PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

O artigo analisa a relevância da prática pedagógica eficaz no ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na mediação docente e na formação continuada na zona norte de Manaus/AM. O objetivo geral é compreender como a atuação docente influencia a qualidade da aprendizagem, identificando desafios e estratégias para o aprimoramento discente. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de abordagem mista (quanti-quali), do tipo estudo de caso múltiplo em duas escolas estaduais, fundamentada em autores como Vygotsky, Freire e Tardif. Os resultados revelam que, embora haja alinhamento à BNCC, persistem lacunas críticas na participação familiar (90%) e na interpretação textual dos alunos (90%). Conclui-se que a eficácia pedagógica reside na mediação reflexiva e no compromisso com a transformação social.

Biografia do Autor

Alessandra Tavares de Brito , SEDUC

Formada em Pedagogia, pós graduada em Gestão Educacional, mestra em Ciências da Educação.Atua na Secretaria de Educação do Amazonas.

Andréia Alves, SEDUC

Graduação pela Universidade do Norte - UNINORTE
Pós em Gestão di Currículo e Práticas Pedagógicas / Atendimento Educional Especializado AEE
Mestrado em Ciências da Educação/ UNINORTE - PARAGUAI

Adriany Bezerra Atem , UNINORTE - PARAGUAI

Graduação pela  Faculdade Martha Falcão. Pós em  Gestão de Currículo e Práticas Pedagógicas / Atendimento Educional Especializado AEE. Mestrado em Ciências da Educação/ UNINORTE - PARAGUAI.

Vanuza de Souza, UNINORTE-Paraguai

Graduação em Pedagogia pela UEA-Universidade do Estado do Amazonas. Pós em Gestão de Currículo e Práticas Pedagógicas (UEA). Mestrado: Ciências da Educação/ UNINORTE - PARAGUAI.

Suellen Santos Martins , UNINORTE - PARAGUAI

Graduaçãoem Pedagogia, Centro Universitário do Norte- UNINORTE
Pós em Psicopedagogia, Martha Falcão
Mestrado em Ciências da Educação/ UNINORTE - PARAGUAI

Elias Andrade Cortez, UNESP

Graduação pela UNAP – Peru.
Pós-graduação em Docência em Educação Superior – UNADES, Paraguai.
Especialização em Docência do Ensino Superior – Universidade Cândido Mendes, RJ, Brasil.
Mestrado em Ciências Biológicas – UNESP, SP, Brasil.
Doutorado em Ciências Biológicas – UNESP, SP, Brasil.

Maria das Graças Maciel de Oliveira , UNINORTE - PARAGUAI

Graduação em Pedagogia pela Nilton Lins 
Pós em Gestão de Currículo e Práticas Pedagógicas (UEA)
Mestrado em Ciências da Educação/ UNINORTE - PARAGUAI

Referências

AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). Portaria nº 351/2023-GS/SEDUC, de 27 de março de 2023. Estabelece normas e procedimentos para o processo de remoção de servidores do quadro permanente de magistério e administrativo da capital e do interior. Manaus: Seduc, 2023. Disponível em: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO AMAZONAS Acesso em: 20 out. 2025.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDAU, V. M. Didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000100015

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo. 4. ed. São Paulo: Nacional, 2012.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 10. ed. São Paulo: Ática, 2012.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2010.

GATTI, B. A. BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. Eed. São Paulo: Atlas, 2022.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2018.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A aprendizagem relevante e a educação na era digital. Porto Alegre: Penso, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

Como Citar

Tavares de Brito , A. ., Alves, A. ., Bezerra Atem , A. ., de Souza, V. ., Santos Martins , S. ., Andrade Cortez, E., & Maciel de Oliveira , M. das G. . (2026). PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 7(3), e737359. https://doi.org/10.47820/recima21.v7i3.7359