em voga se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, de abordagem qualitativa e natureza básica. Para busca dos artigos utilizou-se a plataformas de busca “Google Acadêmico” com uso dos descritores “História and Educação Especial” e “História and Educação Inclusiva” para dar norte a pesquisa. A partir das buscas vários artigos foram encontrados. A investigação aqui discutida não se configura como um estado do conhecimento, é apenas uma narrativa bibliográfica sobre o tema história da Educação Especial e Inclusiva. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura e interpretação dos textos lidos e estudados. Os resultados evidenciam que na Idade Média as pessoas com deficiências eram excluídas da sociedade. Somente na idade Moderna se inicia um interesse da ciência e da medicina em relação à pessoa com deficiência. Ao longo do tempo foram criadas várias leis, decretos e documentos, além de políticas que defendem os direitos das pessoas com deficiência. Nos dias atuais existe um movimento de inclusão que acontece em escala global. Se refere a uma nova maneira de ver o estudante com necessidades especiais.

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Biografias Autor

Luzia Freitas Cordeiro

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Tópicos em Genética Moderna pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialização Lato Sensu em Metodologias Ativas para Docentes da Educação Básica (Modalidade a Distância), pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Pedagogia pela UNOPAR -Modalidade a Distância, Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia institucional Clínica e Educação Especial (Modalidade a Distância) pelo Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI. Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Santo Ângelo - RS. Professora Efetiva no município de Aragarças no estado de Goiás, Professora de Ciências no Centro Municipal de Ensino Fundamental Professor Jose Nogueira de Moraes na Cidade de Aragarças - GO.

Mayara Rossi

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professora da Educação Básica em cargo efetivo pelo governo do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). Pedagogo em caráter efetivo pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Elenice Ribeiro de Sousa

Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Pós-graduação Lato Senso em Metodologias Ativas pela Unifei - Itajuba e Psicopedagogia institucional Clínica e Educação Especial - FAVENI. Mestranda em Ensino Científico e Tecnológico pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Santo Ângelo, RS. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Aragarças -GO- CMEF Prof. José Nogueira de Moraes. Coordenadora pedagógica.

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Publicado

19/10/2024

Como Citar

Cordeiro, L. F., Rossi, M., & Sousa, E. R. de. (2024). DA ANTIGUIDADE AOS DIAS ATUAIS: DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105630. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5630