REFORMA DO ENSINO MÉDIO E REALIDADE DO SOME: A DISSONÂNCIA VIVIDA POR ESTUDANTES RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6855

Palavras-chave:

Amazônia., Educação no Campo, Ensino Médio., Sistema Modular de Ensino

Resumo

Apresenta-se as expectativas dos estudantes ribeirinhos do Sistema Modular de Ensino da Escola Álvaro Varges, no município de Igarapé-Miri no Pará, acerca da reforma do Ensino Médio instituída pela Lei nº 13.415/2017. A metodologia adota a pesquisa qualitativa, cujo levantamento bibliográfico de estudos utilizou o portal Google e Scielo Acadêmico e, após a seleção de artigos e estudos, procedeu-se a pesquisa de campo, com questionários e entrevistas junto aos estudantes do Sistema Modular de Ensino Médio. O Novo Ensino Médio no estado do Pará, trouxe mudanças na estrutura educacional do estado, inserido em um contexto nacional de reforma curricular do ensino médio, que buscou flexibilizar o ensino e torná-lo mais alinhado às necessidades e às exigências do mundo do trabalho. Entretanto, no espaço amazônico, na educação ribeirinha, a adaptação dessa política requer uma análise aprofundada das condições regionais. Como resultados a pesquisa aponta que apesar da valorização de algumas propostas da Reforma do Ensino Médio, como os Itinerários Formativos e o Projeto de Vida, persistem desafios estruturais e necessidade de maior diálogo sobre sua implantação. Observou-se que há um baixo nível de conhecimento entre os estudantes sobre as mudanças curriculares, os significados dos itinerários formativos e as novas diretrizes propostas pela legislação nacional, e persiste difusa a identidade do ensino médio. Os estudantes revelam uma mistura de expectativas e incertezas em relação às mudanças, expressam a preocupação com a viabilidade dessas propostas no contexto ribeirinho e a possibilidade de aumentar as desigualdades e exclusões no prosseguimento dos estudos.

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Biografia do Autor

  • Lina Gláucia Dantas Elias

    Doutora em Educação na Amazônia, docente da Universidade Federal do Pará, do Curso de Educação do Campo, no Campus Universitário de Abaetetuba. Integrante do Grupo de pesquisa GEPESEED e do grupo De BUBUIA na Amazônia - UFPA.

  • Alessandra Santos

    Discente concluinte do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará, e integrante do grupo de pesquisa GEPESEED.

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Publicado

24/10/2025

Como Citar

REFORMA DO ENSINO MÉDIO E REALIDADE DO SOME: A DISSONÂNCIA VIVIDA POR ESTUDANTES RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116855. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6855