DO PENSAMENTO LÓGICO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: INTEGRAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NO CURRÍCULO DE TADS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6884

Palavras-chave:

Conectivismo, Aprendizagem Baseada em Problemas, Desenvolvimento de Sistemas, Metodologias Ativas

Resumo

Este artigo analisa a aplicação de uma abordagem pedagógica integrada e fundamentada no Conectivismo no curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A investigação, de natureza qualitativa, focou na observação das conexões de aprendizagem estabelecidas pelos alunos entre as disciplinas de Algoritmos e Lógica de Programação, Linguagem de Programação Estruturada e Tecnologias e Arquiteturas Disruptivas, no período de 2024 a 2025. A metodologia, orientada pelos princípios conectivistas, envolveu a aplicação de estratégias como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Sistemas (SDLC) em laboratórios de informática. Os resultados demonstram a eficácia da integração disciplinar, pois os alunos não apenas desenvolveram competências técnicas avançadas, utilizando ferramentas profissionais como Visual Studio e Arduino, mas também construíram redes de conhecimento que lhes permitiram transitar de forma articulada entre lógica algorítmica, programação estruturada e tecnologias disruptivas. A abordagem ainda promoveu o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de uma consciência crítica sobre o impacto social da tecnologia. A integração curricular e o uso de metodologias ativas mostrou-se essencial para formar tecnólogos completos e capacitados para os desafios e dinâmicas da era digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Enir da Silva Fonseca

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor para os Cursos de Administração e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada (UNILUS).

  • Gilmar Ferreira de Aquino Filho

    Doutor em ensino de ciências e matemática. Coordenador do Curso Superior em Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma (FATEC-PG). Professor na Faculdade de Tecnologia São Vicente, UNIP e UNILUS.

  • Domeiver Elias Santiago Verni

    Mestre em Educação. Coordenador dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada-UNILUS.

Referências

AMORIM, V. S.; ROCHA, W. F. Análise de Sistemas. Introdução ao Funcionamento de Sistemas. Ponta Grossa, PR, Atena Editora, 2024. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/870525/1/analise-de-sistemas-introducao-ao-funcionamento-de-sistemas.pdf. Acesso em: 23 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.602242808

BASSANI, H. C.; LEITE, L. R.; MELO, L. N. Análise de Dados Qualitativos – da Codificação ao Conteúdo. Florianópolis: UDESC, Universidade do Estado de Santa Catariana, 2024. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/19322/AN_LISE_DE_DADOS_QUALITATIVOS_DA_CODIFICA__O_AO_CONTE_DO_17274555787363_19322.pdf. Acesso em: 14 ago. 2025.

BATISTA, E. J. S. Pensamento computacional [recurso eletrônico]: teoria e prática. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8876/4/Pensamento%20Computacional.pdf. Acesso em: 05 abr. 2025.

BES, P.; PEREIRA, A. S. F.; PESSI, I. G.; CERIGATTO, M. P.; MACHADO, L. R. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: Editora Grupo A, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029330. Acesso em: 10 set. 2025.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

CIVIERO, P. A. G.; FERREIRA, R. K. Sociedade do Algoritmo e a Educação Matemática Crítica. Bolema, v. 38, 2024. https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230202. Acesso em: 05 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230202

CLAY GLOBAL. 5 Stages of the Design Thinking Process Explained. Diagrama representando as etapas do processo de Design Thinking. [S. l.: s. n.], 2025. Disponível em: https://clay.global/blog/ux-guide/the-design-thinking-process-stages/. Acesso em: 23 out. 2025.

COSTA, L. P. F.; SILVA, M. F. da; ABREU, R. S. de; COUTO, F. A.; GONDIM, O. A.; OLIVEIRA, M. M. de; FURQUIM, L. M. de M.; LOPES, A. M. S.; ALVES, M. A. Metodologias ativas no contexto da aprendizagem escolar do Ensino Fundamental I: reflexão e prática pedagógica. REVISTA DELOS, [S. l.], v. 18, n. 63, p. e3479, 2025. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n63-014. Disponível em: https://ojs.revistadelos.com/ojs/index.php/delos/article/view/3479. Acesso em: 17 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n63-014

DA SILVA FONSECA, E. Educação 5.0 – O conectivismo, a revolução digital e o ensino a distância. Contribuições para o ensino híbrido. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 4, p. e24197, 2021. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.197. Disponível em: https://recima21.com.br/recima21/article/view/197. Acesso em: 4 out. 2025. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.197

DE BARROS TEIXEIRA, L. Transparência Algorítmica em Soluções Utilizadas ror Governos. Revista Interface Tecnológica, Taquaritinga, SP, v. 18, n. 1, p. 12–27, 2021. https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1083. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1083. Acesso em: 21 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.31510/infa.v18i1.1083

DOMINGUES, M. A. F. G.; SANTOS JUNIOR, G. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de estatística: uma análise comparativa e reflexiva. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 209–228, 2024. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/67165. Acesso em: 17 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228

FONSECA, E. S.; VERNI, D. E. S. Industry 4.0: The Impacts, Challenges and Perspectives for the Administrator. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2579108451, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8451. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/8451. Acesso em: 21 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8451

JESUS, E. A.; GUERRA, A. L. R.; PEREIRA, A. R. G. A Interdisciplinaridade Como Estratégia para o Desenvolvimento de uma Aprendizagem Significativa. International Contemporary Management Review, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e87, 2024. https://doi.org/10.54033/icmrv5n2-003. Disponível em: https://icmreview.com/icmr/article/view/87. Acesso em: 27 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.54033/icmrv5n2-003

OCHA, M. S.; CRUZ, A. B.; SILVA, A. C. S.; CRUZ, C. N. S.; ARAÚJO, N. P. Metodologias Ativas no Ensino Superior: Transformando a Sala de Aula. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 21121–21135, 2025. https://doi.org/10.56238/arev7n5-006. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4809. Acesso em: 05 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.56238/arev7n5-006

OLÍMPIO, D. Design Thinking: Conceitos, Definições e Aplicações Práticas. [S. l.]: Universidade Multinível, 2024. Disponível em: https://universidademultinivel.com/design-thinking-conceitos-definicoes-e-aplicacoes-praticas/. Acesso em: 23 ago. 2025.

PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce R. Engenharia de software. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2021. E-book. p. 56. ISBN 9786558040118. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558040118/. Acesso em: 05 ago. 2025.

SEFTON, A. P.; GALINI, M. E. Metodologias Ativas: Desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022.

SILVA, A. L. G.; ALMEIDA, T. T. O. Interdisciplinaridade e metodologias ativas: como fazer? Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2023. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555553673. Acesso em: 10 set. 2025.

SPANHOL, F. J.; FARIAS, G. F.; SOUZA, M. V. EAD, PBL e desafio da educação em rede: metodologias ativas e outras práticas na formação do educador coinvestigador. Porto Alegre: Editora Blucher, out. 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580393613. Acesso em: 10 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580393613

WORLD ECONOMIC FORUM. Chapter 1: The Future of Jobs and Skills. [on-line], Jan. 2016. Disponível em: http://reports.weforum.org/future-of-jobs-2016/chapter-1-the-future-of-jobs-and-skills/. Acesso em: 04 maio 2025.

Downloads

Publicado

24/10/2025

Como Citar

DO PENSAMENTO LÓGICO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: INTEGRAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NO CURRÍCULO DE TADS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116884. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6884