EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3243

Palavras-chave:

Educação Física Adaptada; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Aprendizagem.

Resumo

O artigo trata da Educação Física Adaptada, desafios e contribuições na Prática Pedagógica inclusiva. Objetivo: analisar a Educação Física Adaptada, seus desafios e contribuições no processo de adaptação, considerando as realidades dos educandos na escola. Para as nossas reflexões e debates, trazemos as concepções de Ferreira (2013), Mauerberg de Castro (2013), Rodrigues (2005), Mantoan (2003), Mittler (2003), além da Constituição Federal de 1988 e LDB Lei nº 9394/96, através de conceitos, ideias e experiências, referentes à Educação Física Adaptada, revelando as contribuições para os processos formativos de Práticas Pedagógicas Inclusivas com as superações dos desafios no cotidiano escolar. Quanto à metodologia, optamos por uma abordagem de estudos de referências bibliográficas, com ênfase nos procedimentos metodológicos de análise de conteúdo. Por fim, a pesquisa demostrou que a Educação Física Adaptada traz benefícios e formação do aprendizado para alunos com necessidades educativas especiais, preparando para a vida, a promoção social e a cidadania.

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Biografia do Autor

  • José Raimundo Marques Chaves

    Discente de Mestrado em Ciências da Educação Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS.

     

  • Raimundo Rodrigues da Silva

    Discente de Mestrado em Ciências da Educação Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS.

  • Mílvio da Silva Ribeiro

    Professor da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciência Humanas, Gamaliel- Pedagogo; Geógrafo, Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UFPA.

     

Referências

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Publicado

27/05/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453243. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3243