EDUCAÇÃO 5.0 – O CONECTIVISMO, A REVOLUÇÃO DIGITAL E O ENSINO A DISTÂNCIA. CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.197

Palavras-chave:

Ensino a distância, Ensino híbrido, Inovações educacionais, Internet na educação, Tecnologia educacional.

Resumo

Ao examinar a evolução do ensino mediado por tecnologias, descrevemos as fases do ensino a distância privilegiada pela evolução tecnológica. Questiona-se na construção deste trabalho, quais as perspectivas para o ensino híbrido associados a revolução digital. Que se faz, analisando a automação do processo educativo neste período da história, classificados em Educação 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, assim como, as perspectivas para a Educação 5.0. Ao discutir o conectivismo, a revolução digital e o ensino a distância, assim como as contribuições para o ensino híbrido, permitiram uma análise sobre o papel dos atores envolvidos neste processo, bem como as dinâmicas e os caminhos que doravante devem ser seguidos pelas instituições de ensino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica narrativa, que visam contribuir e proporcionar uma nova perspectiva sobre o tema estudado. Aponta-se nas conclusões, que o ensino híbrido, deve ocorrer utilizando-se das tecnologias disponíveis, norteado por estratégias de aprendizagem conectivista, com mecanismos que facilitem sua contextualização, caracterizadas por maior personalização aos estilos e aos ritmos individuais. A pesquisa indica a necessidade de novas discussões sobre o tema, repensando a visão pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, que podem transformar os sistemas educativos em ambientes mais humanos, colaborativos, sustentáveis e alinhados às necessidades da sociedade da informação e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enir da Silva Fonseca, UNILUS - Centro Universitário Lusíada

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Relações Internacionais do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Brasil, São Paulo. Professor para os Cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Downloads

Publicado

05/05/2021

Como Citar

da Silva Fonseca, E. (2021). EDUCAÇÃO 5.0 – O CONECTIVISMO, A REVOLUÇÃO DIGITAL E O ENSINO A DISTÂNCIA. CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO HÍBRIDO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24197. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.197