ATENDIMENTO DE PACIENTE IDOSA COM CRISE HIPERTENSIVA: UMA EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DOS ATRIBUTOS NUCLEARES DA APS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6787Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Hipertensão arterial., Coordenação do cuidado. , Encaminhamento adequado. , Longitudinalidade.Resumo
O atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) representa um desafio que demanda organização e integração dos serviços para assegurar continuidade e integralidade no cuidado. Situações como crises hipertensivas requerem a aplicação prática dos princípios da APS, incluindo acesso ao primeiro contato, à coordenação, à longitudinalidade e à integralidade. Este relato de experiência aborda o atendimento de uma paciente idosa com crise hipertensiva grave, destacando estratégias para organizar o cuidado e encaminhamento adequados. Objetivo: Relatar a experiência no atendimento de paciente idosa em crise hipertensiva, analisando como a Atenção Primária à Saúde (APS) contribuiu para a coordenação, integralidade e continuidade do cuidado. Busca-se discutir a importância do encaminhamento adequado e do acompanhamento longitudinal para garantir segurança e eficácia no tratamento. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado no atendimento de uma paciente idosa. O manejo incluiu encaminhamento imediato à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), revisão da prescrição medicamentosa e planejamento para acompanhamento longitudinal. Resultados: A aplicação dos atributos nucleares da APS permitiu o cuidado eficaz da crise hipertensiva e organizou o cuidado a longo prazo. A coordenação entre UBS e UPA assegurou o encaminhamento oportuno; e o planejamento contribuiu para prevenir complicações. Destaca-se a necessidade de capacitação contínua dos profissionais para aprimorar a organização e integração do cuidado.
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