DA ANTIGUIDADE AOS DIAS ATUAIS: DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5630Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Inclusiva. Ensino. História.Resumo
O objetivo desse trabalho foi analisar a história da Educação Especial e Inclusiva, para a compreensão desse processo histórico até chegarmos aos dias atuais, entendendo os avanços obtidos nessa área. Para tanto, a questão problematizadora dessa investigação se constitui em: Como se deu o processo histórico da Educação Especial e Inclusiva e quais avanços a educação teve nessa área? Metodologicamente a pesquisa em voga se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, de abordagem qualitativa e natureza básica. Para busca dos artigos utilizou-se a plataformas de busca “Google Acadêmico” com uso dos descritores “História and Educação Especial” e “História and Educação Inclusiva” para dar norte a pesquisa. A partir das buscas vários artigos foram encontrados. A investigação aqui discutida não se configura como um estado do conhecimento, é apenas uma narrativa bibliográfica sobre o tema história da Educação Especial e Inclusiva. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura e interpretação dos textos lidos e estudados. Os resultados evidenciam que na Idade Média as pessoas com deficiências eram excluídas da sociedade. Somente na idade Moderna se inicia um interesse da ciência e da medicina em relação à pessoa com deficiência. Ao longo do tempo foram criadas várias leis, decretos e documentos, além de políticas que defendem os direitos das pessoas com deficiência. Nos dias atuais existe um movimento de inclusão que acontece em escala global. Se refere a uma nova maneira de ver o estudante com necessidades especiais.
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