ESTUDO DE CASO SOBRE A LIDERANÇA DE DAVI E MOISÉS: ESTRATÉGIAS PARA LÍDERES CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6714Palavras-chave:
Davi, Liderança, Moisés, NeuroscienciaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo de estratégias de liderança inspirado nas trajetórias de Davi e Moisés, com aplicação em gestores de ambientes organizacionais modernos. Adotou-se abordagem qualitativa, distribuída em três objetivos específicos: pesquisa bibliográfica, mapeando estudos clássicos e contemporâneos sobre liderança histórica e neurociência social; pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas em profundidade, e de um focus group presencial, envolvendo dez profissionais de perfis variados, independentemente de vínculo religioso e da elaboração de mapas mentais que sistematizaram visualmente os atributos emergentes, facilitando a identificação de relações entre conceitos e práticas. A sistematização dos resultados organizou-se em três blocos principais: no bloco da pesquisa bibliográfica destacaram-se os princípios de resiliência, propósito de liderança e tomada de decisão sob pressão; no bloco de entrevistas e focus group emergiram narrativas de empatia, adaptabilidade e contágio emocional, ilustradas por depoimentos sobre unificação de equipes e mobilização de seguidores; e no bloco dos mapas mentais evidenciou-se a interconexão entre resiliência, empatia, adaptabilidade, inteligência emocional e contágio emocional como fatores determinantes para o engajamento e a coesão de grupos.
Downloads
Referências
ABBASI, F.; MATIN, H. Z.; ABBASI, H. Identification of Leadership Components Based on Neuroscience. Industrial and Organizational Psychology Studies, v. 10, n. 1, p. 75-90, 2023. Disponível em: DOI:10.22055/JIOPS.2023.43266.1343.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. (Online)
BEN-HADOR, B.; LEBEL, U.; BEN-SHALOM, U. Learning how to lead from King David? On the gap between declared and real content in training. European Journal of Training and Development, v. 44, n. 4/5, p. 489-507, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2019-0173. DOI: https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2019-0173
BOSSONS, P.; RIDDELL, P.; SARTAIN, D. The Neuroscience of Leadership Coaching: Why the Tools and Techniques of Leadership Coaching Work. London: Bloomsbury Business, 2015. (Book).
BOUKARRAS, S.; FERRI, D.; FRISANCO, A.; FARNESE, M. L.; CONSIGLIO, C.; ALVINO, I.; BIANCHI, F.; D’ACUNTO, A.; BORGOGNI, L.; AGLIOTI, S. M. Bringing social interaction at the core of organizational neuroscience. Front. Psychol., v. 13, 16 nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1034454. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1034454
BRYMAN, A. Social Research Methods. 4. ed. New York: Oxford University Press, 2012.
CALVOSA, M. V. D.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. Revista Eletrônica de Administração, v. 29, n. 1, p. 224-260, 2023. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771
CHIN, T.; CAPUTO, F.; LIN, C.-L.; HU, F. Understanding cognitive differences across cultures: Integrating neuroscience and cultural psychology. Front. Psychol., v. 13, 27 sept. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1041734. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1041734
DAMANIK, D.; GEA, O.; SIALLAGAN, R. R.; SITEPU, R.; BERUTU, R. Moses and the Commands of God: The Role of Obedience to God's Commandments and Their Implications for the God’s People. Didache: Jurnal Teologi dan Pendidikan Kristen, v. 4, n. 1, p. 39-56, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.55076/didache.v4i1.72. DOI: https://doi.org/10.55076/didache.v4i1.72
DEBELAK, K.; PENGER, S.; GRAH, B. Leadership in an Ageing Society and the Brain: Applying Neuroscience to Leadership. ENTRENOVA - Enterprise Research Innovation, v. 8, n. 1, p. 64-77, 2022. Disponível em: DOI: 10.54820/entrenova-2022-0007. DOI: https://doi.org/10.54820/entrenova-2022-0007
FABRITIUS, F.; HAGEMANN, H. W. The Leading Brain: Powerful Science-Based Strategies for Achieving Peak Performance. New York: TarcherPerigee, 2017. (Book).
FIGUEIREDO, J. A. L.; NEVES, F. S. C.; CHIMENTI, P. C. P. S.; ABELHA, D. M. Uma década de pesquisas sobre liderança e seus efeitos na criatividade-inovação: uma revisão sistemática e narrativa da literatura. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 24, n. 1, p. 66-91, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i1.4151. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i1.4151
GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R. E.; MCKEE, A. Primal Leadership: Unleashing the Power of Emotional Intelligence. Boston: Harvard Business Review Press, 2013. (Book).
KRAMPITZ, J.; SEUBERT, C.; FURTNER, M.; GLASER, J. Self-leadership: A meta-analytic review of intervention effects on leaders' capacities. Journal of Leadership Studies, v. 15, n. 3, p. 21-35, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jls.21782. DOI: https://doi.org/10.1002/jls.21782
KÜÇÜN, N. T.; ALPTEKIN, H. D. Organizational neuroscience: A bibliometric analysis and systematic literature review. Istanbul Business Research, v. 52, n. 2, p. 251-277, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.26650/ibr.2023.52.980025. DOI: https://doi.org/10.26650/ibr.2023.52.980025
NUGROHO, T.; ERARI, A.; ADJI, S. S. The effects of leadership, competence, and organizational culture on employee performance mediated by employee satisfaction. Britain International of Humanities and Social Sciences (BIoHS) Journal, v. 3, n. 2, p. 332-346, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33258/biohs.v3i2.454. DOI: https://doi.org/10.33258/biohs.v3i2.454
NUR, E. M.; LUBIS, A. R.; TABRANI, M.; DJALIL, M. A. Effects of Leadership, Employee Engagement and Job Satisfaction on Employee Performance: An Empirical Study in Indonesia. Journal of Asian Finance, Economics and Business, v. 8, n. 6, p. 1129–1139, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.13106/jafeb.2021.vol8.no6.1129.
PALERMO, S. Giving behavior and social decision-making in the age of conscious capitalism: A case for neuroscience. Front. Psychol., v. 14, p. 1-7, 17 mar. 2023. Disponível em: DOI: 10.3389/fpsyg.2023.1073632. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1073632
RENZI, T. M. The Effect of Leadership Styles on Project Implementation. Open Journal of Leadership, v. 9, p. 198-213, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4236/ojl.2020.94012. DOI: https://doi.org/10.4236/ojl.2020.94012
SCHERMULY, C. C.; CREON, L.; KOCH, J. Leadership Styles and Psychological Empowerment: A Meta-Analysis. Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 29, n. 1, p. 73-95, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/15480518211067751. DOI: https://doi.org/10.1177/15480518211067751
SERTEL, G.; KARADAG, E.; ERGIN-KOCATÜRK, H. Effects of leadership on performance: A cross-cultural meta-analysis. International Journal of Cross-Cultural Management, v. 22, n. 1, p. 59–82, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/14705958221076404. DOI: https://doi.org/10.1177/14705958221076404
SKETCHWOW. Sketchwow: Mind Mapping Software (Versão 2.3.6). Disponível em: https://www.sketchwow.com.
SWINDOLL, C. Great lives David: A man of passion and destiny. Nashville: Thomas Nelson, 1997. (E-Book).
SWINDOLL, C. Great lives Moses: A Man of Selfless Dedication. Nashville: Thomas Nelson, 1999. (Book).
VERGARA, S. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 1998. (Book).
WILLIAMS, Janette S.; NOWACK, Kenneth M. Neuro¬science Hacks to Enhance Learning Agility in Leaders. Consulting Psychology Journal, v. 74, n. 3, p. 291–310, 2022. DOI: https://doi.org/10.1037/cpb0000231
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. (E-Book).
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.